GP Abu Dhabi F1: Lando Norris lidera TL1

Por a 5 Dezembro 2025 10:42

Lando Norris terminou a primeira sessão de treinos com o melhor tempo, com Max Verstappen a ficar a apenas 0,008 segundos do registo do piloto da McLaren. O primeiro ensaio deu equilíbrio no topo da tabela.

O fim de semana mais esperado do ano chegou. Num campeonato que prometia ficar decidido muito cedo, a história foi contada de forma surpreendentemente diferente e chegamos à última jornada do ano com três candidatos ao título. É preciso recuar até 2010 para ter mais do que dos candidatos ao título em disputa na última ronda do ano.

Com 0% de probabilidade de chuva para o resto do fim de semana, o TL1 começava com 27 °C de temperatura do ar e 35 °C de temperatura no solo. Havia algumas novidades para este treino. A primeira e a mais significativa era a ausência de Oscar Piastri em pista, substituído por Pato O´Ward para a McLaren cumprir o número de saídas para a pista de estreantes. Também na Red Bull havia novidades, com Arvid Lindblad no lugar de Yuki Tsunoda.

Arthur Leclerc, na Ferrari, fazia companhia ao seu irmão, Charles, com Lewis Hamilton a ficar de fora neste treino. Mas havia ainda mais caras novas neste treino:

Jak Crawford, Aston Martin (Lance Stroll); Cian Shields, Aston Martin (Fernando Alonso); Paul Aron, Alpine (Pierre Gasly); Luke Browning, Williams (Alex Albon); Ayumu Iwasa, Racing Bulls (Liam Lawson); Ryo Hirakawa, Haas (Esteban Ocon).

A sessão começou com Max Verstappen no topo da tabela, com um tempo no segundo 27, numa pista repleta de carros.

As primeiras voltas mostraram uma pista ainda muito verde, com pouca aderência, com os tempos a caírem sucessivamente, e 15 minutos depois do arranque da sessão, boa parte dos pilotos a rodar no segundo 25. Carlos Sainz, Isack Hadjar e Nico Hülkenberg passaram pela liderança da tabela de tempos.

A meio da sessão, Verstappen liderava, já no segundo 24, seguido de George Russell, Kimi Antonelli, Nico Hülkenberg e Isack Hadjar, numa altura em que os pneus macios surgiam para as primeiras simulações de qualificação.

A 20 minutos do fim da sessão, uma lata de uma bebida surgiu a meio da reta, na mesma altura em que Norris já se tinha instalado no topo da tabela, depois das voltas mais rápidas deste primeiro treino. Oliver Bearman, com problemas no seu monolugar, teve de terminar mais cedo os trabalhos, com Carlos Sainz a também ter algumas preocupações com o seu Williams

Max Verstappen começou a queixar-se de problemas no seu monolugar já no fim da sessão, sem definir especificamente o problema, pouco antes de Charles Leclerc fazer um pião na curva 5.

A sessão chegou ao fim sem grandes motivos de destaque. Lando Norris ficou com o melhor tempo (1:24.485), seguido de Max Verstappen (que se queixou de problemas no carro) e Charles Leclerc (que pareceu chocado com a falta de ritmo em simulação de corrida). Kimi Antonelli ficou com o quarto tempo e Nico Hulkenberg fechou o top 5. O melhor dos estreantes foi Ryo Hirakawa, em 11º, com Aron em 13º, O´Ward em 14º, Lindblad em 15º, Arthur Lelerc em 16º, Iwasa em 17º, Browning em 19 e a dupla da Aston Martin no fundo da tabela de tempos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

6 comentários

  1. NOTEAM

    5 Dezembro, 2025 at 11:26

    Não fazia ideia

  2. NOTEAM

    5 Dezembro, 2025 at 11:30

    Não fazia ideia que o Piastri ia ficar de fora deste treino livre. Por muito dinheiro que o Pato e os seus representantes possam pagar por marcar presença neste TL1, trata-se do fim de semana em que discute um título mundial, certamente que há forma de se contornar esta situação.
    Acho inacreditável sinceramente.
    Ou então os treinos livres de facto valem zero, e se assim é, é preferível acabar com eles.

  3. Pity

    5 Dezembro, 2025 at 11:52

    Noteam, as equipas são obrigadas a dar quatro treinos livres durante a época, dois por cada titular, a pilotos estreantes, ou que não tenham feito mais de dois GPs. A McLaren planeou a sua escala há muito tempo, não podia adivinhar que chegaria a Abu Dhabi com o título em aberto. Infelizmente o Piastri sai prejudicado, mas por obrigação do regulamento, não por causa de dinheiro. Basta ver que foram nove os não titulares e o único que só se justificou por dinheiro, foi o Shields, que ainda não mostrou absolutamente nada, nas fórmulas de promoção.
    Não podemos esquecer que as sprints deixam pouco espaço de manobra para as equipas escolherem as pistas onde colocar esses pilotos, além de que não o vão fazer no Mónaco ou em Las Vegas, por exemplo.

  4. JoaoLima

    5 Dezembro, 2025 at 14:09

    Hoje, o que me espantou foi o Cian Shields na Aston Martin. Deve ter pago muito bem! Nunca percebi como passou para a F2 depois de em 2024 ter estado na F3 e onde em 20 provas nunca pontuou e o melhor lugar foi 14º. Na F2, fez as últimas 4 de 2024 e as 25 que já se realizaram este ano e em 29 corridas nunca pontuou, com o melhor resultado a ser 11º…

  5. jo baue

    5 Dezembro, 2025 at 20:16

    Bem previram tantos, há meses, que com a história das sprint no fim o Piastri podia cair nesta situação. Só a’ mcl é que tal não ocorreu.

  6. jo baue

    5 Dezembro, 2025 at 20:17

    Bem previram tantos, há meses, que com a história das sprint no fim o Piastri podia cair nesta situação. Só a’ mcl é que tal não ocorreu…

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado