Citroën serviu como musa inspiradora de diversos artistas | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Citroën serviu como musa inspiradora de diversos artistas

André Mendes by André Mendes
2 Abril, 2022
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

A relação da Citroën com o mundo do design e da arte já vem desde as suas origens e o próprio André Citroën já contava com a ajuda de designers e artistas para publicitar os seus automóveis.

Os registos mais antigos que comprovam esta ligação de alguma forma, já datam de 1925. Foi neste ano que foi tirada a fotografia que ilustra este artigo e onde podemos ver um Citroën decorado com retângulos de várias cores, uma obra de Sonia Delaunay, uma artista de diversas artes e que contribuiu para a criação do movimento Orfismo. Mas quem conta esta história da melhor forma, é mesmo a Citroën.

Os pontos de venda da marca tinham uma arquitetura que desafiava a utilização do vidro, graças a nomes ilustres da denominada Art-Déco como Albert Laprade. Ao longo dos anos, designers como o escultor Flaminio Bertoni, criador de lendas como o Citroën 2CV, o DS e o Ami 6, desenharam para a marca automóveis que acabaram expostos em certames de arte contemporânea.

Artigos relacionados

Seat já produz Raval e ID. Polo

Seat já produz Raval e ID. Polo

10 Junho, 2026
Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

10 Junho, 2026

Outros utilizaram-nos como suporte para as suas obras, tais como o Citroën DS 19 para Pablo Picasso ou o Citroën C4 Picasso para Suso Fandiño, escultor de Vigo. Há alguns meses, o objeto de mobilidade Citroën AMI foi utilizado como tela por Conxita Herrero, uma das maiores promessas da banda desenhada de vanguarda espanhola.

Em Portugal registam-se exemplos como a associação, em 2011, da Citroën à iniciativa “Go Arte Urbana”, da Galeria de Arte Urbana e da Câmara Municipal de Lisboa, que levou à intervenção de dois Citroën DS 3 pelos artistas urbanos Vanessa Teodoro e ParizOne, criando telas únicas que se viram expostas e a circular pela cidade de Lisboa. A iniciativa, no âmbito da exposição “A Rua Continua”, organizada pela GAU, reuniu um alargado conjunto de graffiters, na altura responsáveis por dar um novo visual a vários edifícios devolutos da capital. Outro dos exemplos foi a transformação da icónica Traction Avant (‘Arrastadeira’) feita em 2019 pelo artista plástico António Colaço.

Estreia em 1925: um Citroën B12 como tela de Sonia Delaunay

Em 1925, os astros alinharam-se para apresentar dois grandes exemplos da simbiose entre o double chevron e a arte. Nesse ano realizou-se, em Paris, um evento há muito esperado: a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas. O evento atraiu milhares de visitantes à capital francesa e levou ao adiamento do próprio Salão do Automóvel. André Citroën procurou, assim, uma forma de garantir uma presença forte na exposição e exibiu ali a sua mais recente criação, o Citroën B12, o primeiro automóvel europeu com uma carroçaria totalmente em aço.

A Citroën garantiu uma presença de destaque no evento com uma iniciativa arrojada, ao utilizar a Torre Eiffel como um gigantesco reclamo luminoso. Um feito técnico e artístico para o qual recorreu à ajuda de Fernand Jacopozzi (1877-1932), artista vanguardista, especializado em eletricidade, capaz de criar todo o tipo de desenhos com lâmpadas. Foram utilizadas, no total, 250.000 lâmpadas, instaladas na estrutura do ícone parisiense durante uma década, criando um espetáculo noturno inigualável.

Mas André Citroën não esperava que a artista Sonia Delaunay (1885-1979), nascida na Ucrânia, fosse criar um “cavalo de Tróia” baseado no Citroën B12 e causar uma enorme sensação no próprio evento. Para esta artista multifacetada, a arte não se deveria limitar a um museu, deveria fazer parte da vida quotidiana. Nas suas próprias palavras, “a vida está cheia de arte e a arte ganha vida”.

Com um estilo cubista baseado em figuras geométricas de cores brilhantes que pareciam assumir movimento, Sonia Delaunay iniciou a sua carreira artística com um original edredão de retalhos, concebido em 1911, destinado a envolver o seu filho. Não se sabe se era, de facto, quente, mas está hoje em exposição no Museu Nacional de Arte Moderna em Paris como peça fundadora do movimento “Orfismo e Simultaneísmo”, uma escola artística que utilizava a cor para criar espaços e formas. Assim, a criatividade de Sonia Delaunay ganhou vida nas suas telas. Os seus círculos e quadrados coloridos invadiram copos, pratos e todo o tipo de vestuário, de vestidos a fatos de banho, com os quais libertou as roupas femininas da sobriedade da época, acentuando os movimentos do corpo. Estas preocupações artísticas levaram Delaunay a tornar-se na primeira mulher a ter a sua obra exposta no prestigioso Museu do Louvre.

Para a Exposição de Artes Decorativas de 1925, Delaunay concebeu um padrão original de retângulos alternados em vermelho, branco, azul e preto, que se destinava inicialmente a uma coleção de moda. Contudo, inspirada pela visão de um Citroën B12, pintou, sem hesitar, a sua carroçaria com esse mesmo motivo, tornando o automóvel num acessório de moda, a condizer com a roupa dos seus ocupantes. O automóvel viu-se transformado, passando de um esquema de cor única e monótona para um elemento que refletia os gostos e a individualidade de cada pessoa.

A personalização como ferramenta de diferenciação na marca Citroën

A filosofia está, atualmente, muito viva na gama Citroën. A personalização é uma das grandes imagens da marca, com alternativas que permitem aos clientes jogar com as cores da carroçaria, os ambientes interiores e as diferentes configurações, levando à criação de automóveis feitos à medida de cada cliente.

É particularmente visível nos modelos de características mais urbanas e compactas, como a berlina C3, o SUV C3 Aircross e mesmo o AMI – 100% Elétrico. O Citroën C3, berlina urbana de visual inspirador, é proposto com nada menos do que 97 combinações de personalização exterior, fruto de uma palete de sete cores de carroçaria, podendo-se juntar três decorações de tejadilho, três ambientes interiores e um conjunto de novas jantes, permitindo a cada unidade C3 tornar-se distinta de qualquer outra.

Também o Citroën C3 Aircross permite uma gama de 70 combinações de cores, entre as sete cores exteriores, os quatro Pack Color e duas cores do tejadilho, complementando o potencial de contrastes com as cores das capas dos espelhos retrovisores, molduras dos faróis e centros das rodas.

Já o Citroën AMI pode mesmo ser decorado com imagens únicas para cada cliente, seja a partir de uma coleção de decorações já existente, ou seja, despertando o lado artístico de cada um, com as suas próprias fotografias, imagens ou desenhos que querem ver exibidos no seu veículo.

Tags: André CitroënarteCitröenDesign
André Mendes

André Mendes

Artigos relacionados

Seat já produz Raval e ID. Polo
AUTO+

Seat já produz Raval e ID. Polo

by Redação
10 Junho, 2026
Galloper de regresso com SUV e “pick-up”
AUTO+

Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

by Redação
10 Junho, 2026
Next Post
Rali Terras D’Aboboreira: alunos vão integrar ‘staff’ de três equipas do CPR

Rali Terras D’Aboboreira: alunos vão integrar 'staff' de três equipas do CPR

GP Bahrein F1: Nico Hulkenberg substitui Sebastian Vettel

F1, Nico Hulkenberg: "Sebastian Vettel está em desvantagem"

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
F1: Lewis Hamilton aproxima-se da primeira vitória com a Ferrari

F1: Lewis Hamilton aproxima-se da primeira vitória com a Ferrari

11 Junho, 2026
GP de Barcelona-Catalunha de F1 serve de barómetro para as evoluções na F1

GP de Barcelona-Catalunha de F1 serve de barómetro para as evoluções na F1

11 Junho, 2026
Rali Vosges-Grand Est: Sébastien Loeb estreia-se aos comandos do Ford Fiesta WRC

Rali Vosges-Grand Est: Sébastien Loeb estreia-se aos comandos do Ford Fiesta WRC

11 Junho, 2026
FIA Arrive & Drive European Championship: Abertas candidaturas para jovens pilotos portugueses

FIA Arrive & Drive European Championship: Abertas candidaturas para jovens pilotos portugueses

11 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright