WTCR, Itália: Nestor Giorlami faz a pole, Monteiro eliminado na Q1

Por a 23 Julho 2022 15:27

O WTCR visita este fim de semana o circuito de Vallelunga, em Itália, onde já tivemos duas sessões de treinos e uma sessão de qualificação que definiu as grelhas para as duas corridas de amanhã. Nestor Giorlami foi o mais rápido, Monteiro começou bem o dia, mas acabou eliminado na Q1.

No primeiro treino livre, foi Nathanael Berthon (Audi) a fazer o melhor tempo (1:15.287) seguido de Gilles Magnus (Audi) e Nestor Girolami (Honda), com os Audi a mostrarem um bom andamento nesta primeira sessão de treinos. Tiago Monteiro foi oitavo e dava boas indicações. No segundo treino livre, foram os Hyundai a fazer os melhores tempos, com Nobert Michelisz (Hyundai) a levar a melhor sobre Mikel Azcona (Hyundai), com Giorlami novamente no top 3. Tiago Monteiro manteve-se no top 10 o que confirmava as melhorias que começamos a ver em Vila Real.

Q1 – Monteiro eliminado

Na qualificação, a Q1 começou com Attila Tassi (Honda) na frente das operações, seguido de Azcona e Michelisz. Esteban Guerrieri (Honda) e Mikel Azcona intrometeram-se nos lugares da frente, pouco antes de Girolami se instalar no primeiro lugar, seguido de Mehdi Benanni (Audi). Depois da sua primeira tentativa, Tiago Monteiro era 11º e tentava a vaga para os 12 melhores. Na segunda metade da Q1, Azcona passou para o topo da tabela, suplantando Girolami. De fora da Q2 nesta altura estavam, Rob Huff (Cupra), Thed Bjork (Lynk &Co), Yann Ehrlacher (Lynk &Co) e Tiago Monteiro, que estava apenas a 0.011seg. de uma vaga para a sessão seguinte da qualificação. Guerrieri voltou a passar para o topo da tabela e tinha a passagem à Q2 garantida, enquanto no fundo da tabela, Ehrlacher não conseguia afastar-se da zona de perigo, com Yvan Muller (Lynk &Co) também em risco e três Lynk & Co na zona de eliminação. Santiago Urrutia era o melhor Lynk &Co com o quarto tempo e Ma Qing Hua (Lynk &Co) era oitavo, faltavam quatro minutos para o fim da sessão.

Nas últimas tentativas Muller tentou chegar aos doze primeiros, mas levantou o pé para não tirar Ehrlacher. Ficavam de fora na Q1 Monteiro, Bjork, Huff e Muller, com os carros de Monteiro e Tassi estavam sob investigação.

Q2 – Ehrlacher minimiza perdas

Nas primeiras voltas da Q2 vimos Esteban Guerrieri a ficar novamente na frente de Bennani, com Girolami a ir para o topo da tabela na sua primeira volta lançada. Gilles Magnus e Urrutia completavam o top 5, mas foi por pouco tempo pois os Hyundai intrometeram-se nesta luta e Azcona fez o terceiro tempo, seguido de Michelisz. Depois das primerias voltas, Tom Coronel (Audi) e Ma estavam nos últimos lugares e Urrutia tinha o 10.º posto, que dava a pole para a corrida 2 de domingo.

Os pilotos foram para a pista para as derradeiras voltas e a confusão instalou-se do lado dos Audi, com Berthon, Magnus e Coronel a atrapalharem-se e a perdem muito tempo. Tassi nem sequer passou pela linha de meta a tempo de fazer a sua volta lançada e para a Q3 passavam Giorlami, Guerrieri, Azcona, Michelisz e Berthon. Ehrlacher fez o décimo tempo e ficava com a pole para a corrida 2.

Q3 – Girolami não deu hipóteses

Berthon foi o último a escolher e, por isso, foi o primeiro a ir para a pista, sendo que havia alguma vantagem em ir para a pista em último lugar e, por isso, Girolami escolheu ser o último. Berthon fez um bom tempo, mas foi ultrapassado na tabela por Michelisz ( menos 0.061seg.) mas Mikel Azcona tratou de melhorar o tempo e deixar a concorrência a mais de 0.2 seg. Guerrieri fez uma volta menos conseguida e não conseguiu fazer melhor que os pilotos que já tinham estado em pista, sobrando Girolami para a derradeira volta e o argentino tratou de assinar o melhor tempo no segundo e terceiro setor, o que lhe valeu a pole, sendo o único a entrar no segundo 14 (1:14.811). Ficavam assim definidas as grelhas para as corridas de amanhã, com Girolami a mostrar grande andamento.

Resultados AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado