Quando tudo apontava que poderia regressar aos triunfos em competições do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues foi vítima de uma queda ao km12 da derradeira etapa do Desafio Ruta 40, prova que se disputou na Argentina, em pistas que já por diversas vezes foram utilizadas no Dakar.
O piloto oficial da Honda partiu para a derradeira etapa em boas condições de assegurar a vitória na prova, mas a queda terminou com tudo: “Ao km 12 num percurso rápido, a roda da frente escorregou e tive uma queda forte caí. Tentei começar novamente mas estava com muita dor na minha anca e todos os instrumentos da moto estavam muito danificados devido ao acidente. Estou desapontado porque fiz o meu melhor numa corrida onde provei estar rápido e pronto para vencer. A moto esteve sempre bem e equipa fez um trabalho perfeito. Está tudo bem comigo e agora vou recuperar e concentrar-me na segunda parte da temporada a partir do Rally dos Faraós em diante”, explicou o piloto Honda.
Assim sendo, o vencedor foi o norte-americano Kurt Caselli, naquela que é a sua primeira grande vitória desde que passou para o TT. O motard da KTM bateu ‘Chaleco’ López por apenas 43 segundos, com o atual campeão em título e líder do Mundial, Marc Coma a ser terceiro num pódio totalmente KTM. Paulo Gonçalves foi sexto com a Honda da Speedbrain, atrasando-se no Mundial face ao líder Coma: “Foi pena o erro de navegação na quarta etapa, mas estou bastante satisfeito com o meu desempenho”, disse.
Os MINI da X-Raid dominaram nos automóveis, com Nani Roma a vencer na frente do seu companheiro Orlando Terranova, que tinha Paulo Fiúza a seu lado, e da Toyota do boliviano Marco Bulacia. A quinta ronda do Campeonato do Mundo será o brasileiro Rali dos Sertões, de 23 de Julho a 4 de Agosto.












