Peugeot 308 SW dá continuidade à história das carrinhas da marca francesa | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Peugeot 308 SW dá continuidade à história das carrinhas da marca francesa

André Mendes by André Mendes
2 Maio, 2022
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Artigos relacionados

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026

A nova geração da Peugeot 308 SW já chegou ao mercado nacional, com versões a gasolina, diesel e duas híbridas com as quais já tivemos oportunidade de ter um primeiro contacto.

Depois da berlina ter surpreendido o mercado com as suas linhas mais marcantes e originais, que até já lhe valeram o título de carro do ano, chega agora a vez da carrinha da gama entrar no mercado nacional, ainda mais elegante, com traços próprios, bastante visíveis na traseira e com diversas diferenças face à berlina, mas também com uma personalidade mais familiar.

Para a conhecermos em primeira mão, a marca organizou um evento para a imprensa, onde tivemos oportunidade de conduzir uma das versões híbridas plug-in que passam agora a estar disponíveis no mercado. A primeira impressão está obviamente relacionada com o desenho deste modelo. Apesar da unidade que conduzimos ter a carroçaria pintada de negro e um nível de equipamento mais desportivo, em que diversos elementos recebem o mesmo tom – não deixando, no entanto, perceber a originalidade dos traços deste conjunto da melhor forma – é fácil encontrar um visual mais agressivo e desportivo, com detalhes muito bem conseguidos e diferentes da versão de cinco portas que já conhecemos.

Face à berlina, a 308 SW cresce bastante, o que é fácil de adivinhar num primeiro olhar. O que já não é assim tão percetível é que a distância entre eixos também é superior em 55 mm, o que comprova a existência de uma afinação específica da plataforma para esta versão, e não apenas algumas mudanças na carroçaria. Em conjunto com um vão traseiro que também é mais generoso em termos de centímetros, tudo contribui para que o habitáculo seja ainda mais amplo e que a bagageira possa oferecer uma volumetria em torno dos 680 litros de capacidade.

No habitáculo, a geração mais recente do i-Cockpit caracteriza a posição de condução com um volante de tamanho mais compacto e colocado numa posição mais baixa do que o habitual, de forma a poder ter uma melhor visibilidade para a instrumentação, que também está posicionada um pouco mais acima. As primeiras versões desta solução eram bastante confusas e pouco ergonómicas, mas a verdade é que, depois de algumas atualizações – tendo a 308 SW, obviamente, a versão mais recente – o resultado é cada vez mais agradável e simples de utilizar, já estando numa fase em que até se tornou bastante agradável.

O ambiente a bordo da nova geração do 308 é bastante sofisticado. A instrumentação de visual tridimensional é fora do comum, mas dentro do conjunto moderno, e o enorme monitor central com dez polegadas, inclui todas as funções do infotainment. E por baixo deste, está um outro, destinado apenas a garantir que o acesso aos principais menus está disponível de uma forma mais simplificada e rápida, sendo personalizável.

Em termos de equipamento, a oferta começa com o Active Pack, que já inclui o Active Safety Brake, o ar condicionado automático de regulação independente, o tal monitor central de dez polegadas e o painel de instrumentos digital de que já lhe falámos, o sistema de iluminação em LED e a possibilidade de ligar, sem fios, o telefone ao sistema, através de Apple CarPlay ou Android Auto. Se não chegar, é ainda possível optar por mais quatro patamares de equipamento, sendo o mais completo o GT Pack, muito mais recheado.

O sistema híbrido que tivemos oportunidade de conduzir com a 308 SW usa como base um motor Puretech de 180 cavalos e um segundo motor, elétrico, com 110 cavalos de potência, o que resulta numa potência combinada de 225 cavalos. Inclui uma caixa de velocidades automática de oito relações e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 12,4 kWh, o que se traduz numa autonomia até 60 quilómetros em modo puramente elétrico, mas também nos cinco litros de média de consumo que conseguimos num trajeto de estrada e autoestrada, por norma, aquele que os sistemas elétricos nem gostam muito, por não haver tanta capacidade de regeneração. Os valores referenciais como os 1,2 litros de média indicados pela marca para esta versão, são conseguidos mais facilmente em ambiente urbano.

A produção da nova Peugeot 308 SW será feita na fábrica de Mulhouse, em França, em conjunto com a berlina. E depois, na chegada a Portugal, os preços começam nos 27 mil euros da versão Active Pack, equipada com o motor 1.2 PureTech de 110 cavalos, sendo que por mais 800 euros, já tem acesso à versão de 130, ambas com caixa manual, ainda que esteja disponível uma automática em opção, mas apenas para a versão mais potente. Nos Diesel, a versão de acesso é também a Active Pack, com um valor de 31.100 euros e com a presença do motor 1,5 BlueHDi de 130 cavalos.

Caso prefira optar por uma das novas versões híbridas plug-in, usufruindo dos préstimos da eletrificação, a versão base também conta com o nível de equipamento Active Pack e com o sistema híbrido de 180 cavalos, em conjunto com a caixa automática de oito relações. E, neste caso, o preço de entrada é de 39.150 euros. Se desejar, a Peugeot tem também disponíveis diversas opções em termos de financiamento, tanto para clientes particulares, através da solução Easy Credit, ou para empresas, com o Free2Move Lease, com todos os serviços já incluídos.

Tags: 308 SW308 SW GT308 SW Hybridapresentaçãonova 308 SWPeugeotPeugeot 308Peugeot 308 SW
André Mendes

André Mendes

Artigos relacionados

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão
AUTO+

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

by Redação
16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad
AUTO+

Nova geração do Audi A6 allroad

by Redação
16 Junho, 2026
Next Post
Fórmula E: Como vai o campeonato (após 3 corridas)

São Paulo pode receber Fórmula E em 2023

Vem aí o novo GP de Miami de Fórmula 1

Vem aí o novo GP de Miami de Fórmula 1

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

16 Junho, 2026

F1: Isack Hadjar desespera por um procedimento de largada mais simples

16 Junho, 2026

Fórmula E: Chefe da Porsche diz que Nico Muller trouxe “vantagem técnica”

16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright