Nissan Leaf Black Edition – Ensaio | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Nissan Leaf Black Edition – Ensaio

Vasco Reis by Vasco Reis
28 Julho, 2017
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

  • Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-14
  • Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-0a
  • Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-12
  • Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-16
  • Leaf 30kWh (2)
  • Leaf 30kWh (3)
  • Leaf 30kWh (9)
  • Leaf 30kWh (4)
  • Leaf 30kWh (7)
  • Leaf 30kWh (8)
  • Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-1a
  • Leaf 30kWh (5)
  • Leaf 30kWh (6)
  • Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-1f

Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-14Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-0aNissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-12Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-16Leaf 30kWh (2)Leaf 30kWh (3)Leaf 30kWh (9)Leaf 30kWh (4)Leaf 30kWh (7)Leaf 30kWh (8)Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-1aLeaf 30kWh (5)Leaf 30kWh (6)Nissan-Leaf_30_kWh-2016-1280-1f

Nissan Leaf 30kWh Black Edition

Texto: José Manuel Costa

Artigos relacionados

Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026
GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari

GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari

14 Junho, 2026

Quase no ponto!

Esta podia ser a história do homem que apostou no preto e ganhou. Esta podia ser a história do homem que tinha uma mulher de sonho e morreu de velhice ao seu lado. Podia ser a história do jornalista que achava os carros elétricos uma ideia falhada, mas estava enganado. Não apostei nada, não espero morrer de velho ao lado de ninguém, mas fui um jornalista que detestava os carros elétricos. Como já tinha acontecido anteriormente, o Leaf 30kWh deu-me uma bofetada de humildade neste ensaio.

Não é novidade absoluta e, na verdade, nem é sequer uma novidade. É apenas a forma que encontrei para revisitar um carro que não impressionando como um Tesla, custa uma fração do americano e permite fazer a nossa vida quotidiana sem problemas. Pode não ser tão barato como o Renault Zoe e a autonomia não chega à do modelo francês. Mas o Leaf é um verdadeiro familiar que deixa o mais exigente satisfeito.

Origens…

Sabia que a eletricidade nos carros é algo quase tão velha como a criação do automóvel e no caso da Nissan, tudo começou em 1947? Não foi por isso que a Nissan abraçou a causa da proteção dos ursos polares, das árvores do paraíso e dos senhores das organizações ambientais que, de outra forma, ficam a falar sozinhos. Não, o Leaf é fruto do espírito aguçado de Carlos Ghosn que antecipou uma tendência que, na época, lhe custou muita chacota e olhar de soslaio. Hoje é assumida por quase todos e o Leaf deixou de ser uma anedota para assumir o papel de pai dos elétricos modernos. A persistência pagou dividendos.

O Leaf 30 kWh…

Assim de repente, este parece o mesmo Leaf de sempre, verdade? E tem toda a razão, pelo menos no que pode ser visto por fora e por dentro pois ficou tudo, praticamente, na mesma. A grande diferença está na bateria que passa a ter 30 kWh de capacidade. Pronto, aqui está a grande novidade deste Leaf.

Pode parecer pouco, mas sabe quantos Leaf é que já foram vendidos no mundo? Assim com este aspeto meio futurista, meio estranho? Já são mais de 200 mil unidades, sendo o líder mundial por larga margem! E olhe que os donos dos Leaf são fieis, pois o modelo elétrico da Nissan tem o maior valor de satisfação de cliente de toda a gama da marca japonesa: 92% dos utilizadores estão muito satisfeitos e 96% recomendariam o Leaf! Ah pois é… E, depois, o Leaf já cumpriu mais de 1800 milhões de quilómetros sem avarias anormais.

Com tamanho e posicionamento igual, a bateria recebeu atualização na arrumação interna e na química, com o recurso a um cátodo de alta capacidade melhora o desempenho, ajudado pela alteração da disposição das células no interior do bloco de baterias. Assim, a potencia subiu de 24 para os 30 kWh e a autonomia esticou-se até aos 250 quilómetros, embora até os técnicos da Nissan acreditem que, no mundo real, estejamos a falar de cifras próximas dos 200 km de autonomia.

E a confiança da Nissan nesta nova bateria – que adiciona, apenas, 21 quilogramas de peso – é tanta que a garantia da mesma passou para 8 anos ou 160 mil quilómetros! E se tiver perto de si um carregador rápido, bastam 30 minutos para carregar a bateria. Atraente, verdade?

E se acrescentar o facto dos utilizadores de modelos do segmento C não fazerem mais de 50 quilómetros diários e que poucos são os que vão alem dos 160 quilómetros diários? Ou seja, o carro elétrico não é uma idiotice e o anterior Leaf já satisfazia a maioria das necessidades. Faltava aquele bocadinho “assim” para que o leque de utilizadores se alargasse, particularmente àqueles que vivem angustiados com falta de bateria, seja no telemóvel, seja no carro ou até no relógio. Com este novo pacote de baterias, acaba-se essa angústia.

Refinamento, conforto e fiabilidade.

São estes os pilares da agradabilidade do Leaf, coisas que os clientes do segmento C desejam para os seus carros e que neste Leaf são evidentes. Além disso, não existe, na minha opinião, um carro tão fácil de conduzir como este Nissan. Tem coisas estranhas como o travão de mão… de pé e o esquisito comando da caixa de velocidades, mas passada essa barreira, o Leaf é simples e fácil de conduzir.

Não sendo muito potente, o Nissan Leaf apoia-se num excelente valor de binário (254 Nm) disponível imediatamente, para avançar sem grandes hesitações. E com a alargada autonomia, pode levar o Leaf para a auto estrada, onde a ausência de ruído e de passagens de caixa tornam a viagem um regalo.

Depois, o atual Leaf já consegue lidar com estradas sinuosas de forma mais capaz, num trabalho que tem vindo a ser feito pela casa japonesa desde o lançamento do primeiro modelo. Por isso, agora, consegue curvar de forma mais eficaz e com aderência inusitada. Esta muito longe de ser um desportivo, mas é eficaz e sereno. Enfim, suficiente.

Depois temos o conforto, oferecido por um interior de qualidade muito agradável, bancos confortáveis e muito espaço habitável. Nesse aspeto, o Leaf pede meças aos melhores do segmento C.

E agora mais um pormenor que segue direitinho para a sua carteira. Nem tudo podiam ser boas notícias… Se tiver um Leaf com bateria de 24 kWh, não pode chegar à oficina, comprar uma bateria das novas e colocar no seu Leaf… Diz a Nissan que a culpa é dos legisladores de Bruxelas, pois para trocar as baterias velhas pelas novas mais potentes, teriam de ser feitas caras homologações para cada modelo que iriam onerar o processo de tal forma que fica mais simples trocar de carro.

Já sei, está a perguntar-se porque raio é que o tipo não fala da autonomia! Faz ou não os 250 quilómetros?!

Não faço a mínima ideia! Cumpri mais de 200 quilómetros ao volante, mas carreguei-o duas vezes em tomadas domésticas porque não consegui faze-lo nos carregadores de rua – continuam a existir umas bestas que entendem que os carregadores e os lugares reservados para isso são um privilégio – e por isso, não sei bem qual o limite. Mas se faz muita autoestrada, tenha cuidado que a bateria descarrega enquanto o diabo esfrega o olho.

Mas se usar o modo Eco (que lhe limita as prestações) tudo é mais pacífico. Seja como for, a ansiedade da autonomia é bem menos evidente que anteriormente e já podemos ir muito mais longe que antes. No anterior Leaf? Nem me atrevia a subir a Serra de Sintra e voltar!!

Veredicto

Que fique claro! O carro elétrico não será a primeira opção de automóvel de uma família. Pelo menos por enquanto. A Nissan ousou, arriscou e petiscou (e de que maneira!!), com um Leaf que pode não ser o carro mais bonito do mundo – calma que a próxima geração corrige isso – mas é dos mais interessantes. E depois custa custa menos de 1,5 euros por cada 100 quilómetros percorridos.

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo – Elétrico síncrono

Cilindrada (cm3) – NA

Diâmetro x curso (mm) – NA

Taxa de compressão – NA

Potência máxima (cv/rpm) – 109/3000-10000

Binário máximo (Nm/rpm) – 254/0-3008

Transmissão e direcção –  Tração dianteira; direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Independente tipo McPherson/eixo de torção

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,5

Velocidade máxima (km/h) – 144

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – NA

Emissões de CO2 (g/km) – 0

Dimensões e pesos 

Comp./largura/altura (mm) – 4445/1770/1550

Distância entre eixos (mm) – 2700

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1540/1535

Travões (fr/tr) – Discos/discos

Peso (kg) – 1570

Capacidade da bagageira (l) – 370/720

Depósito de combustível (l) – NA

Pneus – 205/55 R16

Preço versão ensaiada (€) – 29.200

Tags: LeafNissanNissan LeafNissan Leaf 30kWh Black edition
Vasco Reis

Vasco Reis

Artigos relacionados

Nova geração do Audi A6 allroad
AUTO+

Nova geração do Audi A6 allroad

by Redação
16 Junho, 2026
GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari
Destaque Homepage

GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari

by José Luis Abreu
14 Junho, 2026
Next Post
Rali da Finlândia: Desastre na M-Sport…

Rali da Finlândia: Desastre na M-Sport...

WEC: Divergir na aerodinâmica dos LMP1 pode prejudicar o espetáculo

Missão E: Porsche abandona LMP1 no fim deste ano

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

Fórmula E: Chefe da Porsche diz que Nico Muller trouxe “vantagem técnica”

16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026
Pikes Peak: Ford leva o Super Mustang Mach‑E

Pikes Peak: Ford leva o Super Mustang Mach‑E

16 Junho, 2026
GP Mónaco F1: Alpine pede revisão das penalizações de Pierre Gasly

F1: McLaren e Red Bull avançam formalmente com recurso contra decisão favorável a Pierre Gasly

16 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright