Ensaio: Opel Mokka X 1.6 CDTI Innovation

Por a 18 Maio 2017 12:30
Opel Mokka X 13

Opel MOKKA X 1.6 CDTI Innovation

X de Aventura e Diversão

A Opel ‘lavou’ a cara ao seu pequeno SUV Mokka e acabou por apostar num proposta mais atrativa e verdadeiramente desafiadora para quem gosta deste tipo de carros.

A operação cosmética a que foi sujeito o Mokka está bem visível neste X, um Suv de imagem bem retocada com uma aparência moderna e num estilo bastante agradável.
Assim logo que lançamos um olhar mais atento percebemos que os quatro anos que passaram sobre o primeiro Mokka, permitiram a marca alemã refinar o estilo deste Suv, onde se destaca de imediato os faróis AFL (as luzes adaptativas),bem como os redesenhados grupos ópticos traseiros em LED.
O interior apresenta um renovado tablier, sobressaindo claramente a sua organização e um ecrã tátil central (7 ou 8 polegadas) que permite o acesso a variadas funções.
Aliás é aqui que a Opel ganha a aposta deste Suv junto dos mais jovens já que a conectividade e o info-entretenimento é uma das melhores ofertas do segmento, já que o equipamento inclui quase tudo o que se tornou possível oferecer e que o sistema Intellilink disponibiliza. Desde o On Star, a assistência em viagem, garante de apoio em caso de emergência e que é acionada automaticamente em caso de acidente e a possibilidade de disponibilizar Wi-Fi a bordo e onde sete dispositivos podem estar conectados.
Para além disso a nova geração do Opel Eye alarga o leque de funções e oferece comutação automática de máximos e médios, leitura dos sinais de transito, alerta de saída da faixa de rodagem, indicação de distancia para o veículo da frente e alerta de colisão dianteira iminente.
Já os materiais melhoraram com adoção de uma área maior de plásticos macios, os bancos possuem uma agradável ergonomia e onde a posição de condução é bastante agradável. Já o apoio para o cotovelo direito, não parece fazer sentido, por ser curto acabando por não estar á altura do conforto proporcionado pelos bancos.
O espaço para arrumação é verdadeiramente surpreendente, bem pensado e de fácil acesso e a gaveta existente por baixo do banco da frente do lado direito, ajuda a esconder os CD’S de musica e outro material que os utilizadores de Suv muito gostam de transportar.
Nos bancos de trás viajam com conforto três adultos e na mala podemos contar com uma boa capacidade (356 litros) e um bom acesso.
Já ao volante o Mokka X é muito agradável de guiar e o seu motor 1.6 CDTI de 136cv mostra boa disponibilidade a baixos regimes e a caixa de seis velocidades manual é macia, mostrando-se bem escalonada e aproveitando da melhor forma o que o motor proporciona nomeadamente quando decidimos divertir-nos ao volante deste pequeno SUV, apertando com o acelerador em estradas mais sinuosas.
A estabilidade é algo que o Mokka não compromete, mesmo quando andamos mais depressa em curva onde a direção se mostra bastante eficaz na colocação do carro na trajetória certa.
Assim e apesar de manter muitas das suas características dinâmicas, a verdade é que a operação cosmética do Mokka fez sobressair o nível de conforto e um comportamento que o torna agradável de conduzir.
Lamenta-se apenas que em autoestrada o Mokka X tenha de pagar Classe 2 porque o capot está a mais de 1,10 metros do chão, apesar de estarmos perante um pequeno Suv que tem sido um verdadeiro sucesso na Europa e que bem se poderia impor em Portugal, onde a sua classificação como veÌculo de Classe 2 é penalizadora.
Contudo e se gosta de estradas secundarias e diversão ao volante o X é uma aposta bastante tentadora a começar pelo seu preço.

Mais
Facilidade de condução / Qualidade dos acabamentos

Menos
Câmara de marcha-atrás /classe 2

Ficha Técnica
Motor -4 cil em linha,  1598cm3/136CV (ás 3.500rpm), Diesel

Binário – 320 Nm/2000rpm

Transmissão Dianteira
Caixa: Manual 6 Vel
Suspensão: MacPeherson braço inferior na frente e eixo de torção atrás
Travagem Discos ventilados á frente e Disco atrás
Acelerações – 9,9s (O-100 km/h)

Vel Max – 190 km/h

Consumo – 4,1/5,5 l 100km (Autosport)

Emissões – 106g/km-CO2

Peso – 1449 Kgs

Mala – 356L
Depósito – 52L

Preço Base – 28.070€

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas AUTO+
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

    autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    148
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

    autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    88
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

    autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    44
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

    autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    46
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

    autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    43
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

    autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    36
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

    autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    39
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

    autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    27
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring

    autosport_oficial: "Porsche 911, 12 Hours of Sebring"
    20
    0
  • Nurburgring, 24h 1972 #Vintage #vintagemotorsport

    autosport_oficial: "Nurburgring, 24h
1972
#Vintage #vintagemotorsport"
    29
    1