WTCR, Bahrein: As novidades e as ausências

Por a 10 Novembro 2022 09:59

O campeonato do WTCR regressa (finalmente), depois de três meses de ausências. A Taça do Mundo vive os seus últimos capítulos neste formato e a moribunda competição encaminha-se para as últimas corridas. Bahrein é o palco da penúltima jornada.

Quando o WTCR visitou Vila Real, isto a meio do ano, ainda não havia solução definitiva para as últimas corridas com o cancelamento das rondas asiáticas (mais uma vez). Logo por aí deu para entender que algo se passava, pois no tempo da COVID, as alternativas eram encontradas de forma célere. Os problemas foram-se arrastando, com o caso de Lynk & Co e desde então a morte da competição foi anunciada, com o fim deste formato, ainda não havendo certezas de que tipo de mudanças serão operadas, e falou-se que seria feita uma taça do mundo com um evento apenas. Do lado da WSC, responsável pelo TCR, foi pensado um novo TCR World Tour, que será composto por nove eventos selecionados de várias séries sancionadas pelo TCR em todo o mundo, “dando prioridade às melhores pistas e aos campeonatos mais populares”. Os pilotos que competirem no World Tour receberão mais pontos do que os concorrentes regulares nas várias corridas, que serão disputadas em quatro continentes. Os 15 melhores pilotos do World Tour no final da temporada serão convidados a competir no TCR World Ranking Final, que será organizado em cooperação com a Discovery Sports Events (responsável pelo WTCR) nos quatro meses seguintes ao final do TCR World Tour. O evento decorrerá ao longo de quatro dias em formato de playoff, com os 15 pilotos do TCR World Tour se juntando aos 45 principais pilotos do TCR World Rankings.

Para já, resta aos fãs da competição duas rondas: Bahrein, corrida de suporte do WEC e Arábia Saudita, última corrida do ano.

Não podemos esquecer que Mikel Azcona é líder do campeonato e que poderá ser o vencedor da Taça, sendo perseguido por Nestor Girolami, que está a 35 pontos do líder. Rob Huff, terceiro classificado da competição, não vai correr mais este ano. Problemas com a Zengo Motorsport motivaram a ausência do piloto britânico, que ainda tinha condições para chegar ao título e liderava o troféu de pilotos independentes. Segundo Huff, “como equipa, não temos os recursos necessários para colocar o carro em pista este fim-de-semana e, infelizmente, eu – juntamente com o meu engenheiro e equipa de mecânicos – não tive a oportunidade de me preparar para o que será um dos fins-de-semana mais importantes do ano e, com isto em mente, não tive outra opção senão desistir. Estou extremamente desapontado por não estar a lutar pelo Título Mundial e qualquer pessoa que me conheça saberá, esgotámos todas as opções antes de chegar aqui. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os envolvidos na Zengo Motorsport este ano, especialmente aos meus mecânicos e engenheiros pelo seu trabalho árduo. Estou extremamente desapontado por esta decisão ter tido de ser tomada. Boa sorte a todas as equipas que competiram nas duas últimas rondas do ano e espero ver-vos no paddock em 2023!”

Assim é mais um nome de peso que sai e mais uma facada numa competição condenada. Para garantir uma grelha minimamente decente, agora sem a Lynk&Co, Nick Catsburg juntou-se a Azcona e Norbert Michelisz na BRC e a Comtoyou, além dos quatro carros que opera, vai colocar mais dois carros em pista com Franco Girolami, irmão de Nestor, a vir do TCR Europe para o WTCR e Viktor Davidoski, um macedónio presença habitual no TCR Europe. A Zengő Motorsport levou para o Bahrein Dániel Nagy e Bence Boldizs.

É este o cenário para a penúltima ronda do WTCR. Uma competição que, num ápice, perdeu toda força e todo o interesse. Os amantes das corridas de turismos só podem lamentar esta situação. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado