Caso FIA/Ferrari: Jean Todt gostava de revelar acordo… mas não pode!

Por a 9 Abril 2020 09:39

De mal a pior! Imagine-se a seguinte situação. Uma personalidade importante da sociedade portuguesa comete uma ilegalidade, que estava a ser alvo de muitas críticas por parte da sociedade, a tutela descobre a ‘marosca’, faz um acordo com essa entidade, e nesse acordo a tutela fica impedida de explicar à sociedade qual foi a marosca. É mais ou menos o que sucede com a FIA, com Jean Todt a vir a público dizer que gostava de revelar detalhes sobre a polémica resultante da unidade motriz da Ferrari e o consequente ‘castigo’ aplicado, mas não o pode fazer porque a Ferrari não deixa. “Ó Sr. Juiz, está proibido de divulgar o acórdão!”

Em declarações ao Motorsport.com, Jean Todt, diz que as suas mãos estão atadas devido ao acordo feito com os italianos e que fez o que podia fazer, divulgar que existiu um acordo, sendo essa a forma que Todt e a FIA encontraram para lavar ‘minimamente’ as mãos: “Adoraria dar todos os detalhes da situação, mas a Ferrari não deixa. Portanto, foram sancionados, mas não podemos divulgar detalhes da sanção”, disse Todt, que destaca o facto de poder ter mantido secreto este acordo com a Ferrari, tendo preferido divulgá-lo. Ou seja, fez metade do que devia.

Entende-se a questão, por um lado, mas isto é a mesma coisa que sucede muitas vezes na sociedade em geral, quando quem prevarica tem bem mais meios para se defender do que o próprio estado para os investigar. Não é preciso pensar muito para dar exemplos e nem sequer é preciso sair de Portugal: “Infelizmente, os nossos engenheiros técnicos alegam ser muito difícil demonstrar com exatidão que o motor da Ferrari não era legal”. Ou seja, sabe-se que é ilegal, mas como não se consegue demonstrá-lo, faz-se um acordo.

Como se sabe, começaram por ser sete as equipas que se insurgiram perante esta situação, a Mercedes saiu, ficaram seis. Especialmente a Red Bull diz que não se irá calar perante este assunto. Segundo o que Todt disse às equipas, agiu no melhor interesse da F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
4 anos atrás

Saíram os dois lados mal na fotografia. Por parte da entidade demonstra não ter coragem e por lado da Ferrari ficará sempre a dúvida de serem batoteiros. E isto é o resultado das castração tecnológica que existe na fórmula 1. Aos engenheiros pede-se criatividade e engenho e é isso que lhes deve ser permitido

*RPMS*™
Reply to  Phil1971
4 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

831ABO
831ABO
4 anos atrás

Esta entrevista só vem lançar mais confusão: que quer Todt dizer com «sancionada»? A Ferrari foi sancionada secretamente? Mas então porquê, se os técnicos da FIA disseram não ter descoberto nenhuma irregularidade? Pode-se sancionar quando há dúvidas sobre a existência de uma infracção? E, já agora, por que não houve um protesto formulado contra a Ferrari, se tanta gente tinha a certeza de haver irregularidades? Jean Todt perdeu uma bela oportunidade de estar calado. Se houve infracção, a Ferrari tinha de ser punida; se não conseguiram provar a irregularidade, tinham de absolver. Nada podia ser mais simples. Não se pode… Ler mais »

z
z
Reply to  831ABO
4 anos atrás

“Jean Todt perdeu uma bela oportunidade de estar calado” nem mais, muito bem dito.

can-am
can-am
4 anos atrás

Fala um ex-empregado deles e com muitas responsabilidades.Muita lama na F1.Não merecia.A Ferrari parece ter tentado matar a F1 ?Espero que não o tenha conseguido. E os milhões de fans que este team tem no mundo inteiro também não mereciam. Valerá tudo para ganhar ?

an19071747
an19071747
Reply to  can-am
4 anos atrás

Ja me esquecia o quanto idiota tu es can-am

ManelDasBombas
ManelDasBombas
4 anos atrás

Ainda não percebi uma coisa. Se a Ferrari e FIA assinaram um acordo, conscientes do que estavam a acordar, porque é que agora o Sr. Jean Todt vem dizer que gostava de divulgar mas que a Ferrari não deixa? Ele já não sabia disso quando assinou o acordo? E também é muito estranho o facto da Mercedes ter desistido da acusação. Será medo de que se descubra alguma coisa do lado deles, relacionada com a mesma forma de retirar mais rendimento do motor? Este assunto já cheira a esturro há muito tempo, e quando mais o desenvolvem mais se começa… Ler mais »

z
z
Reply to  ManelDasBombas
4 anos atrás

Se assinou o acordo só tinha é que se manter calado. Se era para por a “boca no trombone” como agora começa a fazer de mansinho, não assinava. Isto é a minha opinião perante os factos actuais, porque a minha opinião perante a situação,é que não tinha que haver acordos,se houve uma investigação, os resultados teriam que ser do conhecimento de pelo menos todos os interessados na mesma, ou seja todas as equipas,e caso tenha sido detectado algo incorrecto fossem aplicadas as devidas sanções,doesse a quem doesse. Podem vir dizer que seria mau para a imagem da F1 banir a… Ler mais »

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  z
4 anos atrás

Concordo plenamente, e sou adepto da Ferrari desde sempre.
Mas parece-me, sinceramente, que a FIA descobriu alguma coisa que não era explicitamente proibida pelos regulamentos, e como não quis entrar em guerra com a Ferrari, foi “obrigada” a assinar um acordo para manter a solução em segredo.
Só eles saberão o que realmente se passou, mas penso que se fosse óbvia a infracção, a maneira de actuar da FIA tinha sido bem diferente.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Cada vez mais me parece que a ferrari está é a esconder como trabalha o motor. Para não vir para fora é outros copiarem. Como já aconteceu antes.

Pity
Pity
4 anos atrás

Aconselho o sr. Jean Todt a escrever as suas memórias (pessoalmente e não por entreposta pessoa como é costume em certos meios), para serem publicadas apenas depois da sua morte (para que não possa ser processado) e aí divulgue não só este acordo, mas todos os podres de que tenha conhecimento.
Esta solução virá tarde, alguns de nós já não estaremos vivos nessa altura, mas ao menos, quem cá estiver, ficará a saber, até porque quanto mais “sacodem o saco”, mais mal cheira.

*RPMS*™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Era uma excelente ideia!
Já agora, reparou que o fórum tem estado melhor ultimamente?

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Está melhor… também não há corridas para exacerbar as paixões… Mas olhe que ainda podia estar melhor, sem os dois clones que por aqui vegetam.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Isso já tratei do assunto Pity. Falei com o Autosport sobre o sucedido e acabou-se a palhaçada. Algo que não entendo é porque quem se andou a queixar, não o fez, bastou uma conversa por Email a explicar as falhas do sistema de registo e em seguida corrigiram. E um bem haja a eles por o terem feito.

*RPMS*™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Por acaso fui eu quem fez a denuncia no passado dia 07/04, acerca desse assunto dos clones. Fui depois contactado por e-mail e o tal assunto do IDIOTA que andava a imitar o meu nick foi resolvido. Mais, cheguei mesmo a falar por telefone com o Director do AS devido a esta denuncia que fiz e agradeço a disponibilidade demonstrada. E a Pity ia ficar surpreendida se soubesse mais coisas…alguém teve que “explicar as falhas do sistema de registo” ao AS. Alguém que sabia bem do assunto… Mas por agora, fiquemos por aqui. Por mim o assunto está resolvido e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Respondendo a si e ao Frenando_Afondo, e não querendo entrar em despique sobre quem se queixou primeiro, digo que já há uns meses, mais concretamente em Novembro, ao tratar de outro assunto, também relacionado com nicks (que nada tinham com desporto automóvel), aproveitei para alertar para o vosso caso. O assunto principal ficou resolvido, o vosso teve apenas umas tréguas. Faço votos para que, desta vez, seja para valer.

*RPMS*™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Acho que foi demonstrado ao tal IDIOTA que, para continuar a comentar aqui, é bom que ele não volte a fazer esse tipo de infantilidades de andar a imitar os nicks dos outros foristas com quem não consegue arranjar argumentos para se aguentar nos “debates”…

Cumprimentos

GetInThe8Lewis
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Que se passou por aqui? Contem-me, estive ausente 😊

Freddy cat
Freddy cat
4 anos atrás

A FIA tem um historial muito pouco edificante que já vem, tanto quanto me recordo dos tempos de Jean Marie Balestre (1986-1993), depois Max Mosley (1993-2009) e presentemente Jean Todt. A Ferrari, bem como todas as outras escuderias, trabalham no limite dos regulamentos para ganhar as corridas! Ponto! Haja dinheiro para tal… Porém estes jogos de bastidores não dignificam ninguém, e no final fica uma sensação muito desagradável que, basicamente, todos os foristas, de uma maneira ou de outra já referiram! Se Todt disse que agiu no melhor interesse da F1, além de estar redondamente enganado, perdeu efectivamente uma boa… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
4 anos atrás

conversa para o boi dormir…. já não há paciençia…..

@00@
@00@
4 anos atrás

Ou não tivesse o Jean Todt estado na frente da equipa Ferrari durante anos. Cá como lá a promiscuidade de funções também não ajuda em nada o desporto – Fórmula 1 neste caso. Faz algum sentido punir-se uma entidade e não se puder revelar o porquê da sanção (e já agora a dimensão ou leveza da mesma) que pode ser simplesmente caricata. A Fórmula 1 no seu melhor. Com a idade que já tenho (comecei a acompanhar a F1 desde os tempos do saudoso Jim Clark, etc. nunca imaginei que não fosse o expoente e pináculo de desporto automóvel. Mas… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
4 anos atrás

Sr. Jean Todt, como pode afirmar que está com as mãos atadas quando foi você mesmo que assinou o acordo que, ao que parece, o impede de abrir a boca acerca do mesmo? Ameaçaram-no com uma arma e obrigaram-no a assinar? Não me parece. Ao afirmar “ser muito difícil demonstrar com exatidão que o motor da Ferrari não era legal” pode vir a abrir um autentico portão para futuras interpretações dos regulamentos, pode até estar dentro das leis, mas como me parece suspeito vamos cá aplicar umas sanções e pronto! Se a Ferrari andou a época passada a recorrer a… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado