Neuville à altura de Ogier no Rali da Alemanha?

Por a 21 Agosto 2013 20:15

Vai amanhã para a estrada o Rali da Alemanha, prova onde Sébastien Ogier pode assegurar o seu primeiro título mundial de ralis. Contudo, pelo que se tem visto nas últimas provas, Thierry Neuville, está cada vez mais perto de estar em condições de dar luta ao francês, e sendo a prova alemã em asfalto, muitos acreditam que o belga vai dar dores de cabeça a Ogier na luta pela vitória.

Sébastien Ogier pode antecipar já a conquista do título de Pilotos (sendo, para isso, necessário que consiga mais 22 pontos que os segundos classificados do campeonato, Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville). Por outro, é a primeira vez que a VW corre em casa, o que coincide também com a sua estreia a nível oficial e de WRC no rali alemão.

Neuville é apontado como o maior adversário do francês nos troços germânicos. Depois de três pódios (e dois segundos lugares) consecutivos, o belga entra no seu terreno de eleição à procura da sua primeira vitória no WRC. Mas para isso, por certo, terá que contar com a ajuda de qualquer deslize de Ogier ou do seu Polo R e com um Ford Fiesta WRC verdadeiramente competitivo, numa superfície onde sempre ficou a dúvida se o carro da M-Sport não ‘dava mais’ porque estava no limite da evolução ou porque os pilotos que o guiavam nunca foram especialistas em alcatrão.

Neste previsível duelo a dois, o ‘piano’ pode ser tocado a mais mãos. Jari-Matti Latvala, no segundo VW Polo R WRC, e Mads Ostberg, no Ford Fiesta WRC da M-Sport, são sempre candidatos a impressionar mas terão que correr mais riscos que Ogier e Neuville e, mais importante que isso, manterem-se dentro da estrada!

Papel complicado prevê-se para a Citroën que procura sair da espiral recessiva que parece ter entrado desde que Sébastien Loeb ‘abandonou’ a equipa. A porta do sucesso fica, no entanto, entreaberta na Alemanha, onde desde que o rali entrou para o WRC a marca francesa nunca foi batida. Dani Sordo terá uma das suas raras hipóteses de fazer subir a sua cotação no mercado de pilotos que, como se sabe, não está famosa, dada a sua aptidão para as provas de asfalto. Por seu lado, Mikko Hirvonen tudo fará para mostrar que ainda é o chefe de fila na equipa francesa mas também é sabido que as classificativas de asfalto nunca foram o seu mais forte trunfo.

Fora desta luta mas debaixo de grande expetativa aparece a prestação Robert Kubica, que disputará o seu primeiro rali de alcatrão no WRC e, por isso, se assume claramente como favorito no WRC 2. O polaco sabe que poderá estar a jogar na Alemanha um lugar na equipa oficial da Citroën em 2014 e que, para aumentar as suas hipóteses nessa situação, seria importante derrotar a agressiva concorrência que ‘vai a jogo’ com os novos e mais evoluídos Ford Fiesta R5, de pilotos como Elfyn Evans ou Eyvind Brynildsen, ou até com os ‘velhinhos’ Skoda Fabia S2000 guiados pelos rápidos Sepp Wiegand e Hayden Paddon. A prova vai para a estrada amanhã à tarde.

Horário

Dia 1

Quinta-feira, 22 agosto

Cerimónia de partida (Koln) 15h00

PE 1, Blankenheim (23,60 km) 16h53

PE 2, Sauertal (14,10 km) 18h53

Assistência 19h38

Dia 2

Sexta-feira, 23 de agosto

Partida (Trier – Viehmarkt) 08h30

PE 3, Mittelmosel 1 (22,95 km) 09h43

PE 4, Moselland 1 (22,79 km) 10h31

PE 5, Grafschaft 1 (19,94 km) 11h24

Assistência (Trier) 12h54

PE 6, Mittelmosel 2 (22,95 km) 15h12

PE 7, Moselland 2 (22,79 km) 16h00

PE 8, Grafschaft 2 (19,94 km) 16h53

Assistência (Trier) 18h23

Chegada (Trier – Viehmarkt) 19h26

Dia 3

Sábado, 24 de agosto

Partida (Trier – Viehmarkt) 06h00

PE 9, Stein & Wein 1 (26,54 km) 07h03

PE 10, Peterberg 1 (9,23 km) 08h06

PE 11, Arena Panzerplatte 1 (41,08 km) 09h29

Assistência (Trier) 12h14

PE 12, Stein & Wein 2 (26,54 km) 13h25

PE 13, Peterberg 2 (9,23 km) 14h28

PE 14, Arena Panzerplatte 2 (41,08 km) 15h51

Assistência (Trier) 18h06

Chegada (Trier – Veihmarkt) 19h09

Dia 4,

Domingo, 25 de agosto

Partida (Trier – Viehmarkt) 07h00

PE 15, Dhrontal 1 (24,58 km) 08h18

PE 16, Dhrontal 2 (24,58 km) 10h36

Assistência (Trier) 11h46

Chegada (Trier, Porta Nigra) 12h00

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado