Volvo inicia produção do EX30 na Europa

Por a 5 Maio 2025 17:58

Unidade de fabrico de Gent começou a produzir SUV elétrico para os mercados europeus. Modelo era previamente produzido em exclusivo na China.

A Volvo deu início à produção do elétrico EX30 na sua fábrica de Gent, na Bélgica, instalações que são agora responsáveis por abastecer os mercados europeus, complementando a produção que era até agora exclusivamente realizada na China.

A unidade de fabrico belga irá igualmente produzir a nova variante Cross Country ainda este ano. Este reforço de produção permitirá, avança a Volvo, criar 350 novos postos de trabalho, sendo expectável que o volume de produção anual também cresça. Em 2024, foram produzidos mais de 186.000 automóveis na fábrica da Volvo na Bélgica, como por exemplo, os novos EX40 e EC40.

EX30 Start of Production at Volvo Car Gent

“O EX30 é um modelo crucial para nós, à medida que continuamos a reforçar a nossa posição no mercado europeu de veículos elétricos premium”, afirmou Francesca Gamboni, Diretora de Produção e Cadeia de Abastecimento da Volvo Cars. “Investir na produção europeia do EX30 em Gent está em perfeita sintonia com a nossa estratégia de longa data de fabricar os nossos automóveis onde mais vendem. A nossa presença global flexível contribui para a nossa resiliência, permitindo-nos ajustar os nossos planos de produção com agilidade.”

Uma vez que, até ao momento, só eram ali produzidos veículos construídos sobre as plataformas CMA e SPA, a fábrica foi alvo de uma grande intervenção que levou, por exemplo, à substituição de cerca de 600 robots, permitindo agora produzir o EX30, modelo que recorre à plataforma SEA da Geely. As mudanças incluíram também a expansão da fábrica de baterias e uma nova linha de produção de portas.

Stefan Fesser, Diretor da fábrica de Gent, disse: “Na sequência da decisão tomada no outono de 2023 de transferir a produção do EX30 para Gent, conseguimos industrializar o novo modelo em tempo recorde. Graças ao empenho e colaboração de toda a equipa, reduzimos o tempo de industrialização para metade. Hoje, estamos extremamente orgulhosos de dar as boas-vindas ao EX30 e demonstrar que a nova tecnologia e inovação nos permitem reagir com mais flexibilidade às exigências do mercado.”

O investimento de cerca de 200 milhões de euros na renovação da fábrica com vista ao arranque da produção do EX30 provou ser uma excelente opção, antecipando a entrada em vigor das tarifas aplicadas sobre os veículos produzidos

na China. Existem já rumores de que o maior EX90 seguirá o mesmo caminho do EX30.

Por João Isaac

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado