Aston Martin Valkyrie LM

A Aston Martin, cerca de 66 anos depois da vitória em Le Mans, com o DBR1 do norte-americano Carroll Shelby e do britânico Roy Salvadori, prepara o regresso às 24 Horas, com o Valkyrie! E este regresso à categoria principal de Le Mans, que acontece após as estreias no Mundial de Resistência (WEC) e no Campeonato de Resistência da América do Norte (IMSA), é comemorado com edição especial do hipercarro, que tem produção limitada a 10 unidades. No LM derivado do LMH de competição, manutenção do motor V12 6.5 com 520 kW (697 cv) e do “peso-pluma” (menos de 1030 kg)!
Por José Caetano
A Aston Martin, depois de anos de sucesso(s) na resistência, na categoria GT – ganhou GT1 em 2008, com o DBR9, GTE Am em 2014, com o V8 Vantage GTE (e Pedro Lamy), GTE Pro em 2017 e 2020 (primeiro com V8 Vantage GTE, depois com o Vantage AMR), e GTE Am em 2020, com Vantage AMR! –, decidiu competir, outra vez, na categoria de topo das 24 Horas de Le Mans (Hypercar), o que acontece em as participações no WEC (Mundial) e no IMSA (campeonato norte-americano). A marca inglesa venceu a corrida no Circuito de la Sarthe em 1959, conseguindo-o com DBR1 pilotado por Carroll Shelby e Roy Salvadori, e não tentava repetir a proeza desde 2011, com protótipo derivado do DBR9 desenvolvido em parceria com a Lola (B09/60).

Este ano, na edição 93 das 24 Horas de Le Mans, dois Valkyirie em ação, ambos com o apoio da equipa norte-americana THOR (acrónimo de Heart of Racing). Apresentam-se com os números 007 e 009. Os resultados nas primeiras três corridas do WEC de 2025 ficaram aquém das expetativas, mas o campeonato é muito competitivo e quilómetros, precisam-se! No entanto, a Aston Martin, para comemorar este regresso, que acontece cerca de 66 anos da vitória à geral em Le Mans, decidiu produzir edição muito especial e limitada do único hiperdesportivo de competição baseado em automóvel homologado para estrada: o Valkyrie. Anunciam-se apenas 10 exemplares do LM e todos equipados com o V8 6.5 da Cosworth, mecânica com 520 kW (697 cv), limite de potência imposto regulamentarmente, mas adaptado para combustão pobre, para consumir combustível convencional.
A Aston Martin competiu em Le Mans pela primeira vez em 1928, só cinco anos depoisda primeira edição das 24 Horas. As diferenças do LM para o Valkyrie que compete no WEC e no IMSA são mínimas, mas a marca inglesa que a condução do hiperdesportivo novo é acessível a pilotos amadores, devido à eliminação de muitos elementos que são específicos da competição, incluindo os sistemas eletrónicos regulados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Este Valkyrie LM tem tração traseira, caixa sequencial de 7 velocidades comandada em partilhas no volante, a exemplo do que acontece no LMH do WEC (e no GTP do IMSA). A configuração da suspensão mantém-se, mas o sistema foi revisto de fio a pavio, e os pneus Pirelli foram desenvolvidos e produzidos “à medida” pela Pirelli, a marca italiana fornecedora do Mundial de Fórmula 1, categoria em que a Aston Martin continua muito empenhada. Por fim, o “cockpit” foi otimizado para melhorar a segurança e o acesso e a visibilidade do “piloto” (banco personalizado em fibra de carbono com apoio na zona dos ombros). Entre os equipamentos, sistema de supressão de incêndio e volante com ecrã e luzes indicadoras do momento ótimo para as passagens de caixa.

Os proprietários do Valkyrie LM poderão usufruir do automóvel como entenderem, mas a Aston Martin está a trabalhar na conceção de programa dedicado apoiado por equipa profissional de engenheiros e pilotos. Os 10 carros serão armazenados e mantidos pela marca e transportados de e para os locais dos encontros Valkyrie LM Performance Club – antes de cada sessão em circuito, treinos de condução em simulador. O arranque do plano de ação e a entrega dos automóveis encontram-se programados para o segundo trimestre de 2026. Os preços não foram anunciados!…

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI