Neuville à altura de Ogier no Rali da Alemanha?
Vai amanhã para a estrada o Rali da Alemanha, prova onde Sébastien Ogier pode assegurar o seu primeiro título mundial de ralis. Contudo, pelo que se tem visto nas últimas provas, Thierry Neuville, está cada vez mais perto de estar em condições de dar luta ao francês, e sendo a prova alemã em asfalto, muitos acreditam que o belga vai dar dores de cabeça a Ogier na luta pela vitória.
Sébastien Ogier pode antecipar já a conquista do título de Pilotos (sendo, para isso, necessário que consiga mais 22 pontos que os segundos classificados do campeonato, Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville). Por outro, é a primeira vez que a VW corre em casa, o que coincide também com a sua estreia a nível oficial e de WRC no rali alemão.
Neuville é apontado como o maior adversário do francês nos troços germânicos. Depois de três pódios (e dois segundos lugares) consecutivos, o belga entra no seu terreno de eleição à procura da sua primeira vitória no WRC. Mas para isso, por certo, terá que contar com a ajuda de qualquer deslize de Ogier ou do seu Polo R e com um Ford Fiesta WRC verdadeiramente competitivo, numa superfície onde sempre ficou a dúvida se o carro da M-Sport não ‘dava mais’ porque estava no limite da evolução ou porque os pilotos que o guiavam nunca foram especialistas em alcatrão.
Neste previsível duelo a dois, o ‘piano’ pode ser tocado a mais mãos. Jari-Matti Latvala, no segundo VW Polo R WRC, e Mads Ostberg, no Ford Fiesta WRC da M-Sport, são sempre candidatos a impressionar mas terão que correr mais riscos que Ogier e Neuville e, mais importante que isso, manterem-se dentro da estrada!
Papel complicado prevê-se para a Citroën que procura sair da espiral recessiva que parece ter entrado desde que Sébastien Loeb ‘abandonou’ a equipa. A porta do sucesso fica, no entanto, entreaberta na Alemanha, onde desde que o rali entrou para o WRC a marca francesa nunca foi batida. Dani Sordo terá uma das suas raras hipóteses de fazer subir a sua cotação no mercado de pilotos que, como se sabe, não está famosa, dada a sua aptidão para as provas de asfalto. Por seu lado, Mikko Hirvonen tudo fará para mostrar que ainda é o chefe de fila na equipa francesa mas também é sabido que as classificativas de asfalto nunca foram o seu mais forte trunfo.
Fora desta luta mas debaixo de grande expetativa aparece a prestação Robert Kubica, que disputará o seu primeiro rali de alcatrão no WRC e, por isso, se assume claramente como favorito no WRC 2. O polaco sabe que poderá estar a jogar na Alemanha um lugar na equipa oficial da Citroën em 2014 e que, para aumentar as suas hipóteses nessa situação, seria importante derrotar a agressiva concorrência que ‘vai a jogo’ com os novos e mais evoluídos Ford Fiesta R5, de pilotos como Elfyn Evans ou Eyvind Brynildsen, ou até com os ‘velhinhos’ Skoda Fabia S2000 guiados pelos rápidos Sepp Wiegand e Hayden Paddon. A prova vai para a estrada amanhã à tarde.
Horário
Dia 1
Quinta-feira, 22 agosto
Cerimónia de partida (Koln) 15h00
PE 1, Blankenheim (23,60 km) 16h53
PE 2, Sauertal (14,10 km) 18h53
Assistência 19h38
Dia 2
Sexta-feira, 23 de agosto
Partida (Trier – Viehmarkt) 08h30
PE 3, Mittelmosel 1 (22,95 km) 09h43
PE 4, Moselland 1 (22,79 km) 10h31
PE 5, Grafschaft 1 (19,94 km) 11h24
Assistência (Trier) 12h54
PE 6, Mittelmosel 2 (22,95 km) 15h12
PE 7, Moselland 2 (22,79 km) 16h00
PE 8, Grafschaft 2 (19,94 km) 16h53
Assistência (Trier) 18h23
Chegada (Trier – Viehmarkt) 19h26
Dia 3
Sábado, 24 de agosto
Partida (Trier – Viehmarkt) 06h00
PE 9, Stein & Wein 1 (26,54 km) 07h03
PE 10, Peterberg 1 (9,23 km) 08h06
PE 11, Arena Panzerplatte 1 (41,08 km) 09h29
Assistência (Trier) 12h14
PE 12, Stein & Wein 2 (26,54 km) 13h25
PE 13, Peterberg 2 (9,23 km) 14h28
PE 14, Arena Panzerplatte 2 (41,08 km) 15h51
Assistência (Trier) 18h06
Chegada (Trier – Veihmarkt) 19h09
Dia 4,
Domingo, 25 de agosto
Partida (Trier – Viehmarkt) 07h00
PE 15, Dhrontal 1 (24,58 km) 08h18
PE 16, Dhrontal 2 (24,58 km) 10h36
Assistência (Trier) 11h46
Chegada (Trier, Porta Nigra) 12h00
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