WEC, 6H Fuji: Regresso ao Japão para a penúltima ronda do campeonato | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

WEC, 6H Fuji: Regresso ao Japão para a penúltima ronda do campeonato

Pedro André Mendes by Pedro André Mendes
8 Setembro, 2022
in VELOCIDADE, WEC
A A
WEC, 6H Fuji: Regresso ao Japão para a penúltima ronda do campeonato

Foto: Tim Hearn / AdrenalMedia.com


Share on FacebookShare on Twitter

Após as férias de verão, o Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC) da FIA também está de volta às pistas. Para a quinta e penúltima ronda, o WEC viaja para a Ásia para a sua tradicional ronda no Japão, as 6 Horas de Fuji. Pela primeira vez desde 2019, o Campeonato regressa ao Japão para as 6 Horas de Fuji, com algumas batalhas prometidas em todas as classes na penúltima ronda da época de 2022.

O circuito de Fuji International Speedway está localizado a 100 km de Tóquio, aninhado no sopé do icónico Monte Fuji e irá receber 36 carros este fim de semana com cinco nas classes Hypercar e LMGTE Pro e treze cada entre os LMP2 e LMGTE Am. O circuito apresenta uma das retas mais longas do desporto motorizado, com 1,475 km de comprimento, destacando-se a potência e eficiência aerodinâmica, com a primeira curva a ser uma oportunidade natural de ultrapassagem. 

Outra característica de Fuji é a meteorologia. O tufão Hinnamnor chegou ao Japão no início desta semana com o seu percurso previsto a norte de Fuji, no entanto prevêem-se trovoadas e temperaturas de 30º C. 

Artigos relacionados

Noah Monteiro: “F4 é muito competitiva, mas tenho de ambicionar o título”

Noah Monteiro: “F4 é muito competitiva, mas tenho de ambicionar o título”

28 Julho, 2026
24h Le Mans, H21: Toyota lidera, drama nos LMP2

WEC: Itália e Espanha recebem rondas finais da temporada

28 Julho, 2026

36 carros na lista de inscritos significa o maior pelotão a competir em Fuji, mais seis do que o de 2019. Apenas 54 dos 103 pilotos que estarão em pista competiram nas visitas anteriores do WEC à pista nipónica. 

Na classe rainha do WEC, os Hypercar, serão  dois Toyotas e Peugeot contra uma Alpine e sem qualquer carro da Glickenhaus. A Toyota terá alguma vantagem por correr em casa, uma pista que viu sete vitórias da ‘sua’ marca nas oito anteriores visitas. 

Os atuais campeões mundiais, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, terminaram em terceiro lugar na ronda anterior de Monza e apontam para uma segunda vitória do ano aos comandos do Toyota GR010 HYBRID #7. Apenas 15 pontos atrás da Toyota na classificação entre os construtores, a Alpine chega ao Japão depois da sua fabulosa vitória em Monza. A segunda vitória da época para Nicolas Lapierre (vencedor em Fuji pela Toyota em 2012 e 2013), André Negrão e Matthieu Vaxiviere aumentou a sua vantagem no campeonato de pilotos para 10 pontos sobre os vencedores das 24 Horas de Le Mans Brendon Hartley, Sébastien Buemi (também vencedor em Fuji em 2014 e 2017) e Ryo Hirakawa no Toyota #8. O Toyota #7 de Kobayashi, Conway e Lopez continua em terceiro na classificação. 

Entre os LMP2, a tripulação do carro #38 da Jota Sport tem a maior vantagem de pontos de qualquer líder de classe com 19 pontos sobre o seu rival mais próximo. O segundo lugar em Monza, após vencer em Le Mans, e o terceiro lugar em Spa-Francorchamps, comprovam a consistência de António Félix da Costa, Will Stevens e Roberto Gonzalez e podem sair do Japão campeões mundiais da classe. Os pilotos do #38 estão 19 pontos à frente do carro #23 da United Autosports USA, e 27 pontos à frente do carro #41 RealTeam da WRT e do carro #9 Prema Orlen Team. 

Nos LMGTE Pro, a discussão entre Ferrari e Porsche está acesa. Com apenas duas corridas o fim desta classe, há apenas um ponto de diferença entre Alessandro Pier Guidi/James Calado (AF Corse) e Gianmaria Bruni/Kévin Estre (Porsche GT Team).

Na classe GTE Am, apenas quatro pontos separam Ben Keating/Marco Sørensen, companheiros de equipa de Henrique Chaves no Aston Martin Vantage #33, e David Pittard/Nicki Thiim/Paul Dalla Lana, também num carro idêntico. O acidente aparatoso em Monza de Henrique Chaves significou que o carro vencedor de Le Mans não somou pontos em Itália, mas a máquina #98 da NorthWest AMR de Thiim, Pittard e Dalla Lana não conseguiu tirar o máximo partido, ao terminar no oitavo lugar.

A prova das 6 Horas de Fuji terá transmissão televisiva em Portugal através do Eurosport 1, com transmissão em direto a partir das 2h30 de domingo.

Horário:

9 de setembro, sexta-feira
03h00 – Treino Livre 1
07h30 – Treino Livre 2
10 de setembro, sábado
02h20 – Treino Livre 3
06h40 – Qualificação 1
07h00 – Qualificação 2 
11 de setembro, domingo
03h00 – Corrida 6 Horas de Fuji

Lista de inscritos, aqui.

Foto: Tim Hearn / AdrenalMedia.com

Tags: 6 Horas de FujiAntónio Félix da CostaFilipe AlbuquerqueHenrique ChavesWEC
Pedro André Mendes

Pedro André Mendes

Artigos relacionados

Noah Monteiro: “F4 é muito competitiva, mas tenho de ambicionar o título”
Destaque Homepage

Noah Monteiro: “F4 é muito competitiva, mas tenho de ambicionar o título”

by José Caetano
28 Julho, 2026
24h Le Mans, H21: Toyota lidera, drama nos LMP2
Destaque Homepage

WEC: Itália e Espanha recebem rondas finais da temporada

by Fábio Mendes
28 Julho, 2026
Next Post
F1: Red Bull deixa Porsche em posição fragilizada

Fórmula 1: Se Porsche não avançar há mais interessados, garante Domenicali

Alfa Romeo presta homenagem ao Circuito de Monza no seu centenário

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Nissan Leaf Nismo: mais desportivo na forma

Nissan Leaf Nismo: mais desportivo na forma

28 Julho, 2026

F1: Martin Brundle considera a penalização de Lewis Hamilton dura e dolorosa

28 Julho, 2026
F1: Mau tempo causa danos em Zandvoort, a cinco semanas do GP

F1: Pirelli já escolheu pneus para Países Baixos, Espanha e Itália

28 Julho, 2026
Aston Martin Vanquish 25: só 50 unidades!

Aston Martin Vanquish 25: só 50 unidades!

28 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright