Jaguar regista nome do XJ13

Por a 18 Agosto 2016 16:27

Nos anos 50, depois do domínio do D-Type, a Jaguar planeava criar um carro mais avançado para a estrada e para a competição automóvel, o XJ13. Este roadster com motor traseiro e uma carroçaria fluída deveria ter sido o primeiro Jaguar com um motor V12 de 5 litros, e poderia lutar de igual para igual com os V12 da Ferrari e os V8 americanos. No entanto, o desastre de Le Mans de 1955 levou a Jaguar a engavetar o projeto.

Agora, o XJ13 poderá finalmente regressar. A marca britânica registou o nome do XJ13, mas recusa admitir o que poderá ser. Duas hipóteses são possíveis: a primeira, a Jaguar vai produzir um modelo idêntico ao original em série limitada, como fez recentemente com o XKSS (versão de estrada do modelo D-Type). Outra, menos provável, é que poderá ser um supercarro com o mesmo nome. Mas dada a evolução da classe GT em Le Mans, um carro deste tipo faz sentido como especial de homologação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Este carro tem sido um eterno esquecido da história do automóvel de alto rendimento. Ainda hoje impressiona pelas suas linhas… o que explica bem o quanto estava à frente do tempo quando foi criado no final dos anos 50. Não havia nada que se lhe comparasse em parte nenhuma do mundo . Foi pena que a Jaguar, fiel apenas a uma politica de gestão equilibrada, tivesse abandonado este projecto. Nunca mais fizeram nada igual até hoje, dos muitos protótipos e alguns de produção ( como o XJ 220) . Venceu o tempo, que é sempre o grande juiz !

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado