Rali de Fafe/Montelongo: Oliver Solberg bateu forte no shakedown

Por a 2 Outubro 2020 17:55

Não correu nada bem a vinda de Oliver Solberg a Portugal para o Rali de Fafe/Montelongo, já que no Shakedown da prova, realizado esta tarde o jovem piloto sueco teve uma aparatosa saída de estrada, deixando o VW Polo GTI R5 da forma que se vê na foto. Neste contexto – se não houver nenhum ‘milagre’ (depende do ‘estrago’), adeus rali, para a semana há mais, na Sardenha: “Não foi o início do Rally Fafe Montelongo que queríamos… Eu e o Aaron estamos bem, mas eu não queria dar tanto trabalho à minha equipa da noite para o dia! Eu sei que eles vão tentar tudo o que for possível para nos reparar o carro e começar o rally amanhã”.

De resto, tudo a postos para a estreia do Rally Fafe Montelongo e do Demoporto no FIA ERC (European Rally Championship), naquela que será a terceira prova da temporada no Campeonato da Europa FIA de Ralis. A mítica região minhota, considerada a ‘Catedral’ dos ralis em Portugal, será palco de 18 classificativas de asfalto, divididas entre sábado e domingo.

Hoje foi dia de Shakedown, realizado no troço de Vila Pouca, com 3,3 quilómetros, que já teve as condições de chuva/seco que são esperadas para as classificativas do rali. A grande notícia do dia foi o despiste do jovem Oliver Solberg (19 anos), durante a segunda passagem pelo Shakedown. O piloto sueco sofreu uma saída de estrada que deixou o Volkswagen Polo GTi R5 bastante danificado, com a equipa de mecânicos da equipa de Petter Solberg – onde está o português Marco Moreiras – a ter agora de avaliar se é possível recuperar o carro para o arranque da competição, amanhã de manhã. Tanto Oliver Solberg como o navegador Aaron Johnston, recentes vencedores do Rali da Letónia e atuais segundos classificados do FIA ERC, saíram ilesos do incidente.

Os finlandeses Emil Lindholm e Mikael Korhonen (SkodaFabia Rally2 Evo) foram os mais rápidos do Shakedown, registando o tempo de 1m57,250sna sua melhor passagem. Os irlandeses CraigBreen e Paul Nagleconseguiram o segundo melhor tempo (1m57,527s), no Hyundai i20 R5 patrocinado pela marca indiana de pneus MRF Tyres. Os atuais líderes do campeonato, AlexeyLukyanuk e Dmitry Eremeev (Citroën C3 R5), ficaram noterceiro lugar, mas a eventual desistência de Solberg poderá deixar o piloto russo, campeão europeu em 2018, sem um dos seus grandes opositores na luta pela vitória em Fafe. Referência ainda para João Barros e Jorge Henriques (Citroën C3 R5), a dupla portuguesa mais rápida neste Shakedown, no 14.º lugar.

Créditos: Foto by Pixel Prego a Fundo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

“É fácil”. Estão pertinho e toda a ir buscar peças ao carro do Pedro Meireles.

onhiram
onhiram
3 anos atrás

Boa tarde, apenas uma correção ao jornalista do Autosport, o Oliver Solberg é norueguês, é filho de Petter Solberg. Obrigado.

Billy Bob
Billy Bob
Reply to  onhiram
3 anos atrás

Mas é sueco meu caro, a mãe é Sueca, tudo certo na noticia.
Esperemos é que consiga estar á partida…

últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado