ExpoMecânica 2023: uma edição histórica | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

ExpoMecânica 2023: uma edição histórica

José Luis Abreu by José Luis Abreu
17 Abril, 2023
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Realizou-se no passado fim de semana a ExpoMecânica 2023, oitava edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto que recebeu 19.887 profissionais do aftermarket automóvel, o que mostra bem o vigor do setor do pós-venda automóvel português, bem espelhando na 8.ª edição do ExpoMecânica – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto.

Organizado pela Kikai Eventos, o certame que contou com 24 mil metros quadrados de área de exposição, e com as principais novidades de 283 dos mais representativos operadores da atividade. Marcaram presença 1.553 elementos entre os expositores, que trabalharam para os 19.887 visitantes (e de todos os 94.259 das anteriores edições) fazendo da expoMecânica a maior cimeira do aftermarket nacional.
Que está também a cativar cada vez mais empresas internacionais a marcar presença. Desta feita, foram 83 os expositores estrangeiros (oriundos de 11 países) uma ‘generosa’ fatia de 30 por cento dos players em mostra.
Um número recorde que se junta aos outros indicadores (mais de 32 por cento de massa expositiva e quase 31 por cento de visitas, face à edição de 2021) e que guindam o acontecimento ao seu momento maior.
No balanço do evento, José Manuel Costa, diretor do expoMEC NICA 2023, não podia mostrar-se mais realizado, com o “sentimento do dever cumprido” e ao “encontro das expetativas que a Organização e os expositores depositaram” no Salão.

“Foi a feira com a maior área de sempre; com o maior número de expositores e com o maior índice de visitas”, sublinha o responsável organizativo, que enaltece o investimento do tecido empresarial e associativo e o apoio dos media partners na feira e o “incremento notório na qualidade de participação” (stands mais vistosos e plenos de dinamismo).
O crescimento da componente internacional – em termos de expositores e, igualmente, visitantes (19.887) – foi nota dominante e tal refletiu-se na opinião dos empresários presentes.
“Tivemos uma estreia notável, com muita participação nacional e internacional. Houve muitos contactos de negócios, sobretudo fornecedores internacionais”, referiu Luís Machado, da Distrigo e Stellantis & You. Uma opinião secundada por Pedro Ferreira, da MCoutinho Peças: “Fomos abordados por vários clientes internacionais (da Polónia, Itália e Inglaterra), mas sobretudo por espanhóis”.
A ideia é ainda reforçada por Pedro Costa, da PCC- Pinto da Costa & Costa: “Estamos perante uma aposta ganhadora. É a feira com mais profissionais e nota-se a presença de fornecedores estrangeiros”.
Na perspetiva da Cometil, estivemos perante a melhor edição de todas. “Sexta-feira foi um dia muito forte, acima das outras feiras. É a melhor edição de todas”, diz Pedro Jesus.

Artigos relacionados

Fiat baixa preços e diversifica motores

Fiat baixa preços e diversifica motores

21 Julho, 2026
Mini Cooper D: 1.000.000 km em 12 anos

Mini Cooper D: 1.000.000 km em 12 anos

21 Julho, 2026

A mesma avaliação foi feita pela ‘pioneira e totalista’ Cetrus, que acompanha o Salão desde 2014. “Estamos perante a maior feira de sempre e será também a melhor. Vamos continuar a ser totalistas”, afirmou Edmundo Costa, responsável pela empresa.
Também a Caetano Parts constata o crescimento da feira e diz estar perante uma edição recordista. A mesma observação foi feita por José Maria, da Aguado Automoción, acrescentando ainda que o “balanço é extremamente positivo”.
Uma presença muito notada foi a da AD. Este expositor ocupou praticamente o pavilhão 3 na sua totalidade e foi muito concorrido. “Tivemos centenas de profissionais a visitar o nosso espaço. É o evento do aftermarket da Península Ibérica”, evidenciou Flávio Menino, da AD em Portugal.
Sempre muito concorrida, a espanhola Schaeffler constatou uma forte aposta de outras empresas na formação, o que no entender de Paulo Pinto, comercial da Schaeffler, valoriza o que já se tem vindo a fazer a este nível na feira. Notou ainda uma edição mais participada, com grande afluência ao seu stand. “Tivemos lotação completa, mais de 500 participantes em dois dias”.
Em ano de celebração dos 25 anos no mercado português, também a Domingos & Morgado elogiou a evolução e a qualidade do certame português. “A feira está comparável aos outros eventos lá fora. Muito mais internacional, muito mais técnica, com visitas de extrema qualidade. Só quero ter vida para muitas mais edições”, referiu ainda José Morgado.
A grande final da competição ‘O Melhor Mecatrónico 2023’, dinamizada pela ATEC, em parceria com o Jornal das Oficinas (JO), guindou Bruno Teixeira ao pódio.

Tags: ExpoMecânica
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Fiat baixa preços e diversifica motores
AUTO+

Fiat baixa preços e diversifica motores

by Redação
21 Julho, 2026
Mini Cooper D: 1.000.000 km em 12 anos
AUTO+

Mini Cooper D: 1.000.000 km em 12 anos

by Redação
21 Julho, 2026
Next Post
Algarve Classic Festival: Os resultados das qualificações

Portimão: Acidente foi grave, mas não há motivo para alarmismos

WEC Portimão, Félix da Costa: “Um dos fins de semana mais difíceis com esta equipa” (áudio)

WEC Portimão, Félix da Costa: "Um dos fins de semana mais difíceis com esta equipa" (áudio)

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
CPM: Tomás Pinto pisca o olho ao título absoluto

CPM: Tomás Pinto pisca o olho ao título absoluto

21 Julho, 2026
Fiat baixa preços e diversifica motores

Fiat baixa preços e diversifica motores

21 Julho, 2026

F1: McLaren volta a testar asa traseira rotativa

21 Julho, 2026
CPM: José Rodrigues reforça liderança nos GT

CPM: José Rodrigues reforça liderança nos GT

21 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright