Mads Ostberg vence Batalha de Helsínquia

Por a 26 Julho 2014 23:53

Depois do que o mundo viu com o sucesso do WRC Fafe Rali Sprint muitos pensaram também em fazer algo do género, mas só mesmo os finlandeses tinham os ingredientes certos para fazer outro tipo de receita, que também tivesse direito a uma estrela Michelin (prémio para os melhores restaurantes do Mundo de acordo com os ‘provadores’ da Michelin). O sucesso da Batalha de Helsínquia foi alcançado, já que se tratou de um evento que colocou frente a frente as estrelas finlandesas do passado com os ‘artistas’ do WRC atuais. Perante cerca de 30.000 pessoas que coloriram bem o traçado citadino de Helsínquia, o vencedor foi Mads Ostberg.

Não é fácil fazer outro evento na semana anterior à prova do WRC, no caso o Rali da Finlândia, que tenha tanto sucesso quanto tem tido o WRC Fafe Rali Sprint, que tem como grande vantagem a recuperação de um troço míticos dos anos de ouro dos ralis, e o seu inesquecível salto, que faz parte de tantos ‘teasers’ da modalidade.

É no mínimo irónico que parte do ‘teaser’ feito pelos homens do WRC para promover os anos mais recentes do WRC seja feito aproveitando imagens de um evento… que não pertence ao WRC, o Fafe Rali Sprint. É daquele tipo de paixão que os promotores precisam para a modalidade, é isso que os homens da FIA querem ver nos ralis, mas não há muitos públicos no mundo onde seja possível ver isso. Vê-se muito na Argentina e em Portugal, mas mais no evento de Fafe que no rali propriamente dito. Por isso foi sem surpresa que se ouviu dizer a Carlos Barbosa, Presidente do ACP que a “verdadeira paixão pelos ralis está no norte”. Eventos como esta “Batalha de Helsínquia” poderão multiplicar-se no WRC, mas com a altura da fasquia colocada pelo WRC Fafe Rali Sprint, não será fácil igualar ou ultrapassar a contribuição que esse evento dá aos ralis.

Em Helsínquia, os organizadores do Rali da Finlândia foram ‘buscar’ os seus antigos ‘Finlandeses Voadores’ e colocaram-nos frente a frente com os pilotos de agora. O que se ficou a saber, é que todos eles ainda estariam em condições de dar espectáculo com os carros atuais, mas o que o ‘povo’ queria mesmo era que lhes colocassem na mãos os carros da altura. Isso é que era.

Num traçado desenhado nas ruas do centro de Helsínquia, seis ‘estrelas’ do WRC atual lutaram contra quatro ‘lendas’ finlandesas do WRC. Juntando, Mads Ostberg, Jari- Matti Latvala, Mikko Hirvonen, Juho Hanninen, Thierry Neuville e o Campeão do Mundo, Sebastien Ogier. Do outro lado, Markku Alen, Marcus Gronholm, Juha Kankkunen e Tommi Makinen. Num dia de verão finlandês perfeito, mais de 30.000 espectadores reuniram-se para assistir ao evento, que começou com Kankkunen a dar umas voltas à pista de 1,65 km pilotando o Audi Sport Quattro S1 ex-Hannu Mikkola em 1985. A primeira competição envolveu as ‘lendas’, a segunda os restantes pilotos. Venceu Mads Ostberg, que bateu duas vezes Marcus Gronholm na final.

Entre os ‘velhotes’, Gronholm esteve imbatível ao volante de um Hyundai i20 WRC. O finlandês foi mais rápido 0.8s que Makinen, em Ford Fiesta WRC, que falhou uma passagem de caixa no gancho final e perdeu por causa disso. Kankkunen, num Citroen DS3 WRC foi terceiro (1m33.6s) enquanto Alen, num Volkswagen Polo R WRC foi quarto (1m36.4s). Na luta dos pilotos atuais, Ostberg teve como melhor registo 1m28.0s, Ogier foi segundo com 1m28.3s, enquanto Neuville e Hirvonen empataram no terceiro lugar com 1m28.5s. Latvala foi o quinto com 1m29.0s.

Passaram à final Gronholm e Ostberg, que registou 1m27.4s, batendo Gronholm por 1.8s: “É sempre bom vencer, e esta vitória é um perfeito warm-up para a próxima semana no Rali da Finlândia. O sentimento de vitória é bom, além disso esta é a primeira vitória com a Citroën Total de Abu Dhabi World Rally Team!”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado