Spectre é o primeiro Rolls-Royce elétrico e o futuro da marca de Goodwood | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Spectre é o primeiro Rolls-Royce elétrico e o futuro da marca de Goodwood

André Mendes by André Mendes
18 Outubro, 2022
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Depois de diversos quilómetros de testes e refinamentos, chega finalmente o momento de conhecermos a versão final (não camuflada) do novo Rolls-Royce Spectre, o primeiro automóvel totalmente elétrico da marca.

Há uns bons anos que os clientes da Rolls-Royce andam a desejar e a pedir um modelo totalmente elétrico e também já há algum tempo que a marca anda a tentar fazê-lo, tal como podemos ver em alguns dos concept ‘EX’ que fomos conhecendo. E se viajarmos um pouco mais para trás no tempo, vamos chegar ao ponto em era o próprio Charles Rolls a afirmar que a eletrificação era um caminho a seguir pela marca, pela disponibilidade imediata de binário e, ainda mais importante, pelo silêncio.

Os anos foram passando e o V12 sempre prevaleceu como a principal joia da coroa, mas agora, é finalmente o momento de conhecermos o primeiro automóvel 100% elétrico da Rolls-Royce, que é também aquele que serve de porta-estandarte para um futuro que está cada vez mais próximo.

Artigos relacionados

MG confirma dois estudos em Goodwood

MG confirma dois estudos em Goodwood

17 Junho, 2026
Renault Rafale é a base de viatura militar

Renault Rafale é a base de viatura militar

17 Junho, 2026

O novo Rolls-Royce Spectre conta com as linhas de um coupé de quatro (verdadeiros) lugares, esculpidas com um nível de detalhe e sofisticação que têm no Phantom Coupé a sua inspiração, com a marca a indicá-lo mesmo como o seu antecessor espiritual. A plataforma é a mesma dos modelos mais recentes da Rolls-Royce, que já foi criada com as versões elétricas em mente, mas o que lhe confere a sua presença são mesmo as suas imponentes dimensões, não havendo qualquer dúvida de que se trata de um Rolls-Royce.

Na frente, e tal como acontece com diversos outros modelos 100% elétricos, a grelha seria perfeitamente dispensável, uma vez que já não está presente um motor V12 com uma imensa necessidade de refrigeração. No entanto, esta mesma grelha é um dos elementos que caracteriza qualquer um dos Rolls-Royce criados até hoje, pelo que a sua presença é mais do que obrigatória. É, no entanto, a mais larga de sempre a ser incorporada num modelo da marca e em vez de estar destinada a refrigerar o motor e outros componentes, as suas barras verticais estão posicionadas de forma a ajudar na aerodinâmica, fazendo com que o ar seja empurrado para os lados e que este seja o modelo da marca mais aerodinâmico de sempre.

Um pouco mais acima, no topo desta grelha, mantém-se o icónico Spirit of Ecstasy, a escultura que sempre associámos à Rolls-Royce e que também evoluiu em diversos aspetos, depois de um trabalho que demorou cerca de 830 horas, mas que incluiu uma postura mais agressiva da figura e também mais aerodinâmica, depois de diversas horas passadas num túnel de vento. Na secção traseira, o grande destaque está relacionado com o novo desenho das óticas, que nos remete para as barras verticais da grelha dianteira, mas um pouco mais abaixo, há também um difusor de ar que não só ajuda num ligeiro apontamento mais desportivo, como na aerodinâmica deste modelo.

As jantes do Spectre integram-se perfeitamente no resto do conjunto monolítico, como a marca lhe chama, ainda que a sua dimensão chegue às 23 polegadas de diâmetro. E só por isso, conseguimos ir percebendo a dimensão real deste novo modelo, muito próxima dos 5,5 metros de comprimento, sendo que 3,21 metros são apenas na distância entre eixos. A largura excede os dois metros e a altura é de 1,6 metros. Já o peso conta também valor bastante imponente, muito próximo das três toneladas.

Uma vez a bordo e depois de abertas as portas no sentido inverso ao habitual, tal como em outros Rolls-Royce de topo, encontramos uma imagem mais familiar e que não rompe totalmente com o passado pelo simples facto de se tratar de um modelo com outro tipo de tecnologia. A bordo do Spectre, é fácil perceber que entrámos num Rolls-Royce, não faltando o túnel central que costuma estar reservado para a transmissão (e que agora é preenchido com o conjunto de baterias), nem os detalhes mais exclusivos que a marca incorpora nos seus modelos.

Em termos de diferenças, o que existe é um ambiente um pouco mais tecnológico, com mais monitores e muitas mais ‘estrelas’, simuladas por um sistema de iluminação em LED e que agora já não se resume ao tejadilho, tendo descido para os painéis laterais do habitáculo. E claro que, a bordo, aproveitando o silêncio da melhor forma possível, há também um sistema de som de qualidade elevada e que, tal como o Spectre, tem o dom de nos transportar para outros cenários.

No que diz respeito ao sistema elétrico, ainda há valores que estão a ser definidos, tais como a potência total, as prestações e a autonomia. Mas a marca já nos transmitiu alguns valores preliminares e que nos indicam uma autonomia acima dos 500 quilómetros. A potência do sistema deverá rondar os 585 cavalos e o binário na fasquia dos 900 Nm. A versão final de produção do Spectre vai começar a chegar ao mercado no final do próximo ano, sendo que o preço indicativo de cada um deles vai rondar as 375 mil libras.

Tags: Rolls RoyceRolls-Royce elétricorolls-royce spectreSpectreTorsten Müller-Ötvös
André Mendes

André Mendes

Artigos relacionados

MG confirma dois estudos em Goodwood
AUTO+

MG confirma dois estudos em Goodwood

by Redação
17 Junho, 2026
Renault Rafale é a base de viatura militar
AUTO+

Renault Rafale é a base de viatura militar

by João Isaac
17 Junho, 2026
Next Post
GP França F1, Vettel sobre episódio com Stroll: “Travou mais uma vez antes de acelerar”

Fórmula 1: "Desenvolvimento agressivo" proporcionou recuperação da Aston Martin

Kevin e Jan Magnussen vão dividir Ferrari nas 12 Horas do Golfo

Kevin e Jan Magnussen vão dividir Ferrari nas 12 Horas do Golfo

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

Toto Wolff destaca evolução e maturidade de Kimi Antonelli na F1, mas: “não façam qualquer comparação com Ayrton Senna”

18 Junho, 2026

Pedro Câmara Jr. falha Rali de Castelo Branco e foca-se nos troféus Peugeot

18 Junho, 2026
Campeonato Promo de Ralis: Consistência de Nélson Trindade vale liderança após três provas

Campeonato Promo de Ralis: Consistência de Nélson Trindade vale liderança após três provas

18 Junho, 2026
Challenge Clio Rally5: 3ª prova do ano é no Rali de Castelo Branco

Challenge Clio Rally5: 3ª prova do ano é no Rali de Castelo Branco

18 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright