Yusuke Hasegawa, responsável da Honda para a F1, considera que ter uma segunda equipa na disciplina iria permitir ao construtor japonês evoluir e ultrapassar os atuais problemas que enfrenta, em vez da atual parceria exclusiva com a McLaren. Esta parceria reiniciou-se em 2015 e no ano passado houve alguma evolução com a equipa a terminar na sexta posição do campeonato de construtores, depois de na época anterior sido nona. O desempenho de 2016 parece agora difícil de repetir devido à falta de fiabilidade e performance demonstrada nos testes de pré-época, onde conseguiu completar 425 voltas em oito dias, contra 621 de média de todas as outras equipas.
Yasegawa não tem dúvidas que uma das coisas que ajudaria muito a Honda a sair da atual situação seria ter uma segunda equipa, algo a que a McLaren, nos tempos de Ron Dennis, se opôs claramente. “Se tivermos duas amostras para análise será melhor. Mas para fazer isso teremos de ter mais recursos em termos d engenheiros e de momento não estamos prontos para isso, mas talvez seja o que precisamos”, admitiu o responsável da Honda para a F1. Recorrer a mais equipas clientes teria, pelo menos, permitido ao construtor japonês ter tido mais tempo de pista depois de um inverno tão complicado como a McLaren teve.
Yasegawa adianta que está a tentar utilizar uma melhoria da unidade de potência de 2016 como motivação para os seus colaboradores replicarem esse progresso, apesar das recentes críticas feitas por Fernando Alonso acerca da falta de performance do motor Honda. “As equipas de topo estiveram a um nível alto no ano passado e nós começamos num nível baixo e vamos melhorar. A relação é muito positiva, mas porque mudamos de conceito talvez que ainda tenhamos muito caminho a recuperar. Claro que Fernando tem expetativas (numa rápida melhoria) e nós deveremos proporcioná-la. Por isso temos de mostrar uma boa performance e não apenas com palavras”, reconheceu ainda o responsável da Honda para a F1. Yusuke Yasegawa espera que na Austrália possa mostrar francas melhorias, tendo frisado que houve lugar a uma alteração do mapeamento do motor para melhorar a utilização do mesmo e evitar problemas de fiabilidade.











