FPAK com particular atenção à Sustentabilidade Ambiental | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

FPAK com particular atenção à Sustentabilidade Ambiental 

Pedro André Mendes by Pedro André Mendes
10 Março, 2023
in MAIS MOTORES
A A
FPAK com particular atenção à Sustentabilidade Ambiental 

Share on FacebookShare on Twitter

Artigos relacionados

Morreu Jorge Paulo

Morreu Jorge Paulo

6 Junho, 2026
Piloto Joey Mawson julgado por alegada violação na mansão de Schumacher

Piloto Joey Mawson julgado por alegada violação na mansão de Schumacher

4 Junho, 2026

A FPAK criou o Código de Sustentabilidade Ambiental que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022, seguindo assim as linhas traçadas pela FIA, e em 2023 é obrigatório nas provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Todo-o-Terreno, Velocidade e Karting, sendo recomendado para os restantes eventos organizadas sob a égide da FPAK. A partir de 2024, o Código de Sustentabilidade Ambiental será obrigatório em todos os eventos organizados sob a égide da FPAK.
Para a FPAK a preocupação ambiental é uma preocupação acrescida, estando conscientes do impacto nocivo do automobilismo tem no planeta. Como forma de minimizar esse mesmo impacto, a FPAK decidiu em 2022 consignar a sustentabilidade ambiental como um desígnio do desporto automóvel e criou assim, o Código de Sustentabilidade Ambiental que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022. Várias entidades estão a associar-se a este projeto como a EGF, a Sogilub e a Total Energie para a plantação de 16.000 árvores em 2023 e 2024. Recorde-se que a FIA, em linha com as posições da ONU – Organização das Nações Unidas, colocou-se na primeira linha da mudança da imagem do desporto motorizado e da mobilidade face aos desafios que o nosso planeta enfrenta, estabelecendo uma ambiciosa “Estratégia Ambiental FIA 2020 – 2030”, assente em três pilares estruturantes: ação climática, tecnologia e inovação e práticas sustentáveis. A FIA fixou como objetivo a neutralidade carbónica em 2021 e uma situação de Zero Emissões em 2030, estando a operar um conjunto de alterações de fundo que irão transformar de forma significativa o modelo de desporto automóvel e de mobilidade como os conhecemos nas últimas décadas e na forma como estes se relacionam com a sociedade e as diversas comunidades. Em Portugal, alguns passos foram dados, “sobretudo em eventos de campeonatos FIA, num processo de alteração de comportamentos, seja nas classificativas, com a recolha de resíduos, sensibilização de pilotos e equipas ou colocação de avisos às populações, seja nos parques de assistência das provas de estrada ou nos paddocks dos circuitos”, explica a FPAK em comunicado de imprensa.
O Código de Sustentabilidade Ambiental “pretende estabelecer os princípios gerais, objetivos e horizontes temporais para a sua implementação, fixando um conjunto de regras que permitam uma relação mais amigável entre o desporto automóvel com a entidade federativa, praticantes, equipas, organizadores e público, e o meio ambiente, nomeadamente, através da diminuição e neutralização dos seus impactos na relação com o meio ambiente (qualidade do ar, ruído, consumo de água, recolha e tratamento de resíduos, compensações por emissão de CO2)”. A Federação explica que ainda que o “Código Ambiental fixa um conjunto de Regras e Recomendações de aplicação nos eventos FPAK, dirigidas a todos os intervenientes no fenómeno do desporto automóvel que contribuirão para que a Sustentabilidade Ambiental no desporto automóvel seja, dentro de poucos anos, tão natural como ar que se respira”. Salientando que as Regras e Recomendações desenvolvem-se em 2 vertentes:
i) Ruído, Combustível, Proteção do Piso, e Limpeza do meio Ambiente.
ii) Relação com Organizadores, Participantes e Equipas, Adeptos e Público.
O Código de Sustentabilidade Ambiental prescreve regras e recomendações para melhorar o relacionamento entre o automobilismo e o meio ambiente.
Essas regras e recomendações referem-se em particular a:
a) Ruído, combustível, proteção do piso e limpeza do ambiente;
b) Comportamento do público, organizadores, oficiais e demais licenciados pela Federação, proprietários de circuitos e kartódromos, praticantes e equipas, em prova ou na simples utilização das estradas públicas ou privadas.
O objetivo da FPAK é “estabelecer a neutralidade carbónica em 2025 e, em linha com as metas da FIA, atingir Net Zero Emissões em 2030”. Sendo assim, em 2023, o Código de Sustentabilidade Ambiental é obrigatório nas provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Todo-o-Terreno, Velocidade e Karting, sendo recomendado para os restantes eventos organizadas sob a égide da FPAK e a partir de 2024 será obrigatório em todos os eventos organizados sob a égide da FPAK.
A FPAK reconhece que “em Portugal, os principais campeonatos já utilizam combustíveis sintéticos com crescente incorporação de combustíveis sustentáveis e de resíduos que permitem acreditar que até 2030 as emissões de CO2 se aproximem de zero, ao mesmo tempo que haverá um programa de compensação das emissões através da plantação de árvores em vários pontos do país”.

Tags: FPAK
Pedro André Mendes

Pedro André Mendes

Artigos relacionados

Morreu Jorge Paulo
MAIS MOTORES

Morreu Jorge Paulo

by Fábio Mendes
6 Junho, 2026
Piloto Joey Mawson julgado por alegada violação na mansão de Schumacher
MAIS MOTORES

Piloto Joey Mawson julgado por alegada violação na mansão de Schumacher

by José Luis Abreu
4 Junho, 2026
Next Post
Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto: inscrições até dia 24

Rali Serras de Fafe: O que pode ver na TV...

Fórmula 1: Helmut Marko questiona reação rápida da Mercedes à diretiva técnica da FIA

F1: Helmut Marko clarifica declarações sobre o Aston Martin AMR23

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

9 Junho, 2026
24h Le Mans: Cadillac quer regresso ao pódio… e um pouco mais

24h Le Mans: Cadillac quer regresso ao pódio… e um pouco mais

9 Junho, 2026
24h Le Mans: BMW a piscar o olho à vitória

24h Le Mans: BMW a piscar o olho à vitória

10 Junho, 2026
24h Le Mans: A última dança da Alpine

24h Le Mans: A última dança da Alpine

10 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright