Terminou a última sessão de testes coletivos do GP do Bahrein. As últimas quatro horas de preparação para a época começaram de forma altgo atribulada mas sem consequências de maior. George Russell ficou com o melhor tempo desta sessão, apesar do melhor tempo do teste ter sido de Carlos Sainz.
A sessão começou com um autocarro na pista, o que levou a interrupção da sessão. A FIA está a investigar a forma como um autocarro foi parar junto à pista. O autocarro entrou por engano numa estrada de serviço perto das curvas 9 e 10, o que levou o controlo da corrida a interromper a sessão durante quatro minutos até que o autocarro fosse transferido para uma área segura.
Com a sessão retomada, Pierre Gasly (Alpine) dominou grande parte da primeira hora e, com pneus C3, registrou 1m30.282s em uma aparente simulação de qualificação. No entanto, George Russell (Mercedes) superou o tempo do francês com 1m30.054s, assumindo a liderança. O vento atrapalhou alguns pilotos, causando saídas de pista, enquanto a Alpine demonstrou evolução em comparação ao ano passado, acumulando um bom número de voltas ao longo dos testes.
Na segunda hora desta sessão, Gasly voltou à liderança ao baixar o tempo de Russell em 0.014s, consolidando-se como um dos destaques da sessão. Enquanto isso, Max Verstappen (Red Bull) subiu para segundo, com Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) completando o top 5. Muitas equipas realizaram simulações de corrida e ajustes aerodinâmicos, preparando-se para Melbourne.
Max Verstappen marcou o tempo de 1m29.799s, assumindo a liderança na terceira hora de testes demonstrando bom ritmo apesar do RB21 não se mostrar fácil de domar. Oscar Piastri (McLaren) realizou uma simulação de corrida bem-sucedida, embora sem repetir os tempos de Lando Norris, possivelmente devido às condições da pista. A Red Bull optou por stints curtos e mudanças constantes na afinação do carro, enquanto Lance Stroll (Aston Martin) abandonou o teste mais cedo por indisposição, após completar apenas 34 voltas. O canadiano deveria ter feito a sessão da manhã mas passou mal a noite e veio para a sessão da tarde que não conseguiu concluir por não ter condições fisicas para tal. Fernando Alonso assumiu o seu lugar na última hora, também a contas com uma constipação.
A última hora abriu com Alex Albon a colocar o seu FW47 no topo da tabela de tempos, onde ainda permaneceu durante alguns minutos, sendo destronado por Max Verstappen que voltou a sentar-se no primeiro lugar. Nos últimos minutos vimos algumas simulações de corrida, e George Russell acabou por ficar com o melhor tempo da sessão, 1:29.545.
Encerram-se assim os três dias de testes no Bahrein. A próxima vez que os carros forem para a pista será no traçado de Albert Park, em Melbourne, para o GP da Austrália.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA











Os testes acabaram, mas as dúvidas não. O facto de não sabermos modos de motor ou quantidades de combustível não ajudam a percebermos quem está melhor, pior ou na mesma. Aparentemente, as quatro primeiras do ano passado, são as mesmas deste ano, a Williams e a Alpine parecem melhores, enquanto a Aston Martin parece continuar a escorregar, mas será mesmo assim? Apesar de tudo há coisas muito positivas a retirar dos testes. Uma delas é o desempenho dos jovens. Todos muito bem comportados, sem erros assinaláveis, tanto que foram os pilotos experientes a causarem bandeiras amarelas, ao fazerem piões e… Ler mais »
Nuno pinto sem dúvida o melhor de “tudo” e de todos, contando com os da adzn5… Mas é melhor que a SportTV.
Na “rede” já se lê um pouco de tudo, da Ferrari às outras equipas. Invejo quem já compreendeu esse tudo e já afixou a classificação do campeonato que ainda não começou. Isto são testes. A Ferrari já a ser alvejada por uns quantos com um carro que introduziu uma suspensão dianteira que em Maranello não usam há muito, todos os outros também a com mofdificações na tentativa de melhorar ( ou quase todos). De certeza que nenhum mostrou a sua valia real. Depois, será um campeonato com 24 GP, e 6 (?) muito ridículas Sprint, com uma mudança regulamentar ao… Ler mais »
Conclusões testes do Bahrein, apesar de não sabermos os pesos e modos de motor e podemos ter surpresas nos primeiros GP da temporada sobretudo em Melbourne: Mclaren melhor carro, sobretudo em ritmo de corrida, em qualificação talvez atrás da Mercedes e Ferrari; Mercedes foi a equipa das top 4 que mais evoluiu em relação a 2024, e tem carro para lutar por titulos, apesar de parecer ainda atrás da Mclaren, mas à frente da Red Bull e Ferrari, parece ter o carro mais equilibrado e fácil de guiar a par dos Mclaren, que é um ótimo sinal, numa pista onde… Ler mais »
Se tivéssemos tido as temperaturas normais do Bahrain, esse ranking faria sentido, mas com temperaturas tão baixas, não ficámos a saber se a Mercedes resolveu os seus problemas com temperaturas altas. O próprio Russell se referiu a isso.
certo, mas hoje as temperaturas já foram mais altas e proximas do normal no bahrein, e a mercedes continuou bastante competitiva tanto em ritmo de corrida como sobretudo numa volta de qualificação, por isso não percebo esse comentário de todo, o carro claramente parece mais estavel e equilibrado que o do ano passado e nestes novos regulamentos, apesar de ainda não ter a velocidade e motor da ferrari e o downforce e apoio aerodinamico da mclaren, foi o que deu o maior passo das equipas da frente!
A temperatura esteve mais alta, mas pouco. Pelo que ouvi na transmissão, estavam 16 a 18 graus apenas. (temperatura o ar). Na pista não passou dos 30.
PS: Parece que a Red Bull já começou as queixas contra McLaren e Ferrari…-
Rectificando: parece que a informação sobre as temperaturas não estava correcta. Acabei de ouvir que aumentou dez graus, o que altera o que eu tinha escrito.
Prognósticos nesta altura é como dar atenção às previsões de cartomantes.😁
Exacto. Temos de limitarmo-nos ao “parece que”, “aparentemente” . Só os adeptos novatos ou os fanáticos por uma equipa ou piloto ficam com certezas ao olharem para os tempos.
Tenho ideia que o Alonso disse que só após os 5, 6 primeiros GP é que se ia perceber como cada equipa estava, pois eram GP muito diferentes.
Penso que se referiu em especial à Aston Martin, mas também aos outros.
Ooooops… AutoSport, então o Lewis Hamilton voltou para a Mercedes, segundo este artigo!?
Foram muitos anos… Custa a mudar o chip, é como quando muda o ano, a tendência é continuarmos a escrever “2024” durante o mês de Janeiro de 2025.
🤔