Óleo do motor: Dicas para evitar problemas

Por a 23 Julho 2024 10:45

Chegam as férias e com elas as deslocações mais prolongadas para os destinos com que se sonhou durante metade do ano. E para que essa viagem aconteça sem problemas, há certos cuidados a ter e o óleo do motor do seu carro deverá ser uma das suas prioridades.

O óleo, considerado o “sangue vital” do veículo, reduz o desgaste do motor. Se não for mantido adequadamente, pode causar falhas graves, custando entre 1.000 e 8.000 euros, segundo a Euromaster. Assim, o filtro de óleo deve ser trocado junto com o óleo, garantindo que as impurezas não entrem no motor. Isso assegura um bom desempenho, reduz o consumo de combustível e as emissões poluentes.

Trocar o óleo do veículo deve ser feito por profissionais em oficinas qualificadas, pois exige ferramentas apropriadas, equipamentos homologados e o diagnóstico eletrónico do veículo. O conhecimento do tipo correto de óleo conforme o modelo e motor é essencial, tarefas que estão além do alcance do condutor comum. As mudanças de óleo devem ser feitas em oficinas porque os utilizadores comuns não estão autorizados a gerir os resíduos de óleo e filtro, sendo essencial uma gestão correta para evitar poluição e sanções ambientais.

A troca de óleo e filtro deve seguir as recomendações do fabricante ou ser feita pelo menos uma vez por ano.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. Eduardo Ferreira

    30 Julho, 2024 at 13:10

    Entre vários carris cá da casa, tenho um Toyota Yaris de 2004, já com mais de 500.000Kms. Não sou mecânico, muito menos especializado. Eu mesmo cuido da mudança de óleo/filtro e outros componentes de desgaste normal de utilization. Se recorresse a uma concessionária para tal serviços, já teria gasto o suficiente para comprar outro carro novo. Creio que estou no ganho, digam vocês o que disserem.
    Onde me encontro tem locais próprios para depositar oléos e filtros e outros componentes para reciclagem. 👌

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado