O futuro está aí: Endurance com os mesmo carros em Daytona e Le Mans

Por a 19 Setembro 2020 11:16

A ACO e a IMSA finalizaram os novos regulamentos LMDh previstos para ver a luz do dia em 2022. Numa conferência de imprensa conjunta, os presidentes da IMSA, John Doonan e da ACO, Pierre Fillon, revelaram os regulamentos. Assim, ficou a saber-se que os LMDh vão ter um peso mínimo de 1030 kg, combinado com uma potência máxima de 500 kW (670 cv). Os carros terão um comprimento máximo de 5100 mm, uma distância entre eixos comum de 3150 mm e uma largura máxima de 2000 mm. Por fim, um rácio de downforce/drag /força descendente/arrasto) de 4:1. A carroçaria é livre, os designers terão toda a liberdade (que os respetivos departamentos técnicos lhes derem) mas a personalização na parte inferior da carroçaria já é restrita.

Para o grupo moto-propulsor, a potência máxima combinada foi fixada em 500 kW (670 cv), com uma potência mínima de pico do motor de 470 kW. O motor elétrico será fornecido pela Bosch. O sistema híbrido e do grupo moto-propulsor foi desenvolvido em conjunto pela Bosch, Williams Advanced Engineering e Xtrac.

Os futuros LMDh vão basear-se nos quatro chassis LMP2 existentes, Oreca, Dallara, Multimatic e Ligier

O regulamento refere que o parte principal do carro, chamemos-lhe ‘coluna vertebral’, incluindo a caixa de velocidades Xtrac, custará cerca de 345.000 euros, com o sistema híbrido completo, desenvolvido pela Williams Advanced Engineering, a custar menos de 300.000 euros.

Assim, no total, ACO e IMSA estimam um preço total para o carro à volta dos milhão de euros.

A nova categoria LMDh está prevista ver a luz do dia em 2022, mas a atual pandemia de Covid-19 pode’ obrigar’ ao seu adiamento para 2023 e isso é algo que de momento está em equação.

Seja como for, isto são notícias muito positivas para as corridas de endurance, que têm agora pela frente um caminho tangível. Por outro lado é também da maior importância a colaboração entre a IMSA e a ACO, pois poder ter os mesmos carros a correr em Daytona e Le Mans é algo que os fabricantes veem com muito bons olhos, isto para não falar dos adeptos…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Donadel
Donadel
3 anos atrás

Isso não vai “matar” a nascença os LMHypercars??

Se o ACO já confirmou que os LMDh vão ter um bop para ter performance equivalente aos LMH, qual a vantagem de um construtor fazer um carro de raiz e gastar 5, 10 vezes mais se no final vão lhe retirar performance?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Donadel
3 anos atrás

Por mim espero que os matem e os enterrem bem fundo. Gastar milhões para andar o mesmo dos LMP2 só por causa da aparência? Destruir o que funciona bem os LMP2 (vão torná-los mais lentos) por causa dos hiper carros.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
Scb2
Scb2
Reply to  Donadel
3 anos atrás

Os Rebellion também estão todos os anos com bop igual aos Toyota e…
Os Toyota já têm LMH feitos, Ginetta, Glickenhaus, Bykolles e agora Peugeot já confirmaram entradas em LMH. A Ferrari a entrar, não vai ser para usar um chassis de outro fabricante. A Porsche se regressar, duvido que uso um chassis de outro fabricante também (os GTE devem sair/terminar em 2022).
Pelo menos a quantidade de nomes na categoria principal é interessante para já.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado