GP Arábia Saudita, F1, Lando Norris: “regra da treta arruinou tudo”

Por a 5 Dezembro 2021 23:30

O primeiro Grande Prémio da Arábia Saudita foi uma corrida fragmentada, com vários períodos de Safety Car, Virtual Safety Car e bandeiras vermelhas. Para Lando Norris, o período em que a prova foi interrompida pela primeira vez, arruinou a sua corrida, já que tinha parado para trocar de pneus enquanto o Safety Car ainda estava em pista. Com isso perdeu várias posições e os seus adversários, os que ainda não tinham parado, conseguiram trocar de pneus sem perder tempo nem posições. 

Lando  Norris diz que esta é a pior regra que alguma vez foi pensada para a Fórmula 1, referindo-se à vitória de Pierre Gasly em Monza em 2020, quando o francês aproveitou período semelhante para trocar de pneus. “Provavelmente a pior regra jamais inventada por alguém, ser possível trocar de pneus sob bandeira vermelha”, disse o piloto da McLaren à Sky. “Já o dissemos no ano passado, não para tirar nada a Pierre, porque as pessoas provavelmente diriam que é isso que estou a tentar fazer, mas com a sua corrida de Monza no ano passado, Pierre conseguiu mudar os pneus sem perder nada. Não sinto que seja merecido, é apenas sorte, e é sorte que não precisa de ser dada a alguém e isso é praticamente o que é, apenas dada a alguém. Arruinou a nossa corrida, sinto que se fez tanto só para que me tenha sido retirado. Custa, porque a equipa fez um bom trabalho, achei que o carro estava bem, mas esta regra da treta arruinou tudo. Se Max [Verstappen] tivesse ganho esta corrida, não sei o que aconteceu no incidente da curva 1 com os dois, mas se Max ganhasse só porque conseguiu a paragem livre nas boxes, sinto que a Mercedes se queixaria.”

Norris acabou por conseguir recuperar do fundo do pelotão e conquistar um ponto com o décimo posto e o companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, terminou no quinto lugar. “Melhor do que nada, no lado em que eu estava, Daniel teve sorte e terminou em quinto. Se ambos tivéssemos parado, provavelmente teria sido um dos piores dias que se poderia imaginar para a equipa.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

E a inoportunidade da bandeira vermelha, põem o Safety Car em pista e após umas voltas mostram a bandeira vermelha? A haver interrupção da corrida era logo ao início, situação igual para todos, assim estamos perante uma lotaria e grátis, oferecida a uns em detrimento doutros, mas é a Liberty e o sr Masi em todo o seu esplendor. Benefício total para uns quantos, sendo o Max o maior interessado e depois vem a abécula do Horner dizer que com o Charlie Whiting é que seriam elas. Pois seriam, seriam, mas se calhar na direcção oposta à que a Red… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by ZeCambota
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

A Mercedes também podia ter previsto que seria red flag. Era fácil de prever. Resta a desculpa de ser mais difícil para quem vai na frente. E de qualquer forma paravam o Hamilton e deixavam o Bottas em pista. O Bono anda muito lento a decidir. O Lambiase tem estado melhor.
De qualquer forma o regulamento é ridículo. Já para não falar que hoje só foi aplicado o regulamento quando isso trazia vantagens ao show.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Sousa
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Pois, mas a Mercedes pensa mais no campeonato de construtores que a RB. Não trazer Bottas naquela altura apenas para bloquear Max iria fazer com que Bottas caísse bastante no pelotão e aí perdiam um top 3. A única razão que a Rb decidiu ficar em pista era para ter posição na frente que Hamilton, que permitia fazer o que Max fez depois: controlar algum do ritmo do Mercedes, fazendo com que a degradação de pneus fosse maior, visto que perseguir com estes carros é difícil e o Mercedes é dos piores nesse aspecto.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Se o Bottas se mantivesse em pista ficaria nas mesmas condições que o Verstappen. Ficaria em primeiro, a bloquear o Verstappen, entretanto o Hamilton chegaria a terceiro porque duvido que o Verstappen passasse o Bottas em pista. Quando o Verstappen parasse, o Bottas parava também. Teria sempre o 3o lugar. Já não estou bem recordado de tudo o que se passou mas acho que o que digo era uma possibilidade. De qualquer forma a Red Bull tem sempre vantagem porque o Verstappen atua como quem não tem nada a perder. De qualquer forma tudo ok. Quem venceu foi o Hamilton,… Ler mais »

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

“(…) o Mercedes é dos piores nesse aspecto.” Lá está o ministro da propaganda Joseph Goebbels a fazer das suas. Como é que um carro low rake, que depende menos da pressão do ar para criar “downforce” sofre mais no ar sujo que um carro que com a traseira mais levantada estando mais sujeito ao arrasto mas criando mais pressão aerodinâmica. Eh pá, numa pista destas é óbvio que LH iria perder alguns décimos no primeiro sector com o ar sujo, mas o que ia buscar em aceleração e velocidade de topo mais do que compensaram. Max nunca ganharia esta… Ler mais »

inoferreira
2 anos atrás

Lando apenas foste apanhado na tentativa de benefício ao Max.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

E o Horner ainda tem a lata de dizer que são prejudicados. Max não entra, fica em primeiro e uma volta depois recebe uma troca de pneus grátis. Basicamente sendo beneficiado com a decisão de só suspender a corrida depois de várias voltas.

Mas claro que aqui Horner e Marko já não se queixam de Masi. Só quando dá jeito né? hahahaha

alexis
alexis
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A isto chama-se o poder do dinheiro, nunca nos podemos esquecer que a RedBull tem duas equipas e isso cria muita manipulação, o Masi há muito tempo que anda com os touros ao colo e ontem foi flagrante.

917/30
2 anos atrás

looool Em Imola ninguém se queixou quando LH mudou de pneus, nem quando lhe repararam o carro em Silverstone…já ontem “foi para ajudar o Max”… é um fartote de rir com estes comentários.

IceMan__9__10
IceMan__9__10
Reply to  917/30
2 anos atrás

Roubar é com uma pistola…o cão max sujeita-se a ser campeão graças ao nr de vitórias…a vergonha de spa a decidir o campeonato…tristeza…

917/30
Reply to  IceMan__9__10
2 anos atrás

Spa? 5 pontos? Em silverstone foram pelo menos 18 que a donzela Hamilton roubou Max!

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  917/30
2 anos atrás

Já para não falar que em Ímola Hamilton vinha com uma volta de atraso.

Alguns por aqui esquecem se devido a outros tipos de “atraso”.

Pity
Pity
2 anos atrás

Vejo vários comentários condenando começarem por safety car e depois bandeira vermelha. Tirando casos flagrantes, como o acidente da F2, o procedimento normal é mesmo o que foi seguido. Se recordarmos anos anteriores, sempre foi assim, começa com safety car mas, se a direcção de corrida vir que a situação vai ser demorada ou perigosa, dá bandeira vermelha. Não se trata de beneficiar este ou aquele, mas é óbvio que uns serão beneficiados e outros prejudicados. Haverá forma de resolver isso? Há sim: parque fechado em bandeira vermelha. Cabe à GPDA pressionar a FIA para tal. Será justo para todos… Ler mais »

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  Pity
2 anos atrás

É bem verdade o que diz e é uma situação que não faz qualquer sentido ainda existir na F1, neste caso beneficiou o Max, mas também já existiram situações que foram ao contrário, estou-me por exemplo a lembrar do GP Emilia-Romana (Monza) em que o LH escapou a uma provável desistência à conta de uma bandeira vermelha.

50F1
50F1
2 anos atrás

Independente do piloto ou equipe, essa regra da bandeira vermelha está errada. Quando a corrida para os carros devem permanecer na mesma condição em que estavam. Não deveria ser permitido encostar no carro para além de ajudar o piloto a entrar ou sair dele. Entendo que a bandeira vermelha é uma paralisação da corrida, sendo assim nada de trocar bico ou pneus. Isso deve ser feito com a corrida em andamento. Justifico porque é uma paralisação de segurança, portanto deve ser uma paralisação com as mesmas condições de volta de quando parou. Se algum piloto está com o bico danificado… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado