Carlos Tavares: o português humilde que tem o “Toque de Midas” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Carlos Tavares: o português humilde que tem o “Toque de Midas”

José Manuel Costa by José Manuel Costa
27 Novembro, 2019
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Nasceu em Lisboa no dia 14 de agosto de 1958, mas foi para França e completou os seus estudos naquele país na “École Centrale Paris”. 

Chama-se Carlos Tavares, tem 61 anos e desde que tomou as rédeas do projeto Renault Megane II tem mostrado que tem o “Toque de Midas”. Na casa francesa além do Megane II, tratou de outros projetos e acabou por chegar COO da Aliança Renault Nissan, sendo o número dois atrás de Carlos Ghosn. Ele e o brasileiro tinham muito em comum: educados num ambiente onde se falava português, foram educados em escolas francesas e ambos adoram carros desportivos e o desporto automóvel.

Mas muitas outras coisas os afastam e quando Carlos Tavares anunciou que tinha o desejo de ser CEO de uma marca, recusou a exigência de Carlos Ghosn em se retratar e acabou rotulado por Ghosn como demasiado ambicioso, considerando um ataque esse desejo. Sendo apenas mais velho quatro anos que Tavares, Ghosn não tinha pretensões de abandonar o cargo de CEO e por isso, ambos entraram em choque e Tavares saiu da Renault para a PSA. 

Artigos relacionados

GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari

GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari

14 Junho, 2026
24h Le Mans, H21: Toyota lidera, drama nos LMP2

24h Le Mans, H21: Toyota lidera, drama nos LMP2

14 Junho, 2026

Em 2017, tornou-se CEO do grupo PSA que não vendia mais de 3 milhões de carros por ano e que tinha sido salva da bancarrota devido a um acordo com o Estado e com os chineses. Com a sua chegada, tudo mudou e pelo caminho ainda pegou na batuta e colocou em ordem as finanças da Opel e uma operação que perdia centenas de milhões de euros anualmente, em apenas 18 meses, passou a dar lucro. Hoje, a PSA exibe margens de lucro recordistas, num ambiente em que as vendas caiem e a produção e menor. E está quase, quase, a tornar-se o CEO de um novo grupo automóvel que será o quarto maior do mundo, com mais de uma dúzia de marcas e capaz de produzir mais de 8 milhões de veículos e gerar um volume de negócios de cerca de 200 mil milhões de euros.

Para conseguir tudo isto, Carlos Tavares tem uma receita simples: foco incansável no lucro e na eficiência, criação de um ambiente de trabalho que motive os trabalhadores e os faça libertar todo o seu potencial e, sobretudo, muita humildade. É ele que diz, sempre, “o CEO é uma ferramenta para fazer as coisas acontecerem e a caixa de ferramentas é muito, muito grande!” Esta humildade permite-lhe ser honesto e verdadeiro com a força de trabalho.

Além disso, o português prefere ações a palavras e numa altura em que se fala de consolidação, Carlos Tavares fala pouco, mas compra muito. Depois da Opel e da sua espantosa recuperação, o CEO da PSA está de novo a consolidar com a fusão com a PSA. Na Opel adicionou mais um milhão de unidades que servem para pulverizar os custos de desenvolvimento, alargar a utilização das mesmas plataformas e reduzir os custos com as compras e com os custos de pesquisa e desenvolvimento. Com a junção da FCA, Tavares terá mais uma mão cheia de automóveis para pulverizar ainda mais os custos, com uma sinergia inicial superior a 3,5 mil milhões de euros.

No novo grupo, Carlos Tavares será, mesmo, o patrão. Será ele o 11º elemento do Conselho de Administração, que terá cinco elementos de cada grupo, com direito a voto e veto, tendo mais poder que Jonh Elkann, que será o presidente do novo grupo, mas que terá assento no conselho através da FCA. O português terá um contrato de cinco anos.

“A nova empresa está a avançar no que toca á sustentabilidade, investimento em tecnologia, rentabilidade e equilíbrio da força de trabalho. O sucesso para todos nós chegará mais tarde e nessa altura, ninguém se lembrará de onde vieram os administradores.” Quem o disso foi Carlos Tavares, que acrescentou “nunca as condições para uma fusão foram tão boas, pois falamos de duas enormes empresas w nenhuma delas está em crise.” Lembra o executivo que “podemos fazer mais se estivermos juntos e podemos criar mais sinergias e é por isso que surge este plano de ficarmos juntos.”

A recuperação recorde da PSA e da Opel, dão confiança a Carlos Tavares e, sobretudo, permitiu-lhe aprender muito com tudo o que aconteceu com a Opel. Ainda assim, Tavaeres é cauteloso. “Não há possibilidade de fazer o trabalho bem feito se alguém aparece a dizer ‘deixem-me ensinar-vos’. Eu nçao tenho nada a ensinar, mas sim a aprender.”

Recordamos que Tavares colocou em funcionamento o plano “Back to Race” (lembrando a sua paixão pela competição automóvel que pratica sempre que pode) que era a sua visão para o futuro da PSA. Dizia o plano que tinham os preços de ser aumentados, eliminar os canais não lucrativos, engrenar uma estratégia de modelos de base, foco apenas nos segmentos rentáveis, partilhar plataformas, melhorar a competitividade e aumentar as tacas de utilização das fábricas.

Com este “Back to Race”, prometeu em 2016, uma margem operacional de 2 % e 2 mil milhões de euros no banco limpinhos entre 2016 e 2018. Isto porque como ele sempre diz “dinheiro é rei!”. Carlos Tavares conseguiu os objetivos muito mais cedo: em 2015 registou uma margem de lucro operacional de 5%. 

Apesar de tudo isto e do trabalho que fez na Opel, os críticos de Tavares dizem que querem vê-lo numa crise a espalhar-se ao comprido. Ainda não estamos em recessão, mas o mercado está em queda, especialmente, na China. E essa é a grande pedra no sapato de Tavares, pois nenhuma das suas expetativas foram cumpridas. E ele reconhece isso. “A China é, provavelmente, a mais delicada região do mundo. Cautelas e otimismo têm de andar de mãos dadas” disse, tendo agora nas mãos, com a FCA, a possibilidade de resolver esse problema.

Outro problema reside no facto do PSA Group estar, com a compra da Opel, dependente do mercado europeu, de onde vem 80% do volume de negócios. Por isso, Tavares está a diversificar e a testar novos mercados como a África do Sul, depois do colapso do mercado argentino e de perder 400 mil unidades em vendas com as tropelias de Trump na luta contra o Irão e as sanções económicas impostas. Para o final fica o mercado americano que Carlos Tavares quer conquistar e que com esta fusão, ficará com o caminho mais facilitado. Porque a FCA tem uma quota de mercado de 13,1 %.

Tags: Carlos TavaresFCAFusão PSA – FCAPSA
José Manuel Costa

José Manuel Costa

Artigos relacionados

GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari
Destaque Homepage

GP de Barcelona F1: Como Lewis Hamilton se estreou a vencer com a Ferrari

by José Luis Abreu
14 Junho, 2026
24h Le Mans, H21: Toyota lidera, drama nos LMP2
Destaque Homepage

24h Le Mans, H21: Toyota lidera, drama nos LMP2

by Fábio Mendes
14 Junho, 2026
Next Post
Nicholas Latifi: O próximo canadiano na Williams F1?

F1: Williams confirma Nicholas Latifi ao lado de George Russell em 2020

Toyota Aygo 1.0 x-cite Mandarina – Ensaio Teste

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Félix da Costa termina em 6º as 24h de Le Mans: “demos tudo o que tínhamos”

Félix da Costa termina em 6º as 24h de Le Mans: “demos tudo o que tínhamos”

14 Junho, 2026
GP Barcelona F1, Kimi Antonelli: “As corridas são assim”

GP Barcelona F1, Kimi Antonelli: “As corridas são assim”

14 Junho, 2026
24h Le Mans, Filipe Albuquerque: “Demos absolutamente tudo”

24h Le Mans, Filipe Albuquerque: “Demos absolutamente tudo”

14 Junho, 2026
GP Barcelona F1, Charles Leclerc: “Estou ansioso por ter corridas limpas”

GP Barcelona F1, Charles Leclerc: “Estou ansioso por ter corridas limpas”

14 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright