IMSA / WEC: Três anos depois, o arranque do sonho

Por a 28 Janeiro 2023 09:32

Foi há três anos que a tão desejada convergência entre o WEC e o IMSA foi conseguida. Três anos que resultaram no arranque de uma nova era, entusiasmante em todos os aspetos e que nos poderá dar talvez a melhor era das corridas de endurance.

Até 2020, a IMSA e o ACO andaram sempre de costas voltadas. Não que houvesse mau ambiente entre as organizações, mas cada uma trilhava o seu caminho de forma irredutível, apesar das várias tentativas de aproximação. A criação dos DPi foi uma dessas tentativas falhadas de aproximação que não deram em nada. Aliás, deram as bases para o que seria depois os LMDh. Mas olhando para os efeitos práticos, continuávamos com dois campeonatos com regras diferentes e quem quisesse ganhar Daytona e Le Mans num ano, teria de fazer um investimento a dobrar. A entrada em cena dos Hypercars mudou tudo. Inicialmente a FIA não quis falar de convergência com os americanos, mas a receção fria aos novos regulamentos abriu uma porta que trouxe um admirável mundo novo. ACO e IMSA voltaram a sentar-se à mesa, desta vez determinados em encontrar uma solução conjunta que resultou na convergência técnica dos LMDh com os LMH. Ou seja, os LMDh poderiam correr em Le Mans e os LMH poderiam correr em Daytona. O sonho dos fãs estava assim concretizado.

O resultado desta convergência é que, olhando para os carros já em pista e os carros projetados, podemos ter, potencialmente, 11 marcas diferentes a lutar pela vitória nas duas principais provas de resistência. Claro que, na prática, o cenário é outro, e algumas marcas que correm no WEC, não pretendem correr no IMSA e vice-versa. Mas isso pode ser conseguido se o BoP entre os LMDh e os LMH conseguir uma equivalência de performance real, em que nem LMDh, nem LMH ficam beneficiados. O segredo do sucesso desta convergência estará sempre no sucesso do BoP. Se for conseguido uma convergência, também no andamento dos carros… a era dourada da resistência será uma realidade.

Foto: Michael L. Levitt

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado