FPAK com particular atenção à Sustentabilidade Ambiental 

Por a 10 Março 2023 17:08

A FPAK criou o Código de Sustentabilidade Ambiental que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022, seguindo assim as linhas traçadas pela FIA, e em 2023 é obrigatório nas provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Todo-o-Terreno, Velocidade e Karting, sendo recomendado para os restantes eventos organizadas sob a égide da FPAK. A partir de 2024, o Código de Sustentabilidade Ambiental será obrigatório em todos os eventos organizados sob a égide da FPAK.

Para a FPAK a preocupação ambiental é uma preocupação acrescida, estando conscientes do impacto nocivo do automobilismo tem no planeta. Como forma de minimizar esse mesmo impacto, a FPAK decidiu em 2022 consignar a sustentabilidade ambiental como um desígnio do desporto automóvel e criou assim, o Código de Sustentabilidade Ambiental que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022. Várias entidades estão a associar-se a este projeto como a EGF, a Sogilub e a Total Energie para a plantação de 16.000 árvores em 2023 e 2024. Recorde-se que a FIA, em linha com as posições da ONU – Organização das Nações Unidas, colocou-se na primeira linha da mudança da imagem do desporto motorizado e da mobilidade face aos desafios que o nosso planeta enfrenta, estabelecendo uma ambiciosa “Estratégia Ambiental FIA 2020 – 2030”, assente em três pilares estruturantes: ação climática, tecnologia e inovação e práticas sustentáveis. A FIA fixou como objetivo a neutralidade carbónica em 2021 e uma situação de Zero Emissões em 2030, estando a operar um conjunto de alterações de fundo que irão transformar de forma significativa o modelo de desporto automóvel e de mobilidade como os conhecemos nas últimas décadas e na forma como estes se relacionam com a sociedade e as diversas comunidades. Em Portugal, alguns passos foram dados, “sobretudo em eventos de campeonatos FIA, num processo de alteração de comportamentos, seja nas classificativas, com a recolha de resíduos, sensibilização de pilotos e equipas ou colocação de avisos às populações, seja nos parques de assistência das provas de estrada ou nos paddocks dos circuitos”, explica a FPAK em comunicado de imprensa.

O Código de Sustentabilidade Ambiental “pretende estabelecer os princípios gerais, objetivos e horizontes temporais para a sua implementação, fixando um conjunto de regras que permitam uma relação mais amigável entre o desporto automóvel com a entidade federativa, praticantes, equipas, organizadores e público, e o meio ambiente, nomeadamente, através da diminuição e neutralização dos seus impactos na relação com o meio ambiente (qualidade do ar, ruído, consumo de água, recolha e tratamento de resíduos, compensações por emissão de CO2)”. A Federação explica que ainda que o “Código Ambiental fixa um conjunto de Regras e Recomendações de aplicação nos eventos FPAK, dirigidas a todos os intervenientes no fenómeno do desporto automóvel que contribuirão para que a Sustentabilidade Ambiental no desporto automóvel seja, dentro de poucos anos, tão natural como ar que se respira”. Salientando que as Regras e Recomendações desenvolvem-se em 2 vertentes:

i) Ruído, Combustível, Proteção do Piso, e Limpeza do meio Ambiente.

ii) Relação com Organizadores, Participantes e Equipas, Adeptos e Público.

O Código de Sustentabilidade Ambiental prescreve regras e recomendações para melhorar o relacionamento entre o automobilismo e o meio ambiente.

Essas regras e recomendações referem-se em particular a:

a) Ruído, combustível, proteção do piso e limpeza do ambiente;

b) Comportamento do público, organizadores, oficiais e demais licenciados pela Federação, proprietários de circuitos e kartódromos, praticantes e equipas, em prova ou na simples utilização das estradas públicas ou privadas.

O objetivo da FPAK é “estabelecer a neutralidade carbónica em 2025 e, em linha com as metas da FIA, atingir Net Zero Emissões em 2030”. Sendo assim, em 2023, o Código de Sustentabilidade Ambiental é obrigatório nas provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Todo-o-Terreno, Velocidade e Karting, sendo recomendado para os restantes eventos organizadas sob a égide da FPAK e a partir de 2024 será obrigatório em todos os eventos organizados sob a égide da FPAK.

A FPAK reconhece que “em Portugal, os principais campeonatos já utilizam combustíveis sintéticos com crescente incorporação de combustíveis sustentáveis e de resíduos que permitem acreditar que até 2030 as emissões de CO2 se aproximem de zero, ao mesmo tempo que haverá um programa de compensação das emissões através da plantação de árvores em vários pontos do país”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado