WEC, Alpine: Uma escolha de motor diferente

Por a 16 Dezembro 2023 16:53

A Alpine terá o segundo motor mais pequeno dos LMDh em pista. O motor 3,4 L V6 Turbo é uma versão adaptada para o endurance do motor Mecachrome que equipa os F2. No teste feito em Portimão, ficamos a saber um pouco mais sobre a escolha da Alpine.

A escolha torna-se mais original, por ser o único motor a ter apenas um turbo. A Mecachrome forneceu a base, mas todo o motor foi revisto e repensado em Viry-Châtillon:

“Este motor é uma combinação da experiência da Alpine, com grande experiência na F1, F2 e Fórmula E, por isso, é o pacote perfeito para nós. A base do motor é a que foi usada na F2, mas há muitas partes que foram alteradas para estarem consoante os regulamentos e com a exigência das corridas de endurance. O motor foi revisto e repensado em Viry Chatillon.”

Um engenheiro da Alpine disse ao AutoSport que a escolha do motor foi feita para aproveitar a base já existente da Mecachrome. Tendo em conta que se trata de uma categoria com BoP, a Alpine está certa que este motor tem o suficiente para garantir o necessário para competir. O facto de ser um motor mais pequeno e com apenas um turbo, faz com que haja algumas vantagens aerodinâmicas. O turbo está montado numa posição central, o que faz com que as laterais do motor estejam um pouco mais abertas, o que ajuda no arrefecimento do motor e no pacote aerodinâmico. O maior desafio esteve na alteração do motor, transformando uma unidade pensada para corridas sprint, para um motor capaz de aguentar corridas de resistência. Foram mudadas algumas partes do motor, desenvolvidos novos mapas.

Apesar deste carro ter muitos componentes fornecidos por terceiros, o que faz com que a tecnologia de raiz da marca seja bem menor do que se fosse um projeto Hypercar, há sempre transferência de conhecimento para os carros de estrada. A questão da economia é algo, segundo Sinault, é certamente replicada nos veículos da marca:

“Desde que estou envolvido em Le Mans, 2009, o consumo de combustível reduziu 30%. E estou certo que esta tecnologia passa para os veículos da estrada”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado