Nos anos 50, depois do domínio do D-Type, a Jaguar planeava criar um carro mais avançado para a estrada e para a competição automóvel, o XJ13. Este roadster com motor traseiro e uma carroçaria fluída deveria ter sido o primeiro Jaguar com um motor V12 de 5 litros, e poderia lutar de igual para igual com os V12 da Ferrari e os V8 americanos. No entanto, o desastre de Le Mans de 1955 levou a Jaguar a engavetar o projeto.
Agora, o XJ13 poderá finalmente regressar. A marca britânica registou o nome do XJ13, mas recusa admitir o que poderá ser. Duas hipóteses são possíveis: a primeira, a Jaguar vai produzir um modelo idêntico ao original em série limitada, como fez recentemente com o XKSS (versão de estrada do modelo D-Type). Outra, menos provável, é que poderá ser um supercarro com o mesmo nome. Mas dada a evolução da classe GT em Le Mans, um carro deste tipo faz sentido como especial de homologação.













Este carro tem sido um eterno esquecido da história do automóvel de alto rendimento. Ainda hoje impressiona pelas suas linhas… o que explica bem o quanto estava à frente do tempo quando foi criado no final dos anos 50. Não havia nada que se lhe comparasse em parte nenhuma do mundo . Foi pena que a Jaguar, fiel apenas a uma politica de gestão equilibrada, tivesse abandonado este projecto. Nunca mais fizeram nada igual até hoje, dos muitos protótipos e alguns de produção ( como o XJ 220) . Venceu o tempo, que é sempre o grande juiz !