Martim Pereira: “Uma época de sonho e crescimento…”

Por a 8 Outubro 2025 10:04

No encerramento do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2025, disputado na icónica Rampa da Arrábida, dois jovens talentos do FPAK Júnior Team celebraram os respetivos títulos — Martim Pereira e Nuno Guimarães. Com apenas 17 e 16 anos, ambos seguiram os passos dos pais, figuras de referência da Montanha nacional, e combinaram herança familiar, dedicação e um método de trabalho exemplar para alcançar o sucesso.

Para Martim Pereira, campeão da classe Turismos 3 do Campeonato de Portugal de Montanha, a época foi marcada pela evolução e pela aprendizagem ao volante do Peugeot 208 R2.

“O Peugeot 208 R2 revelou-se o carro ideal para quem vinha de guiar um Citroën C1, por ser tração à frente com motor atmosférico sem demasiada potência e ter um ótimo chassis. Não é o carro mais competitivo da sua categoria, mas proporcionou-me uma época de sonho, em termos de aprendizagem, evolução e desempenho. Dificilmente a época poderia ter corrido melhor”, destacou o piloto natural de Aveiro.

O jovem reconhece que a fase inicial foi a mais exigente. “A maior dificuldade, pelo menos no início, foi adaptar-me ao carro e conhecer o seu limite em cada momento, face às características dos diferentes traçados das rampas”, admitiu Martim.

Mais do que o talento natural, o campeão do FPAK Júnior Team de 2024 acredita que o sucesso nasce do esforço e da preparação constante. “Considero-me um bom piloto, mas não deixo de treinar imenso no simulador, o que é resultado da minha paixão, desde longa data, pelo automobilismo. Julgo que, no cômputo geral, esse trabalho e dedicação também ajudam a fazer a diferença”, sublinhou.

Com 18 anos a cumprir em março de 2026, Martim ainda não definiu o próximo passo. “Não sou eu que decido e ainda nem falámos, a nível familiar, na próxima época, mas claro que eu gostaria de continuar…”, concluiu. Leia em anexo o texto de Nuno Guimarães.

Dois jovens com herança e ambição

Filhos de pilotos consagrados, Martim Pereira e Nuno Guimarães representam a nova geração de talentos da Montanha portuguesa. A paixão e o rigor que demonstram fora e dentro do volante refletem uma nova forma de encarar a competição: mais profissional, metódica e com uma clara vontade de aprender.

Em comum, partilham o mesmo espírito — o de quem encara cada curva como uma oportunidade para crescer. E é precisamente essa combinação de “escola” familiar, trabalho técnico e mentalidade vencedora que coloca estes dois jovens entre as promessas mais sólidas do automobilismo português.

Leia em anexo o texto de Martim Pereira.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado