Citroën ‘pára’ C3 e DS3 (2009-2019)

Por a 19 Junho 2025 16:51

A Citroën pediu a paragem imediata para reparação de todos os modelos C3 e DS3 que ainda estão equipados com “airbags” Takata, depois do registo de outra morte em França relacionada com o equipamento defeituoso. “Considerando a situação, tomámos esta decisão”, disse o novo diretor da marca, Xavier Chardon.

Por José Caetano

A “bomba” rebentou já em 2014, mas os estragos ainda não estão todos limpos. A prova: a Citroën, após o registo de outra vítima mortal em França relacionada com este equipamento defeituoso, a paragem imediata para reparações dos C3 ou DS3 com “airbags” Takata, automóveis produzidos entre 2009 e 2019.

Esta medida abrange 441.000 carros com “airbags” potencialmente defeituosos – 82.000 encontram-se em França e cerca de 15.000 em Portugal, mas alguns até já foram reparados! É a segunda vez em 2025 que a Citroën ordena uma paralisação, mas a primeira campanha relacionada com este tema realizou-se na primavera do ano passado.

Devido a gás que pode tornar-se muito instável, sobretudo nos países com climas quentes e húmidos, os “airbags”, dispositivos de segurança que protegem tanto os condutores como os passageiros, podem explodir e projetar alguns componentes, ação que compromete a integridade física dos ocupantes dos automóveis.

E o problema não penaliza somente a Citroën e outras marcas da Stellantis. BMW, Ferrari, Ford, Honda, Nissan, Tesla, Toyota e Volkswagen também foram obrigadas a repararem milhões de automóveis com “airbags” da empresa japonesa. A Takata entrou em falência durante 2018, na sequência do escândalo e da necessidade de substituir mais de 42 milhões de equipamentos defeituosos, acabando comprada pelo norte-americana Joyson Safety Systems.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado