WEC, Alpine: A magia da telemetria

Por a 28 Setembro 2021 15:15

Para ganhar uma corrida, em especial no endurance, é preciso mais do que apenas talento ao volante. É preciso um trabalho exaustivo de análise de dados, especialmente na categoria máxima.

A Alpine deu o salto este ano, passando dos LMP2 para os Hypercars, com um LMP1 não híbrido. Uma subida na exigência pois a análise de dados torna-se muito mais profunda como explicou Thomas Tribotté, engenheiro da Alpine:

“Quando competimos em LMP2, o nosso carro estava equipado com cerca de 200 sensores”, disse Tribotté. “Esta época, esse número subiu para 500! O nosso sistema de telemetria transmite entre 2.000 e 2.500 itens de dados a toda a hora. Para processar e analisar esta informação, os oito engenheiros como eu nas boxes são responsáveis por diferentes aspetos do carro. Por exemplo, temos dois engenheiros de motores que supervisionam a gestão da potência, uma área que é particularmente crucial na classe Hypercar”.

“Os dados podem ser divididos em várias categorias. Em primeiro lugar, há os dados que dizem respeito à fiabilidade do automóvel, nomeadamente a temperatura dos travões, motor e caixa de velocidades, bem como a pressão dos seus pneus. Esta informação essencial está associada a sinais de aviso, alguns dos quais alertam o piloto directamente no interior do automóvel. As temperaturas de corrida são particularmente vitais, especialmente numa corrida como a de Le Mans, onde a temperatura do ar pode variar entre 10°C no meio da noite e 30°C na partida e/ou no fim”.

A atenção prestada a todos estes dados pode ser decisiva… “Uma vez em Le Mans, detectamos um problema apenas 12 voltas após o arranque”, recorda Thomas Tribotté. “Poderíamos ter entrado em pânico e chamar imediatamente o carro para reparações, mas isso teria comprometido seriamente as nossas hipóteses. No entanto, graças à telemetria, pudemos colocar o problema em espera e esperar pelo melhor momento para o resolver, durante uma neutralização. Acabámos por ganhar a classe LMP2”!

Para além das preocupações de fiabilidade, os dados de telemetria também podem dar um contributo fundamental para o desempenho do carro: “Se fizermos um ajuste nas afinações que deveria resultar num ganho de 2% mas que, na realidade, devido às condições prevalecentes, apenas proporciona um ganho de 1,8%, sabemos imediatamente graças à telemetria e o condutor pode corrigir o ajuste”.

Thomas Tribotté e os seus colegas também utilizam este fluxo de dados para aperfeiçoar a estratégia de corrida da equipa… “Procuramos sempre otimizar a quantidade de combustível que o carro transporta e só o chamamos para reabastecimento quando há menos de meio litro no tanque. Os dados à nossa disposição permitem-nos ser tão precisos”.Outro fluxo de dados diz respeito à informação de tempo fornecida pela Race Control. “Embora todas as equipas recebam isto, permite-nos estar atentos ao desempenho dos nossos rivais” conclui Thomas Tribotté. “Combinamos estas informações com as nossas próprias simulações e cálculos para ajustar a nossa estratégia de corrida e maximizar as nossas hipóteses de sucesso”.

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