F1: O regresso da McLaren Mercedes

Por a 1 Outubro 2019 14:00

Foi com alguma surpresa que foi recebida a notícia do regresso da parceira McLaren Mercedes para 2021, um contrato de duração de três épocas.

A decisão terá sido tomada por Andreas Seidl, cuja primeira tarefa quando chegou à McLaren terá sido apresentar uma lista de itens onde a equipa devia melhorar para chegar ao topo. Um novo túnel de vento foi um dos primeiros pedidos e a troca de motores chegou pouco depois. Seidl é o homem responsável por esta decisão e terá de arcar com as consequências no futuro. Seidl mostrou coragem para mudar, o que é bom num líder.

Mas os primeiros sinais mostram logo à partida que a Renault continua a desiludir. A mudança da McLaren da Honda para a Renault terá sido feita para agradar Fernando Alonso e encontrar uma solução a curto prazo, o que se revelou infrutífero. A Honda ainda está longe do topo, mas a decisão da McLaren deixar a Renault mostra que os homens de Woking não estão convencidos que a marca francesa também chegue ao nível que precisam.

Cyril Abiteboul disse que a ambição da McLaren não é a mesma da Renault… resta saber o que pretende dizer o francês, pois a McLaren optou pelo melhor motor dos últimos cinco anos, apenas suplantado pela Ferrari este ano (ou a meio do ano passado, para ser mais exacto). A Renault ficará assim reduzida a fornecer motores à sua equipa, o que não deixa de ser significativo. Numa F1 onde 10 equipas dependem de quatro fornecedores, a Renault fornecer apenas a sua equipa mostra que algo está mal. O futuro da Renault é agora cada vez mais incerto, pois esta separação é um mau golpe de marketing para a marca que, apesar de estar num grupo forte no mundo do automobilismo, nunca pareceu disposta a fazer loucuras, nem tem apostado as suas fichas de forma eficaz. Há muitas questões a serem colocadas na Renault e os responsáveis (mais uma vez) terão de avaliar muito bem o futuro e limar as arestas.

Para a McLaren é um regresso ao passado. Um regresso a uma parceria que rendeu, um titulo de construtores, três títulos de pilotos em 351 GP, com 78 vitórias e 76 poles. Foi a McLaren feliz com a Mercedes? Não foi um conto de fadas e os resultados nem sempre foram os melhores (alguns motores germânicos claudicaram em momentos cruciais). Mas foi a parceria mais estável e que permitiu o ressurgir da equipa após a era Honda, a que se sucederam alguns anos de experiências menos conseguidas.

Mas se a McLaren quer chegar ao topo, faz sentido ter um motor Mercedes? Faz. A Mercedes tem um motor vencedor e que permitirá à McLaren aproximar-se do topo ou até chegar lá. E a ideia de Andreas Seidl parece ser interessante. Primeiro quer-se focar em percorrer o caminho com as melhores ferramentas à disposição. Depois disso serão tomadas decisões, que permitirão a “instalação” da equipa entre as melhores.

Mas esse cenário é ainda algo distante e se o motor Renault não serve para a tarefa, o motor Mercedes é a única opção que resta para a equipa britânica. Para a McLaren ser uma candidata crónica ao título, idealmente teria um fornecedor único, ou mais dedicado, o que se pretendia com a Honda. Mas ainda estamos algo longe desse cenário. Para chegar lá é preciso muito trabalho. Garantir a melhor opção possivel de motor neste momento é uma forma inteligente e sensata de percorrer o caminho. E no futuro quem sabe a McLaren consegue atrair um construtor de motores e então continuar com o plano que Ron Dennis idealizou, mas desta vez sem percalços.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado