WEC, 6 Horas do México: Porsche soma mais uma ‘dobradinha’
O que se esperava no Autódromo Hermanos Rodriguez aconteceu. E tal como em Nürbrurgring a Porsche dominou as 6 Horas do México, confirmando aquilo que já deixava adivinhar depois de ter dominado a qualificação. E desde o começo da corrida se percebeu que o 919 Hybrid # 2 – que saiu da ‘pole-position’ – seria o carro a bater no traçado da capital mexicana. Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber fizeram tudo praticamente bem, se excetuarmos os excessos que levaram a penalizações na terceira hora de prova. Mesmo assim nunca André Lotterer, Nick Tandy e Neel Jani ameaçaram a liderança dos seus companheiros de equipa no 919 Hybrid # 1, seguindo sempre na segunda posição como uma ‘sombra’.
Já os perseguidores Toyota alternaram no terceiro posto, mas sempre a meio minuto e meio ou mais dos rivais Porsche, com o TS050 Hybrid # 8 de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima a terminar na terceira posição, diante do # 7 de José Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi. Nos LMP2 a luta foi muito maior, sendo que no último terço da prova Manor e Vaillant Rebellion se revezaram na liderança, consoante as paragens nas boxes, depois de Bruno Senna ter feito um pião que o ‘atirou’ para trás de Ben Hanley. Só que o último ‘pit-stop’ do britânico promoveu o brasileiro à primeira posição da categoria, sendo que Hanley ainda perdeu a segunda posição para Nicolas Lapierre e para a Signatech Alpine depois de um pião a pouco mais de três minutos do final.
Já em GTE Pro, uma penalização impediu a AF Corse de vencer, através do Ferrari 488 GTE # 71 que Davide Rigon e Sam Bird tinham colocado na ‘pole-position’ da categoria. Isto apesar de nas últimas voltas Nicki Thiim não ter conseguido alcançar o carro italiano, impondo o Aston Martin Vantage # 95 que dividiu com Marco Sorensen graças ao tempo acrescentado ao carro italiano. Na terceira posição terminou Fred Makowiecki no Porsche 911 RSR # 91. Nos GTE Am, Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda tiveram de contentar-se com o segundo lugar, já que a vitória sorriu a Christian Ried, Matteo Cairolli e Martin Dienst no Porsche 911 RSR # 77 da Dempsey Proton.
Classificação
1º Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919 Hybrid) 240 voltas
2º Jani/Lotterer/Tandy (Porsche 919 Hybrid) a 7,141s
3º Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota TS050 Hybrid) a 1 volta
4º Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050 Hybrid) a 1 volta
5º Canal/Prost/Senna (Oreca 07 Gibson) a 21 voltas
6º Lapierre/Menezes/Negrão (Alpine A 470 Gibson) a 21 voltas
7º Hanley/Rao/Vergne (Oreca 07 Gibson) a 21 voltas
8º Rusinov/Thiriet/Lynn (Oreca 07 Gibson) a 21 voltas
9º Beche/Henemeier-Hanson/Piquet Jr (Oreca 07 Gibson) a 22 voltas
10º Cheng/Brundle/Gommendy (Oreca 07 Gibson) a 22 voltas
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