Terceiro e último dia dos primeiros testes de Fórmula 1 em 2022. As equipas têm rodado muito, ontem já houve duas paragens de sessão devido a contratempos mecânicos, mas globalmente a fiabilidade dos carros tem surpreendido.
No geral, as 10 equipas totalizaram quase 1.000 voltas, Ferrari, McLaren e de certo modo a Alpha Tauri têm surpreendido, a Aston Martin também teve ontem uma boa evolução e na Mercedes e Red Bull não parece haver nada de errado com os carros, que são estáveis e fáceis de pilotar, embora a Mercedes esteja com mais dificuldades do que o esperado. O vento prejudicou muito os tempos de ontem, pelo que o tempo referência continua a ser o de quarta-feira.
Por fim, o ‘porpoising’, ou oscilação dos carros, uma palavra que a F1 descobriu e não se fala doutra coisa…
A ação em pista começa agora, às 8h00 e termina às 17h00. O dia será dividido por um intervalo de uma hora para almoço (12-13h00), que pode ser encurtado se houver paragens de manhã.
Melhores tempos às 16.51:
- Hamilton, Mercedes, 1:19.138s, C5 – 89 voltas
- Russell, Mercedes, 1:19.233s, C5 – 66 voltas
- Perez, Red Bull, 1:19.556s, C4 – 68 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:19.756s, C3 – 59 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:19.824s, C5 – 48 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:19.831s, C3 – 44 voltas
- Sainz, Ferrari, 1:20.072s, C3 – 86 voltas
- Albon, Williams, 1:20.318, C4 – 88 voltas
- Latifi, Williams, 1:20.699s, C4 – 13 voltas
- Ricciardo, McLaren, 1:20.750, C3 – 80 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.827s, C3 – 52 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:21.939s, C3 – 41 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:22.469s, C4 – 40 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
- Bottas, Alfa Romeo, 1:30.433s, C3 – 10 voltas
17h: Chegam ao fim os três primeiros dias de testes de pré-temporada
A caravana da Fórmula 1 dirige-se agora para as suas fábricas, para trabalhar sobre os dados recolhidos na pista catalã, para depois viajar até ao Bahrein, para mais 3 dias de testes, antes do GP inaugural da época de 2022.
16.54: Sainz e Hamilton voltam a baixar os tempos
Carlos Sainz subiu ao sétimo lugar da tabela de tempos com o seu registo de 1:20.072s, enquanto Lewis Hamilton melhorou o seu tempo, que era já o melhor do terceiro e último dia de testes em Barcelona, para 1:19.138s.
16.46: Hamilton a “voar”
Lewis Hamilton parece querer terminar da melhor forma os testes em Barcelona. Para além do acumulado de voltas realizadas, o britânico registou o melhor tempo do dia (1:19.141s), com 16 minutos restantes para correr.
16.44: 80 voltas para Albon
Alexander Albon concluiu 80 voltas, um feito impressionante considerando que era Nicholas Latifi ao volante do carro no início do período da tarde. A Williams parece estar em boa forma no final destes três dias.
16.39: E melhora o seu registo de tempo por volta
Lewis Hamilton registou o tempo de 1.19,674s com pneus C4. O britânico para além de ter realizado muitas voltas, está mais rápido e subiu ao terceiro posto da tabela de tempos.
16.37: Mais voltas para Lewis Hamilton…
Lewis Hamilton continua a acumular voltas na última tarde dos testes de Barcelona. O piloto da Mercedes completou 81 voltas que somam às 66 de George Russell desta manhã, igualando a contagem da Red Bull do Dia 1 e AlphaTauri do Dia 2. A Mercedes pode muito bem estar a caminho do maior número de voltas num único dia aqui, se Hamilton se manter em pista.
16.30: “Salto” de Sergio Perez na tabela de tempos
Sergio Perez melhorou substancialmente o seu melhor registo por volta, subindo para o segundo posto da tabela de tempos (1:19.556s). Com um jogo de pneus C4 macios, Perez demoveu o seu companheiro de equipa, Max Verstappen do segundo lugar para ficar a pouco mais de 0,3s da referência da manhã de George Russell.
16.05: Sainz melhora o registo
Um novo melhor registo para Carlos Sainz, embora o Ferrari ainda pareça ter bastante combustível. O piloto espanhol sobe assim ao 10º posto da tabela de tempos com 1:20.883s e já conta com 70 voltas concluídas.
Lewis Hamilton continua a ser o piloto com mais voltas ao traçado da Catalunha, com 72 voltas em seu nome, mais duas que Sainz.
15.55: Ricciardo mais rápido que Norris; Hamilton com mais voltas em pista
A pouco mais de uma hora do final dos testes em Barcelona, Daniel Ricciardo para a oitava posição a tabela de tempos, com um registo melhor que o seu companheiro de equipa Lando Norris (1:20.750s). Enquanto isso, Lewis Hamilton é já o piloto que mais voltas concluiu ao traçado catalão durante o dia de hoje. Bom trabalho do britânico, mesmo que esteja num ritmo mais lento que George Russell demonstrou esta manhã.

15.48: Fuga de óleo obriga Aston Martin a terminar teste mais cedo
A Aston Martin anunciou que o AMR22 não vai retornar à pista durante a tarde, dando por terminado o programa de testes em Barcelona.
Como publicamos anteriormente, Aston Martin e AlphaTauri ainda não tinham com os seus carros para a pista durante a tarde, depois de terem tido problemas distintos durante a manhã do último dia em Barcelona. A menos de uma hora e meia do fim do teste de Barcelona, parece quase certo que a equipa italiana também tome a mesma decisão agora anunciada pela Aston Martin, mas temos de esperar pelo anúncio oficial.
Lance Stroll era o piloto que deveria ter estado ao volante do AMR22 durante a tarde.

15.04: Não há sinais da AlphaTauri e Aston Martin
Os carros da AlphaTauri e da Aston Martin ainda não saíram para pista. Ainda não confirmaram que os seus carros não vão sair, mas recordamos que o AT03, com Pierre Gasly ao volante, bateu no traçado catalão e Sebastian Vettel parou na pista nos últimos instantes do período da manhã, com uma fuga de óleo, que Justificou o uso dos extintores por parte dos comissários de pista.
A Aston Martin anunciou apenas, que chegou à conclusão “que foi uma fuga de óleo” que fez com que o Vettel parasse em pista pouco antes do intervalo para almoço e que ainda estão a tentar descobrir “de onde veio o problema”.
Com o Alpine A522 e o Haas VF-22 afastados do resto da sessão, a ação em pista na última tarde dos teste em Barcelona, pode ficar reduzida a 6 carros: Mercedes, Red Bull, McLaren, Williams, Ferrari e Alfa Romeo.
15.02: Alexander Albon sobe ao quinto posto da tabela de tempos
Alexander Albon tem vindo a completar uma série de voltas rápidas e registou o quinto melhor tempo do dia em 1:20.318s, melhor que o seu colega de equipa fez no período da manhã.
Sergio Perez também tem vindo a baixar os seus tempos por volta.
14.45: Sainz a aumentar o ritmo
Os pilotos trocaram já para pneus slicks, para o piso seco do traçado catalão, e Carlos Sainz está a aumentar o ritmo aos comandos do Ferrari F1-75. O espanhol registou o nono tempo mais rápido do dia, em 1:21.967s. Também Daniel Ricciardo está a melhorar os seus tempos por volta (1:24.896s) , obviamente como acontece quando as condições do piso também melhoram, assim como Lewis Hamilton (1:24.795s)

14.40: Haas não regressa mais à pista
Serão apenas 9 voltas realizadas por Nikita Mazepin no Haas VF-22 no terceiro e último dia de testes de pré-temporada em Barcelona. A equipa anunciou que as reparações dos problemas sentidos pelo piloto russo no período da manhã, vão ainda demorar muitas horas, não voltando à pista catalã.
Se ontem a equipa ainda foi capaz de recuperar algum do tempo perdido no primeiro dia, hoje é certamente, um dia para esquecer para a equipa norte-americana, que tem questões extracompetição para resolver rapidamente, como demos conta durante a manhã.
Em comunicado, a equipa revela que “embora esperássemos que o carro pudesse regressar esta tarde, os trabalhos de reparação vão demorar ainda várias horas , por isso, infelizmente, não voltaremos à pista hoje”.
Nikita Mazepin completou 9 voltas e Mick Schumacher zero, o que é realmente muito pouco tempo para os dois jovens pilotos se habituarem ao novo monolugar, tão diferente daquilo que pilotaram no ano de estreia na Fórmula 1.
14.25: Carlos Sainz o mais rápido com pista molhada
O piloto da Ferrari foi o piloto mais rápido com a pista molhada (1:30.952s) e com pneus intermédios no F1-75. Valtteri Bottas trocou os intermédios por pneus C3 e conseguiu estabelecer um tempo mais rápido que os restantes pilotos em pista, sinal que os pneus intermédios já não são os mais apropriados à condição do traçado.
13.56: Pista começa a secar
Carlos Sainz aproveitou que a pista começa a secar, depois de algumas voltas em piso molhado artificialmente, e baixou o seu melhor registo para 1:35.226s, melhor ainda que o tempo de Albon.
Também Sergio Perez melhorou o seu tempo, passando a registar 1:35.744s
13.54: Alexander Albon regressa ao volante e mostra serviço
A Williams voltou a substituir os pilotos no FW44 e Alexander Albon, é nesta altura o piloto mais rápido em piso ainda molhado, com o registo de 1:37.768s Ainda não saíram da box Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Mick Schumacher e Valtteri Bottas esta tarde, sem contar com a Alpine, que não regressa mais à pista de Barcelona.
13.39: Lewis Hamilton regista o primeiro tempo por volta
Lewis Hamilton, com pneus intermédios no Mercedes W13, registou o seu primeiro tempo no terceiro e último dia de testes em Barcelona. O britânico completou a volta e, 1:39.908s. Pouco depois melhorou esta marca, para 1:39.151s.
Daniel Ricciardo mantém-se como o piloto mais rápido em piso molhado, baixando o seu registo para o tempo de 1:38.914s.
13.34: Red Bull, McLaren e Ferrari “aproveitam” piso molhado
Daniel Ricciardo, Sergio Perez e Carlos Sainz estão em pista e registam tempos por volta: Sainz em 1:41.808s; Perez 1:48.695s e Ricciardo em 1:40.146s
13.24: Nicholas Latifi melhor com intermédios
Nicholas Latifi melhorou o registo com piso molhado, e com pneus intermédios, de Daniel Ricciardo. O piloto da Williams, que substituiu Alex Albon ainda de manhã, registou o tempo de 1:42.638s.
Makin’ a splash in Barcelona! 😍 pic.twitter.com/uQTnQIPb55
— Williams Racing (@WilliamsRacing) February 25, 2022
13.11: Daniel Ricciardo de pneus de chuva
Daniel Ricciardo entrou em pista, que foi molhada artificialmente durante a pausa dos trabalhos, com pneus de chuva. As condições não pareciam precisar deste tipo de pneus, por isso rapidamente o australiano foi à box trocar de pneus para os intermédios. Logo se viu a diferença, com Ricciardo a ser mais rápido dois segundos com os intermédios, com o registo de 1:42.814s.

12.10: GP da Rússia fora do calendário da F1
Tal como se esperava o Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 foi retirado do calendário, ficando agora por se saber se será o GP da Turquia a substituí-lo na mesma data ou se o calendário fica reduzido a 22 GP. O mais importante para já era tomar uma decisão face ao que está a suceder, para mais tarde, ficam outras decisões. Eis o comunicado da F1 na íntegra: “O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA visita países de todo o mundo, com uma visão positiva para unir as pessoas, reunindo nações. Estamos a observar os desenvolvimentos na Ucrânia com tristeza e choque, e esperança de uma resolução rápida e pacífica da situação atual.
Na noite de quinta-feira, Fórmula 1, a FIA, e as equipas discutiram a posição do nosso desporto, e a conclusão é, incluindo a opinião de todos os intervenientes relevantes, que é impossível realizar o Grande Prémio da Rússia nas circunstâncias atuais”, lê-se na missiva.
11.58: Intervalo para almoço antecipado
Depois de nova interrupção nos trabalhos, a sessão não será recomeçada. Os carros voltam a sair para a pista apenas às 13 horas, para mais 4 horas de teste, já com a pista molhada e com os pneus de chuva e pneus intermédios montados nos monolugares.
A meio do dia de trabalho, George Russell é quem lidera a tabela de tempos e é também o piloto com mais voltas completadas (66 voltas).
- Russell, Mercedes, 1:19.233s, C5 – 66 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:19.756s, C3 – 58 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:19.824s, C5 – 48 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:19.831s, C3 – 44 voltas
- Latifi, Williams, 1:20.699s, C4 – 5 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.827s, C3 – 52 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:21.939s, C3 – 41 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:22.469s, C4 – 40 voltas
- Albon, Williams, 1:22.652s, C3 – 21 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
11.54: Nova paragem dos trabalhos
Sebastian Vettel causou nova interrupção nos trabalhos do período da manhã do teste de Barcelona. É a quinta vez que são mostradas bandeiras vermelhas no circuito catalão.
11.41: Bandeira vermelha
Guanyu Zhou ficou parado na reta da meta, sendo mais rápido para os comissários de pista retirarem o Alfa Romeo para a box. Entretanto, a pista foi reaberta e o teste continua.
11.40: Alpine termina teste de Barcelona mais cedo
O Alpine A522 não vai marcar presença nas 4 horas restantes do teste de Barcelona. Um rude golpe para a equipa, que foi obrigada a terminar mais cedo do que o previsto os trabalhos, depois de um principio de incêndio durante a manhã. Fernando Alonso parou em pista, obrigando à paragem da sessão e os comissários de pista foram obrigados a apagar um principio de incêndio, que se sabe agora, foi causado por um problema hidráulico no A522.
11.28: Russell melhora registo
George Russell melhorou o seu tempo anterior e registou após o recomeço da sessão, o tempo de 1:19.233s. Sebastian Vettel também melhorou o seu tempo, passando a ser agora o terceiro mais rápida do período da manhã, com o registo de 1:19.905s.
- Russell, Mercedes, 1:19.233s, C5 – 61 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:19.756s, C3 – 52 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:19.905s, C4 – 41 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:20.092s, C3 – 38 voltas
- Latifi, Williams, 1:20.699s, C4 – 5 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.827s, C3 – 45 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:22.469s, C4 – 39 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:22.371s, C3 – 40 voltas
- Albon, Williams, 1:22.652s, C3 – 21 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
11.17: A sessão será retomada às 11:22 a 38 minutos da paragem para almoço.
11.05: Zhou fez pião e causou interrupção
Guanyu Zhou aos comandos do Alfa Romeo fez um pião na curva 10, obrigando a nova bandeira vermelha.
A picture of what has happened. Zhou is in the gravel. @TommyWTF1 @katyfairman #f1testing pic.twitter.com/OAcQu4vsDv
— F1 Media (@F1_Media_2022) February 25, 2022
10.55: Bandeira verde às 11 horas
A pista regressa às condições de bandeira verde às 11 horas, depois da interrupção causada pelo acidente de Pierre Gasly.
10.36: Nova bandeira vermelha
Pierre Gasly parou em pista, obrigando a nova interrupção da sessão de testes em Barcelona. Gasly parou no sector intermédio, quando tinha tido um bom dia até agora, com 40 voltas completadas.
O piloto bateu no circuito de Barcelona-Catalunha e, como tal, para além do seu carro ser recolhido, os comissários de pista trabalham para que a sessão possa recomeçar.
Der erste Unfall der diesjährigen #F1-Testfahrten, aber wohl nur ein kleiner – von Gasly im AlphaTauri. Zweite Rotphase heute.#Formel1 #F1Testingpic.twitter.com/Ax7G5hKqNp
— Stefan Ehlen (@stefan_ehlen) February 25, 2022
Os tempos até agora:
- Russell, Mercedes, 1:19.608s, C4 – 56 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:19.765, C3 – 46 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:20.308s, C3 – 31 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:20.685s, C3 – 34 voltas
- Latifi, Williams, 1:20.699s, C4 – 5 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.827s, C3 – 38 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:22.469s, C4 – 37 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:22.371s, C3 – 40 voltas
- Albon, Williams, 1:22.652s, C3 – 21 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
10.24: George Russell passa para a frente
George Russell baixou o tempo que detinha e passou a ser o piloto mais rápido até agora, com o registo de 1:19.608s, para além de ter completado o maior número de voltas, com 46 voltas.
- Russell, Mercedes, 1:19.608s, C4 – 49 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:19.765, C3 – 41 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:20.685s, C3 – 31 voltas
- Latifi, Williams, 1:20.699s, C4 – 5 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.827s, C3 – 38 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:21.733s, C2 – 24 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:22.469s, C4 – 37 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:22.371s, C3 – 39 voltas
- Albon, Williams, 1:22.652s, C3 – 21 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas

10.01: Max Verstappen lidera tabela de tempos a meio da manhã
Depois de ter estado parado algum tempo na box, no regresso à pista Max Verstappen melhorou o seu tempo, quando já era o piloto mais rápido da manhã, novamente com pneus C3 macios. O neerlandês baixou para 1:19.765s, deixando o registo de George Russell, que passou para o segundo lugar da tabela de tempos perto das 9 horas, a um segundo.
A Haas voltou a ter problemas e neste momento, a equipa suspeita de uma fuga no VF-22 e afirmam estar a investigar. Enquanto isso, Nikita Mazepin permanece na box. A equipa está novamente a perder tempo de trabalho em Barcelona, depois de um primeiro dia difícil.
Na Williams, Alex Albon deixou os comandos do FW44. Nicholas Latifi está agora no carro. Informações em Barcelona, dizem que a Williams está a sofrer bastante com o “porpoising”, à falta de melhor tradução, efeito oscilatório.
A Mercedes e a Ferrari também estão a ter dificuldades com este problema, o que vai obrigar, certamente, a trabalho extra nas fábricas para tentar encontrar uma solução antes do início dos testes do Bahrein.
A primeira bandeira vermelha do dia foi causada pela paragem do Alpine, com Fernando Alonso aos comandos, no final da primeira hora da manhã.
- Verstappen, Red Bull, 1:19.765, C3 – 30 voltas
- Russell, Mercedes, 1:20.767s, C3 – 35 voltas
- Latifi, Williams, 1:20.699s, C4 – 5 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.862s, C3 – 28 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:20.934s, C3 – 27 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:21.733s, C2 – 22 voltas
- Albon, Williams, 1:22.652s, C3 – 21 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:23.054s, C4 – 25 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:24.490s, C2 – 28 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
9.57: Nicholas Latifi substitui Alexander Albon
Alex Albon deixou os comandos do Williams FW44. Nicholas Latifi está agora no carro. Informações em Barcelona, dizem que a Williams está a sofrer bastante com o “porpoising”, à falta de melhor tradução, efeito oscilatório.
9.55: Haas parado na box
A Haas suspeita de uma fuga no VF-22 e afirmam estar a investigar. Enquanto isso, Nikita Mazepin permanecerá na garagem. A equipa está novamente a perder tempo de trabalho em Barcelona, depois de um primeiro dia dificil.
9.31: Russel “persegue” Verstappen
George Russell subiu para o segundo posto da tabela de tempos, um décimo de segundo atrás do registo de Max Verstappen. Russell registou o tempo de 1:21.125s e na volta seguinte, melhorou para o tempo de 1:20.767s, a um décimo de Verstappen.
Os dois pilotos são os que mais voltas completaram na manhã do terceiro dia de testes em Barcelona
- Verstappen, Red Bull, 1:20.683s, C3 – 27 voltas
- Russell, Mercedes, 1:20.767s, C3 – 28 voltas
- Norris, McLaren, 1:20.862s, C3 – 21 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Albon, Williams, 1:22.652s, C3 – 20 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:22.778s, C2 – 15 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:22.859s, C2 – 16 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:23.054s, C4 – 21 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:24.938s, C2 – 13 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
9.11: Red Bull no topo da tabela de tempos
Max Verstappen de novo o mais rápido! O campeão do mundo de Fórmula 1 registou o tempo de 1:21.192s logo após o recomeço dos trabalhos em pista e conseguiu ainda baixar essa marca na volta seguinte, para 1:20.683s.
- Verstappen, Red Bull, 1:20.683s, C3 – 18 voltas
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Norris, McLaren, 1:21.397s, C3 – 15 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:22.778s, C2 – 15 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:22.859s, C2 – 14 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:23.054s, C4 – 19 voltas
- Albon, Williams, 1:23.618s, C3 – 11 voltas
- Russell, Mercedes, 1:24.592s, C2 – 22 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:24.938s, C2 – 11 voltas
- Mazepin, Haas, 1:26.229s, C3 – 9 voltas
9.06: Sessão recomeça
Depois do Alpine A522 ter sido recuperado de pista e estar a caminho da box da equipa, a sessão recomeçou.
Recordamos os tempos da primeira hora:
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 12 voltas
- Norris, McLaren, 1:21.397s, C3 – 9 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:22.614s, C2 – 13 voltas
- Leclerc, Ferrari, 1:22.778s, C2 – 11 voltas
- Vettel, Aston Martin, 1:22.859s, C2 – 12 voltas
- Gasly, AlphaTauri, 1:24.319s, C4 – 13 voltas
- Russell, Mercedes, 1:24.592s, C2 – 17 voltas
- Zhou, Alfa Romeo, 1:24.938s, C2 – 7 voltas
- Mazepin, Haas, 1:31.204s, C3 – 5 voltas
- Albon, Williams, 1:46.860s, C3 – 5 voltas
8.50: Bandeira vermelha
Fernando Alonso ficou parado em pista obrigando a sessão de testes em Barcelona a ser interrompida ainda antes do final da primeira hora do último dia.
O Alpine ficou parado na curva 13 com fumo a sair do monolugar, o que nunca é um bom sinal e resultando num possível atraso para a equipa.
A paragem de Fernando Alonso aconteceu pouco depois de ter sido o piloto mais rápido no traçado catalão, com o registo de 1:21.242s.
Dit ging er aan vooraf. Alonso schoot van de baan, waarschijnlijk door een probleem. Reed even door en toen kwam er veel rook. #F1 pic.twitter.com/L31aZZsaLJ
— Joost Nederpelt (@JoostNederpelt) February 25, 2022
Stevig bluswerk. #F1 pic.twitter.com/Vhz9T1BoKZ
— Joost Nederpelt (@JoostNederpelt) February 25, 2022
8.37: Fernando Alonso com o melhor tempo
Fernando Alonso substituiu Charles Leclerc no topo da tabela de tempos com o registo de 1:21.242s com os pneus C3 montados no Alpine. Max Verstappen passou momentaneamente pelo topo da tabela de tempos, com a Red Bull a ter de recuperar algum do tempo perdido ontem pela paragem de Sergio Perez.
- Alonso, Alpine, 1:21.242s, C3 – 7 voltas
- Verstappen, Red Bull, 1:22.614s, C2 – 13
- Leclerc, Ferrari, 1:23.407, C2 – 9
- Russell, Mercedes, 1:24.592, C2 – 14
- Zhou, Alfa Romeo, 1:24.938s, C2 – 7
- Mazepin, Haas, 1:31.204s, C3 – 7
- Gasly, AlphaTauri, 1:32.174, C4 – 5
- Albon, Williams, 1:46.860s, C3 – 5
- Norris, McLaren, 1:48.115s, C3 – 4
- Vettel, Aston Martin, 1:57.597s, C2 – 7

8.30: Carro da Haas sem cores da Rússia e sem patrocinador
O monolugar da Haas está em pista sem os logótipos do patrocinador principal e o esquema de cores da bandeira russa.
O carro é agora apenas branco e asas pretas. Os logótipos dos restantes parceiros continuam no carro, mas as cores que representavam a bandeira russa deixam de fazer parte da equipa. Esta decisão chegou no dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia, com o conflito armado a assumir proporções cada vez maiores. A F1, a FIA e as equipas irão reunir-se para decidir o que fazer com o GP da Rússia. Sebastian Vettel já afirmou que não irá correr na Rússia se a prova não for cancelada.
A Haas confirmou ontem também retirou os logótipos da Uralkali das suas instalações. Nikita Mazepin está neste momento aos comandos do carro, mas como o AutoSport adiantou ainda hoje de manhã, pode ter o seu lugar em risco, em resultado do conflito armado na Ucrânia.
8.25: Os primeiros tempos da manhã
Ainda é muito cedo, mas os primeiros tempos por volta começam a ser registados, com Charles Leclerc no topo da tabela. Os tempo do monegasco ainda é muito acima do que conseguiu ontem, mas a pista está com uma temperatura baixa e ainda são as primeiras voltas da manhã.
- Leclerc, Ferrari, 1:23.589s, C2
- Russell, Mercedes, 1:24.592, C2
- Gasly, AlphaTauri, 1:32.174, C4
- Norris, McLaren, 1:48.115s, C3
- Vettel, Aston Martin, 1:57.597s, C2
8.15: Todos em pista
Saíram para a pista todos os pilotos, o que é um bom sinal. Haas e Alfa Romeo tiveram alguns problemas de fiabilidade, mas ontem conseguiram trabalhar bem e para já, parecem continuar assim hoje.
8.06: Todos os pilotos sairam para suas primeiras voltas do dia, excetuando Nikita Mazepin, Lando Norris e Nicholas Latifi.
Sebastian Vettel e Pierre Gasly sairam com as “aerorakes”, as famosas grelhas, que são colocadas em zonas específicas do carro e que permitem avaliar zonas de alta e baixa pressão.
7:59: Line-up do dia:
Mercedes: Russell/Hamilton
Red Bull: Verstappen/Perez
Ferrari: Leclerc/Sainz
McLaren: Norris/Ricciardo
Alpine: Alonso/Ocon
AlphaTauri: Gasly/Tsunoda
Aston Martin: Vettel/Stroll
Williams: Latifi/Albon
Alfa Romeo: Zhou/Bottas
Haas: Mazepin/Schumacher
7:52: Nikita Mazepin pode dizer adeus à F1
Os efeitos do que se está a passar na Ucrânia, que foi invadida pela Rússia está a produzir ondas de choque por todo o mundo e um dos efeitos pode ser a saída de Nikita Mazepin da Fórmula 1. O seu futuro pode estar comprometido porque a equipa tem um grande patrocinador russo que hoje já não se vai ver nos flancos do VF-22, e o piloto é como se sabe inscrito pela federação russa. Há países que já anunciaram não querer receber cidadãos russos, e se o passaporte deixar de ser aceite e não puder viajar, isso pode facilmente acabar com a carreira de Nikita Mazepin na F1, pois como todos sabemos, só lá está devido ao dinheiro do pai, e se não puder correr dificilmente voltará, pois até aqui nada fez que justifique ser piloto de Fórmula 1. Curiosamente, a equipa, a Haas já recebeu a maior parte do patrocínio acordado pelo que, dessa perspetiva, é um problema a menos para Gene Haas e os seus pares. Como se sabe o dono da Haas, Gene Haas é norte-americano, e o principal patrocinador russo.










