F1 GP Singapura: Mercedes “enganou” a Ferrari | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1 GP Singapura: Mercedes “enganou” a Ferrari

José Manuel Costa by José Manuel Costa
18 Setembro, 2018
in Destaque Homepage, FÓRMULA 1
A A
F1 GP Singapura: Mercedes “enganou” a Ferrari

Share on FacebookShare on Twitter

Olhar para a corrida de Singapura com a necessária distância percebemos que a vitória de Lewis Hamilton foi um feito extraordinário. Toto Wolff não foi parco nas palavras ao dizer que “finalmente dominámos uma pista que nos era madrasta.” A verdade é que a Mercedes ganhou de forma justíssima o GP de Singapura e a Ferrari, exceção feita aos treinos livres, nunca teve na sua mão o controlo do fim de semana.

A qualificação foi a chave para a vitória de Hamilton! Quando rubricou a “pole position” nas barbas da Ferrari, ajudado por um Max Verstappen endiabrado que roubou o segundo lugar da primeira fila da grelha a Vettel, Lewis Hamilton pavimentou o caminho para a vitória. Faltava, agora, encontrar forma de ultrapassar o défice de andamento para os RedBull e para os Ferrari. E, aí, uma vez mais, Hamilton esteve brilhante!

Sebastian Vettel recebeu um bónus quando conseguiu, de forma musculada, conquistar o segundo lugar, fazendo a Ferrari passar ao ataque. Os estrategas da Ferrari desenharam a armadilha às Mercedes: fizeram Sebastian Vettel entrar nas boxes à volta 14 e colocou pneus ultramacios no Ferrari, tendo como objetivo forçar a Mercedes a parar Hamilton e tentar ganhar-lhe a posição nas boxes. Falhou de forma estrondosa! De tal maneira que a diferença em tempo entre os dois até aumentou, ao ponto de um par de voltas já não ser suficiente para concretizar a ultrapassagem. Para piorar o cenário, Vettel saiu das boxes mal posicionado, perdeu tempo no meio do tráfego e ficou atrás de Max Verstappen.

Artigos relacionados

GP Mónaco F1, Fernando Alonso: “Pior geração  de carros que já pilotei no Mónaco”

F1: Permanência de Alonso decidida graças aos adeptos espanhóis

29 Setembro, 2026

Não há Rali de Portugal no WRC em 2027

29 Setembro, 2026

Ou seja, a Ferrari começou a perder a corridas na qualificação – e, já agora, quando há três meses teve de escolher os pneus para esta corrida – e na corrida falhou miseravelmente. Mas… se olharmos com mais atenção, assim que a Ferrari viu Vettel no segundo lugar, não restava outra opção pois o ritmo de corrida entre a Mercedes e Ferrari era favorável aos carros de Maranello, mas por ínfima margem. Porém, como se sabe, estar na frente em Singapura é a melhor forma de controlar a corrida e, como Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo provaram, apesar de um carro mais veloz (Ricciardo), o mais lento não foi ultrapassado (Raikkonen).

Ora, a Ferrari viu Vettel atrás de Hamilton e “atirou-se” para o abismo. Falhou, é verdade, mas a Mercedes também tem culpas no cartório.

Lewis Hamilton está cada vez mais maduro e no GP de Singapura provou isso mesmo. O piloto britânico atrasou, propositadamente, o ritmo da corrida nas primeiras voltas, de tal forma que a habitual diferença entre os primeiros com pneus Hipermacios e o resto do pelotão ficou tão curta que quando começaram as paragens, ficaram quase todos ficaram atrás de pilotos mais lentos.

Cumprida a primeira parte da estratégia, Lewis Hamilton passou ao ataque e rodando cerca de três segundos por volta mais rápido do que tinha feito até ali, “empurrou” a Ferrari para o desastre. Que, como disse acima, era plausível: quando a diferença para o alemão chegou aos cinco segundos, a paragem iria forçar a Mercedes a parar também e Vettell, com pneus ultramacios novos, teria ritmo suficiente para passar pelo Mercedes.

O problema é que Hamilton tinha nas mãos um Mercedes que não estava a mastigar em demasia os Pirelli e com um ritmo endiabrado, aproveitando, também, a primeira parte da estratégia que levou Vettel a ficar no meio do pelotão quando saiu das boxes. Uma estratégia que acabaria por prejudicar Valteri Bottas. O finlandês acabou por ficar atrás de Nico Hulkenberg, nunca conseguindo estar a menos de 1,2 segundos – o mínimo regulamentar para serem mostradas as bandeiras azuis – perdendo muito tempo. Lá está, a estratégia da Mercedes serviu a Hamilton, apenas!

O piloto britânico ainda apanhou um susto quando estava para dobrar Romain Grosjean, este não quis saber e manteve-se em luta com Pierre Gasly e Sergey Sirotkin, permitindo a aproximação de Max Verstappen, colocando-o, mesmo, em posição de passar por Hamilton.  Se o holandês passasse, seria o vencedor da prova sem dúvidas nenhumas e volto a lembrar o exemplo de Raikkonen e Ricciardo: o australiano era bem mais rápido, mas não conseguiu passar. Portanto, se ultrapasse Hamilton, dificilmente o piloto da Mercedes não o ultrapassaria. Não conseguiu, mas manteve facilmente o segundo lugar face a um Vettel que teve de ir até ao fim com pneus Ultramacios muito degradados, beneficiando de um Bottas retardado pela incapacidade de passar por Hulkenberg.

Palavra final para a desastrada corrida de Sergio Perez: o piloto da Racing Point Force India conseguiu acertar em três pilotos antes de se despenhar em cima de Esteban Ocon, atirando-o para a lista de abandonos. Depois, chateou-se com Sergey Sirotkin, acertou-lhe depois de o ultrapassar, acabando penalizado. Um dia para esquecer para o piloto mexicano.

José Manuel Costa

José Manuel Costa

Artigos relacionados

GP Mónaco F1, Fernando Alonso: “Pior geração  de carros que já pilotei no Mónaco”
Sem categoria

F1: Permanência de Alonso decidida graças aos adeptos espanhóis

by Fábio Mendes
29 Setembro, 2026
Destaque Homepage

Não há Rali de Portugal no WRC em 2027

by José Luis Abreu
29 Setembro, 2026
Next Post
Racing Weekend Braga: Vencedor nos Clássicos 1300, categoria H75

Racing Weekend Braga: Vencedor nos Clássicos 1300, categoria H75

GP Singapura F1: Passeio ao luar de Lewis Hamilton

Eleven Sports: “Queremos aumentar drasticamente o volume do que é a emoção da F1 em Portugal”

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
11 Comentários
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Iberian Supercars: TGR Caetano Portugal reforça liderança em Valência

Iberian Supercars: TGR Caetano Portugal reforça liderança em Valência

29 Setembro, 2026
Iberian Supercars: RACAR Motorsport voltou aos triunfos

Iberian Supercars: RACAR Motorsport voltou aos triunfos

29 Setembro, 2026

Não há Rali de Portugal no WRC em 2027

29 Setembro, 2026

F1: Max Verstappen entusiasmado pelo regresso a Portugal

29 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz