WEC, 6h de Spa: E se Filipe Albuquerque ganhar à geral?

Por a 30 Abril 2021 10:30

Era um cenário praticamente impensável há umas semanas, mas a possibilidade de vermos um carro que não seja o da categoria de topo a ganhar parece aumentar cada vez mais.

Ontem, na primeira sessão de treinos livres, Filipe Albuquerque fez o melhor tempo à geral. O campeão do mundo e da europa de endurance em LMP2 colocou o tempo de 2:04.083 cerca de 15 minutos na sessão de 90 minutos realizada na tarde de quinta-feira.

Esse esforço foi 0,085 mais rápido do que a volta mais rápida de Nyck de Vries no Prólogo de pré-época que teve lugar em Spa na segunda e terça-feira. Na segunda posição ficou o Alpine A480 LMP1 e seguiram-se quatro LMP2. É preciso percorrer a tabela de tempos até o sétimo posto para vermos o primeiro Toyota LMH a 0.491 seg. da referência. O segundo carro da marca nipónica ficou em 10º a 0.864 seg.

O #38 de António Félix da Costa ficou em 15º a mais de dois segundos do tempo de Albuquerque.

Em LMGTE Pro, os Porsche foram mais rápidos com, seguidos dos dois Ferrari, com o Chevrolet Corvette C8.R #63 a ficar atrás dos dois LMGTE AM, que curiosamente também foram dois Porsche (Team Project 1 e Proton, por esta ordem).

É certo que os LMH estão no começo de vida e que têm ainda muito a melhorar. Mas esta estreia está a ser algo caricata, pois temos a categoria de topo do endurance muito longe de se distanciar da categoria secundária, que já foi penalizada com menos potência e mais peso. A era dos LMH / LMDh promete muito, com muitas marcas associadas e outras com vontade de se associarem, mas este arranque não é boa publicidade.

Na sessão de hoje a “normalidade” foi reposta… de alguma forma. O Alpine A480 liderou o segundo treino livre. André Negrão fez o tempo de 2:03.396 melhor que o 2:03.431 estabelecido por Brendon Hartley da Toyota Gazoo Racing, que ficou na segunda posição. No terceiro posto ficou o #22 com Filipe Albuquerque a mostrar novamente a sua rapidez, ficando a pouco mais de 0.3 seg. do melhor registo. O #38 de Félix da Costa continua discreto com o 12º tempo a mais de três segundos.

Ferrari marcou o ritmo em LMGTE-Pro no segundo treino, pela mão de James Calado, que fez o tempo de 2:13.552 a bordo do #51 AF Corse Ferrari 488 GTE Evo. Gianmaria Bruni foi o segundo no Porsche apoiado pela Manthey, com Daniel Serra no outro Ferrari de fábrica a fechar o top3.

O Chevrolet Corvette C8.R #63 ficou a 1,5 segundos fora do ritmo da classe e atrás dos seis primeiros em GTE-Am, com a Proton a liderar novamente nos AM.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado