Mike Manley, CEO da FCA, acredita que o grupo vai sobreviver à era tecnológica | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Mike Manley, CEO da FCA, acredita que o grupo vai sobreviver à era tecnológica

José Manuel Costa by José Manuel Costa
30 Abril, 2019
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Após meses ao comando da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) gerindo o gigante italo-americano exatamente como Sergio Marchionne o tinha feito até à sua morte, eis que surgem os primeiros sinais de disrupção. 

Mike Manley, 55 anos, sucessor de Sergio Marchionne como CEO da FCA desde julho de 2018, está muito pressionado para dar a volta á operação deficitária do grupo na Asia e melhorar a situação na Europa, mantendo um elevado nível de investimento no sentido de levar a FCA para a era da mobilidade elétrica e autónoma e para os serviços de mobilidade.

E aqui surge a primeira dissonância com a estratégia de Marchionne que, recordamos, tinha receios da empresa se tornar um fornecedor de serviços e não um construtor automóvel, perdendo a sua identidade e não tendo um futuro risonho. Mike Manley referiu que “estou 100% convencido que seremos capazes de sobreviver a esta nova era tecnológica, pois somos uma casa de marcas.” Estas declarações de Manley foram feitas em Turim ao biografo de Sergio Marchionne, que está a ultimar um livro sobre o mítico CEO da FCA.

Artigos relacionados

MG confirma dois estudos em Goodwood

MG confirma dois estudos em Goodwood

17 Junho, 2026
Renault Rafale é a base de viatura militar

Renault Rafale é a base de viatura militar

17 Junho, 2026

Curiosamente, na última entrevista que deu em janeiro de 2018, Sergio Marchionne fez uma previsão. Dizia ele que os construtores têm menos de uma década para se reinventarem, correndo o risco de se tornarem “commodities” no meio de uma mudança radical na forma como os veículos serão motorizados, conduzidos e adquiridos. Para Marchionne, a industria dividir-se-á em dois grupos: de um lado os Premium que vão continuar a embolsar dinheiro de forma tradicional e os meros fazedores de meios de transporte que vão ter de lutar no mesmo espaço com marcas disruptoras como a Tesla ou a Waymo da Google. E para Marchionne, a marca Fiat era a mais exposta a esta situação.

“Não acredito que tenhamos alguma marca que encaixe nessa situação” disse Mike Manley na entrevista ao biografo de Sergio Marchionne. “Acredito que a Fiat é uma marca de futuro” e lembrou o sucesso do 500 que continua a registar recordes de vendas após uma década no mercado. “As nossas marcas têm mostrado que estão prontas para sobreviver!”

A posição de Manley foi corroborada por Pietro Gorlier, o responsável pela operação europeia da FCA, em entrevista feita, também, no âmbito da biografia de Marchionne. Gorlier vê um futuro de sucesso na Europa com a família 500 que inclui o 500X e pelo conceito de mobilidade da FCA.

Recordamos que neste sentido, a FCA apresentou em Genebra o Centoventi, um protótipo elétrico que pode ser totalmente personalizado pelo cliente e que é a resposta da Fiat à mobilidade urbana e às empresas de partilha de veículos.

Para lá desta dissonância, Mike Manley continua a mante o rumo traçado por Sergio Marchionne e procura explorar formas de colaboração ou mesmo fusão com outro grupo. Não são segredo as conversações com o PSA Group, das quais já nasceram novos investimentos conjuntos. E mesmo que Manley não comente essas negociações e o mesmo silêncio se escute do lado de Carlos Tavares, a fusão dos dois grupos é cada vez mais uma forte possibilidade, dando origem a um gigante que pode afrontar os líderes mundiais e dar á PSA a presença nos EUA tão necessária para fugir á dependência do mercado europeu.

Tags: FCAMike Manley
José Manuel Costa

José Manuel Costa

Artigos relacionados

MG confirma dois estudos em Goodwood
AUTO+

MG confirma dois estudos em Goodwood

by Redação
17 Junho, 2026
Renault Rafale é a base de viatura militar
AUTO+

Renault Rafale é a base de viatura militar

by João Isaac
17 Junho, 2026
Next Post
WTCR, Tiago Monteiro: “Não há muito a dizer depois de um fim-de-semana destes”

WTCR: Tiago Monteiro falou em falta de respeito

GP Itália F1: Mercedes quer estragar a festa, Ferrari quer fazê-la…

F1: Monza perto de garantir a F1 até 2024

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali de Castelo Branco: ‘Waze’, horários e mapas

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Rúben Rodrigues ao ‘ataque’ da liderança do CPR

18 Junho, 2026
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: Guia do Espectador e Mapas da prova

Rali de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão: Lista de inscritos com oito RC2

18 Junho, 2026
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: cortes de estrada WAZE para melhores acessos às Zonas Espetáculo

Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão: cortes de estrada WAZE para melhores acessos às Zonas Espetáculo

18 Junho, 2026
Rali de Castelo Branco: ‘Waze’, horários e mapas

Rali de Castelo Branco: ‘Waze’, horários e mapas

18 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright