MEMÓRIA: Há 20 anos nascia o Troféu Peugeot 206, despedia-se o Troféu Saxo

Por a 28 Janeiro 2023 13:38

Há 20 anos, juntamente com o CNR, nascia o Troféu Peugeot 206, despedia-se o Troféu Saxo. Olhando para os nomes, é sempre curioso. No caso dos ‘leõezinhos’, José Sampaio, Paulo Antunes, Vítor Pascoal, Bruno Magalhães, Tiago Raposo de Magalhães, Pedro Peres, Francisco Barros Leite, Mex Machado, e um ‘tal’ de Augusto Ramiro, entre outros.

No Troféu Saxo António Lopes, Abel Carreiro, Armando Oliveira, Filipe Madureira, Armando Silva, Nuno Mateus, entre muitos outros.

O que se escreveu na altura…

Troféu Peugeot 206 promete: A estreia do leãozinho

O Troféu Peugeot 206 GTI será a grande novidade do “Nacional” de Ralis de 2003. Preparada ao longo de dois anos, a competição organizada pela Peugeot Portugal concentra algumas interessantes novidades neste meio. E só é pena que não seja acessível a qualquer bolsa. Com a ajuda dos concessionários da marca, o troféu luso-francês promete colocar 15 carros na estrada (um para convidados), num calendário constituído por seis provas: TMN/Rali de Portugal, Rali F.C. do Porto, Sata/Rali dos Açores, Rali Rota do Vidro, Rali Casinos do Algarve, Rali Sport Dão Lafões.

Em termos de pilotos, a maioria dos nomes apresentados nesta lista está já assegurada: Bruno Magalhães, José Sampaio, José Araújo, Paulo Bibi, Vítor Pascoal, Casimiro Costa, Tiago Raposo Magalhães, Pedro Peres, João Traila, Barros Leite e Augusto Ramires. A estes se juntam outros dois pilotos oriundos da Velocidade, nomeadamente, João Figueiredo e Jaime Grácio, mas também de outros quadrantes, o que em muito deverá animar a competição. Nesta perspectiva, Carlos Barros, responsável pelo troféu, não tem dúvidas em afirmar que “as expectativas são as melhores. Esperamos sinceramente descobrir novos talentos”. De primordial importância revela-se o pacote de prémios que ascende aos 117 550 euros (aproximadamente 23 550 contos) e que se dividem por prêmios finais, por prova e de participação.

Troféu Saxo despede-se este ano: O último antes da era C2

O Saxo despede-se no final deste ano do “Nacional” de Ralis para dar lugar ao novo C2, modelo com o qual a Citroen pretende manter-se na vanguarda das competições monomarca nacionais. Até lá, o troféu vai manter inalterado o regulamento técnico e desportivo, disputando-se ao longo de seis provas (todas pontuáveis), num misto de terra e asfalto. Como explica José Raúl Pereira, o principal responsável pelo troféu luso-francês, “este ano vamos marcar presença em três ralis de terra e três de asfalto e vamos deixar as provas disputadas nas ilhas de fora, por uma questão de custos”. Com a apresentação oficial marcada para dia 23 deste mês – que coincidirá com a entrega de prémios relativos a 2002 – a competição que explora as potencialidades do Saxo Cup deverá contar com pelo menos 12 pilotos: “Por ser o último ano desta competição, não vamos ser tão rigorosos no número mínimo de pilotos para que o troféu se possa realizar”, garantiu.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado