WRC2 2023: de 124 pilotos classificados, 73 são Skoda, a Toyota quer mudar isso…

Por a 29 Novembro 2023 11:34

O WRC2 2024 tem tudo para ser ainda melhor do que tem sido até aqui, pois para lá da

Skoda, Citroën, Ford, Hyundai e Volkswagen, a estas vai juntar-se a Toyota que já deverá ter cinco carros no Rali de Monte Carlo e a lista de interessados é longa o suficiente para perceber que durante a época esse número vai multiplicar-se pelo número de meses que passarem, à ordem de, ‘mais coisa, menos coisa’, quatro carros por mês.

Ainda que não ‘assumidamente’ com equipas de fábrica, a Skoda, Ford, Citroën e Hyundai competem nos Rally2, e o objetivo da Toyota é atingir e se possível ultrapassar rapidamente o nível atual do topo da competição.

O WRC tem, naturalmente a primazia, segue-se depois o ERC e só depois os campeonatos nacionais. É bem possível que Portugal também esteja nessa lista, mas isso é algo que só o futuro dirá…

O carro ainda está atualmente em processo de homologação, e a versão que surgiu no Rali do Japão é apenas o 1º carro de teste, sabendo-se que já muito evoluiu para lá disso.

Resta saber, até onde…

“No próximo ano, estamos a planear e esperamos construir entre 40 e 50 carros na Finlândia”, disse Latvala ao WRC.com. “O nosso objetivo é fornecer cinco carros para Monte-Carlo, por isso vamos tentar fornecer praticamente quatro carros por mês.

Temos uma grande lista de pessoas que estão interessadas [em comprar os carros], mas ainda não conseguimos confirmar as suas encomendas. Em primeiro lugar, devo dizer que os dois primeiros eventos são os mais importantes para nós, Monte-Carlo e Suécia, para podermos fornecer os carros aos pilotos de topo.”

“Quando passamos do WRC para a prioridade seguinte, a prioridade seguinte é o campeonato europeu. É aí que nos concentramos realmente nos pilotos que estão interessados em conduzir nesses campeonatos. Estaremos lá, oferecendo-lhes os carros em privado, e depois tentaremos ajudar também os campeonatos nacionais.”

Enquanto os pilotos do Programa Challenge da TGR, Hikaru Kogure e Yuki Yamamoto, participarão em eventos selecionados na Europa, a Toyota não tem planos para inscrever uma equipa de fábrica no WRC2 no próximo ano: “Há o Programa Challenge e depois há um programa para clientes,” confirmou Latvala. “Todos os pilotos vão conduzir numa equipa privada.”

Dos 124 pilotos classificados no WRC2 de 2023, 73 desses carros são Skoda, e é isso que a Toyota quer mudar a partir de 2024…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado