Luca de Meo deixa Renault

Por a 19 Junho 2025 10:03

Após cinco anos à frente do Grupo Renault, Luca de Meo vai abandonar a companhia em busca de novos desafios longe do mundo automóvel. De acordo com algumas fontes francesas, o italiano irá assumir o cargo de Diretor Executivo do grupo Kering, detentor de marcas de requinte como a Gucci ou a Yves Saint-Laurent.

Após cinco anos à frente do Grupo Renault, Luca de Meo irá abandonar a companhia gaulesa, preparando-se para assumir o cargo de Diretor Executivo do grupo Kering, também francês, conhecido pelas suas marcas de renome, como a Gucci, Yves Saint-Laurence ou Balenciaga, entre outras. Esta informação é avançada pelo jornal Le Figaro.

O executivo italiano foi responsável pelo cumprimento do plano “Renaulution”, que permitiu ao Grupo Renault sair de situação financeira complicada e regressar aos números “verdes” em termos financeiros e de vendas, além de orientar o grupo também no rumo da eletrificação. Neste sentido, foi de vital importância a sua decisão de fazer renascer os Renault 5 E-Tech e 4 E-Tech, além de eletrificar também toda a gama.

Ao mesmo tempo, permitiu o fortalecimento da Alpine como marca desportiva do grupo (também nas competições motorizadas) e da Dacia como marca de “value for money”, atenta às necessidades dos clientes europeus. Por outro lado, Luca de Meo teve ainda a responsabilidade de reequilibrar a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, marcada nos últimos meses pelas dificuldades financeiras da marca nipónica.

Agora, está à vista uma mudança de gestão no Grupo Renault, com a companhia a confirmar a saída de Luca de Meo, prevista oficialmente para o dia 15 de julho. “Após cinco anos a liderar o Grupo Renault, Luca de Meo anunciou a sua decisão de deixar o cargo que ocupava”, indicou a marca em comunicado.

A confirmar-se a sua contratação pelo grupo Kering, Luca de Meo terá de lidar também com um grupo em necessidade de recuperar as suas vendas e a sua posição no mercado da moda e dos artigos de luxo, atualmente liderado por François-Henri Pinault, filho do fundador daquela empresa, François Pinault

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado