Porque é que que o #15 aflige Sebastian Vettel
Decorridos que estão seis Grandes Prémios, já se pode fazer um balanço quanto ao número de utilizações dos seis componentes das unidades motrizes e há um número, o quinze (a soma dos seis componentes que já utilizou este ano), que está a preocupar o líder do campeonato, Sebastian Vettel, e, confirmando-se a tendência, pode ser o primeiro a sofrer as agruras das penalizações. Não quer dizer que isso suceda, mas a verdade é que os homens da Ferrari são os que já somam – entre as três equipas da frente, Ferrari, Mercedes e Red Bull – mais utilizações de componentes de unidades motrizes distintos. E no caso de Vettel, há um elemento (dos seis) o turbo, que está no limite de utilizações, quatro. Mais um e começam as penalizações. Obviamente, isto não significa que Vettel será o primeiro a ser penalizado, simplesmente que é o que está mais perto de o ser. Veja a lista…
Driver | Team | ICE | TC | MGU-H | MGU-K | ES | CE |
Lewis Hamilton | Mercedes | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Valtteri Bottas | Mercedes | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Daniel Ricciardo | Red Bull TAG Heuer | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 2 |
Max Verstappen | Red Bull TAG Heuer | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 2 |
Sebastian Vettel | Ferrari | 2 | 4 | 3 | 2 | 2 | 2 |
Kimi Raikkonen | Ferrari | 2 | 3 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Sergio Perez | Force India Mercedes | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Esteban Ocon | Force India Mercedes | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 |
Felipe Massa | Williams Mercedes | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 |
Lance Stroll | Williams Mercedes | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Fernando Alonso | McLaren Honda | 3 | 5 | 5 | 3 | 1 | 1 |
Stoffel Vandoorne | McLaren Honda | 2 | 5 | 5 | 3 | 5 | 5 |
Daniil Kvyat | Toro Rosso Renault | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 |
Carlos Sainz | Toro Rosso Renault | 2 | 2 | 3 | 3 | 2 | 2 |
Romain Grosjean | Haas Ferrari | 2 | 3 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Kevin Magnussen | Haas Ferrari | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Nico Hulkenberg | Renault | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Jolyon Palmer | Renault | 2 | 2 | 3 | 2 | 1 | 2 |
Marcus Ericsson | Sauber Ferrari | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Pascal Wehrlein | Sauber Ferrari | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 3 |
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Entretanto na Mclaren Honda vão batendo recordes, já vão nos 5 em vários dos componentes.
Silver carbon helmet.
E voltou o dedinho espetado?
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Desculpem lá a pequena provocação, que nem é, dessa pergunta, mas está a fazer-me confusão ver este único fórum português a definhar (?).
Que quer? Chego aqui às 23h00, duas horas e meia depois do fim do FP2, e nada. Mesmo tendo sido o Kimi a fazer o melhor tempo (o que constitui uma prova irrefutável de que ele é *muito* mais rápido que o Vettel e só não está à frente do campeonato porque a Ferrari o sabota). O AS está, pelos vistos, em serviços mínimos. Ou então foram aproveitar o fim-de-semana-mais-ponte e partiram de férias. Seja qual for a explicação, o AS está a ficar pouco entusiasmante.
«aproveitaram o fim-de-semana-mais-ponte e partiram de férias». Não me parece. Reflecte bem no cuidado q o AS colocou neste quizz… Surpreendente. Perante estes números anunciadores da catástrofe iminente, alguém vai apostar o seu dinheirinho no Vettel? Nem pensar… Mas, de repente, leva-nos a colocar a questão: quem é que vai efectivamente ‘partir’ os 4 turbos que não partiram e que estão disponíveis para serem reutilizados?! Parece-me que alguém quer ver urgentemente o status quo restabelecido… Para além do Lauda, que até veio a público afirmar que deseja o abandono do Vettel como a única forma de a Mercedes continuar, numa… Ler mais »
Este “quizz”, como você lhe chama, é o resultado de copy and paste de outros websites. O gpupdate.net publicou estas estatísticas na quarta-feira. Quer que diga o quê? Que a qualidade do AS está a aumentar de dia para dia? Gostava que fosse assim, mas infelizmente não é verdade. O Lauda não disse que desejava o abandono do Vettel: disse que só com abandonos do Vettel é que a Mercedes podia aspirar ao título de condutores. Não é bem a mesma coisa. A questão dos turbos da Ferrari está a ser empolada para criar a aparência de que vão surgir… Ler mais »
Hi, “MVM”,
«O Lauda não disse que desejava o abandono do Vettel: disse que só com abandonos do Vettel é que a Mercedes podia aspirar ao título de condutores. Não é bem a mesma coisa».
Esta é a única afirmação do teu comentário com a qual não estou a 100% de acordo. Estarei com certeza a 99%, dado q no resto coincide no essencial com o q afirmei! E isto porque se deve ter em consideração a maneira de ser peculiar de Herr Lauda…!
Não interessa. “Seb is faster than you”.
Acredite no que quiser. Ninguém está interessado na sua opinião.
O curioso é que às 8 da manhã, ainda não estava cá o texto, mas quando apareceu, veio rotulado como tendo sido escrito às 20:48….
Nem me refiro à questão da guerra de trincheiras, normal nos debates, o que se vê é o site a ficar quase desertificado. Na secção de ralis quase que já não se encontram comentários, safa-se a F.1, mas tem estado a cair. Parece que o automobilismo já não entusiasma muitos, e já não atrai novos adeptos.
— Quanto ao dedo do vettel, vejo poucos a saberem o seu significado, é antes do mais uma história de superação.
A falta de comentários, talvez tenha uma explicação chamada facebook. Quando, ainda no tempo do grupo Impresa, inventaram a possibilidade de anónimos poderem comentar, o que levou quase à catástrofe, muitas das referências do fórum, deixaram de aparecer e passaram a comentar entre si, via Facebook, cheguei mesmo a ser convidada a juntar-me a eles. Não o fiz por ser anti-facebook. Por isso, penso que o interesse possa não estar a diminuir, as pessoas é que se viraram para outras formas de comentar.