Mads Ostberg vence Batalha de Helsínquia | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Mads Ostberg vence Batalha de Helsínquia

José Luis Abreu by José Luis Abreu
26 Julho, 2014
in Ralis
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Depois do que o mundo viu com o sucesso do WRC Fafe Rali Sprint muitos pensaram também em fazer algo do género, mas só mesmo os finlandeses tinham os ingredientes certos para fazer outro tipo de receita, que também tivesse direito a uma estrela Michelin (prémio para os melhores restaurantes do Mundo de acordo com os ‘provadores’ da Michelin). O sucesso da Batalha de Helsínquia foi alcançado, já que se tratou de um evento que colocou frente a frente as estrelas finlandesas do passado com os ‘artistas’ do WRC atuais. Perante cerca de 30.000 pessoas que coloriram bem o traçado citadino de Helsínquia, o vencedor foi Mads Ostberg.

Não é fácil fazer outro evento na semana anterior à prova do WRC, no caso o Rali da Finlândia, que tenha tanto sucesso quanto tem tido o WRC Fafe Rali Sprint, que tem como grande vantagem a recuperação de um troço míticos dos anos de ouro dos ralis, e o seu inesquecível salto, que faz parte de tantos ‘teasers’ da modalidade.

É no mínimo irónico que parte do ‘teaser’ feito pelos homens do WRC para promover os anos mais recentes do WRC seja feito aproveitando imagens de um evento… que não pertence ao WRC, o Fafe Rali Sprint. É daquele tipo de paixão que os promotores precisam para a modalidade, é isso que os homens da FIA querem ver nos ralis, mas não há muitos públicos no mundo onde seja possível ver isso. Vê-se muito na Argentina e em Portugal, mas mais no evento de Fafe que no rali propriamente dito. Por isso foi sem surpresa que se ouviu dizer a Carlos Barbosa, Presidente do ACP que a “verdadeira paixão pelos ralis está no norte”. Eventos como esta “Batalha de Helsínquia” poderão multiplicar-se no WRC, mas com a altura da fasquia colocada pelo WRC Fafe Rali Sprint, não será fácil igualar ou ultrapassar a contribuição que esse evento dá aos ralis.

Artigos relacionados

WRC, Elfyn Evans gere rali difícil na Estónia: “pontos decentes, o melhor que estava ao alcance”

20 Julho, 2026
WRC: Takamoto Katsuta de ‘olho’ na rota do título mundial

WRC, Sébastien Ogier: “irei para a Finlândia com uma meta mais alta…”

20 Julho, 2026

Em Helsínquia, os organizadores do Rali da Finlândia foram ‘buscar’ os seus antigos ‘Finlandeses Voadores’ e colocaram-nos frente a frente com os pilotos de agora. O que se ficou a saber, é que todos eles ainda estariam em condições de dar espectáculo com os carros atuais, mas o que o ‘povo’ queria mesmo era que lhes colocassem na mãos os carros da altura. Isso é que era.

Num traçado desenhado nas ruas do centro de Helsínquia, seis ‘estrelas’ do WRC atual lutaram contra quatro ‘lendas’ finlandesas do WRC. Juntando, Mads Ostberg, Jari- Matti Latvala, Mikko Hirvonen, Juho Hanninen, Thierry Neuville e o Campeão do Mundo, Sebastien Ogier. Do outro lado, Markku Alen, Marcus Gronholm, Juha Kankkunen e Tommi Makinen. Num dia de verão finlandês perfeito, mais de 30.000 espectadores reuniram-se para assistir ao evento, que começou com Kankkunen a dar umas voltas à pista de 1,65 km pilotando o Audi Sport Quattro S1 ex-Hannu Mikkola em 1985. A primeira competição envolveu as ‘lendas’, a segunda os restantes pilotos. Venceu Mads Ostberg, que bateu duas vezes Marcus Gronholm na final.

Entre os ‘velhotes’, Gronholm esteve imbatível ao volante de um Hyundai i20 WRC. O finlandês foi mais rápido 0.8s que Makinen, em Ford Fiesta WRC, que falhou uma passagem de caixa no gancho final e perdeu por causa disso. Kankkunen, num Citroen DS3 WRC foi terceiro (1m33.6s) enquanto Alen, num Volkswagen Polo R WRC foi quarto (1m36.4s). Na luta dos pilotos atuais, Ostberg teve como melhor registo 1m28.0s, Ogier foi segundo com 1m28.3s, enquanto Neuville e Hirvonen empataram no terceiro lugar com 1m28.5s. Latvala foi o quinto com 1m29.0s.

Passaram à final Gronholm e Ostberg, que registou 1m27.4s, batendo Gronholm por 1.8s: “É sempre bom vencer, e esta vitória é um perfeito warm-up para a próxima semana no Rali da Finlândia. O sentimento de vitória é bom, além disso esta é a primeira vitória com a Citroën Total de Abu Dhabi World Rally Team!”.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Ralis

WRC, Elfyn Evans gere rali difícil na Estónia: “pontos decentes, o melhor que estava ao alcance”

by José Luis Abreu
20 Julho, 2026
WRC: Takamoto Katsuta de ‘olho’ na rota do título mundial
Newsletter

WRC, Sébastien Ogier: “irei para a Finlândia com uma meta mais alta…”

by José Luis Abreu
20 Julho, 2026
Next Post

Fórmula 1: hipótese do uso de lastros em cima da mesa

VÍDEO: O acidente de Tim Mullen nas 24 Horas de Spa

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
CPM: Tomás Pinto pisca o olho ao título absoluto

CPM: Tomás Pinto pisca o olho ao título absoluto

21 Julho, 2026
Fiat baixa preços e diversifica motores

Fiat baixa preços e diversifica motores

21 Julho, 2026

F1: McLaren volta a testar asa traseira rotativa

21 Julho, 2026
CPM: José Rodrigues reforça liderança nos GT

CPM: José Rodrigues reforça liderança nos GT

21 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright