António Félix da Costa: Astros alinhados para uma nova fase entusiasmante

Por a 21 Julho 2022 12:44

António Félix da Costa é um valor seguro do desporto motorizado mundial. De jovem promessa da Red Bull que esteve a um pequeno passo da F1, foi crescendo nos GTs, na Fórmula E e agora nos protótipos, para se tornar numa das grandes referências do campeonato 100% elétrico e do Endurance. Com uma carreira recheada de sucessos, Félix da Costa prepara-se para um novo desafio, ainda mais entusiasmante.

Quem já teve a sorte de falar pessoalmente com AFC, sabe que o que se vê na TV  é o que se observa na realidade. Uma postura leve, bem disposta, aberta, uma “boa onda” contagiante e um gosto indisfarçável pelas corridas. Mas AFC é muito mais que um “tipo porreiro”, que traz bom ambiente à equipa. É também um animal competitivo feroz. Quem conhece o desporto motorizado sabe que o momento de colocar o capacete é sagrado para os pilotos, pois é nesse instante que “encarnam” no piloto que quer vencer. E Félix da Costa não é diferente. O sorriso pode estar lá, mas o “tipo porreiro” transforma-se num piloto agressivo, que defende a sua posição de forma leal, mas dura. É um piloto que se adapta facilmente à mudança, não precisa de muitas voltas para entender os truques das suas máquinas e, acima de tudo, é um piloto rápido e fiável. Ver Félix da Costa errar é um evento raro e as equipas confiam no português por saberem que os carros ficam em boas mãos. Tendo vencido o campeonato da Fórmula E e as 24h de Le Mans em LMP2 de 2020 para cá, acumulando pódios e vitórias a grande ritmo, AFC está no topo das suas capacidades, aliando a sua irreverência e velocidade a uma grande experiência. É por isso um piloto apetecível para qualquer marca que queira ter sucesso. Foi por isso que a DS apostou no português, que deixou a BMW no final de 2019. Na altura o passo parecia arriscado e até insensato, mas revelou-se certeiro com o título logo na primeira época com a DS Techeetah. Na sua terceira época pela equipa, joga por fora na luta pelo título, mas tem ainda uma palavra a dizer. Será, no entanto a sua última época de preto e dourado. 

Como já avançado pelo AutoSport há algumas semanas, Félix da Costa está a caminho da Porsche. O piloto vai mudar novamente e na próxima época passará a representar uma das marcas mais icónicas do mundo e uma das mais prestigiadas do desporto motorizado. A Porsche não costuma facilitar pois quando entra num campeonato é para vencer. Na Fórmula E isso não tem acontecido ainda. Já na terceira época na competição 100% elétrica, a Porsche tem em seu nome apenas uma vitória, seis pódios e três poles, claramente pouco para uma estrutura que quer vencer títulos. André Lotterer e Neel Jani foram os primeiros pilotos do projeto, com Jani a dar lugar a Pascal Wehrlein que deu a primeira vitória à equipa este ano. Parecia que a Porsche iria finalmente mostrar-se esta época, mas depois de um bom arranque, tem perdido gás. A Porsche precisa de sangue novo e Félix da Costa é a aposta. Piloto experiente apesar de ser ainda um jovem, rápido, que já foi campeão, AFC traz muito de bom, sem tiques de vedetismo. Na sua carreira já lidou com todo o tipo de pilotos e teve de gerir uma relação nem sempre fácil com Jean-Éric Vergne. Félix da Costa pode ser a chave do sucesso do futuro da equipa alemã. Do lado da DS Techeetah ficou a tristeza de perder um elemento importante que seria certamente a referência da equipa. Mas veremos muitas mudanças na DS e que em 2023, primeiro ano da Gen 3 iniciará uma parceria com a Penske, equipa que tem tido pouco sucesso até agora. Será que esse fator também terá pesado na decisão do português? Não sabemos. Mas a verdade é que o projeto Porsche parece muito mais aliciante do ponto de vista competitivo a curto prazo. E há também outro aspeto que tem de ser tido em conta… O endurance.

Quando os rumores da ida de Félix da Costa para a Porsche surgiram, pensava-se que o piloto português seria uma das apostas para o endurance, dadas as espetaculares prestações do piloto pela JOTA nos LMP2. Quando os alinhamentos da Porsche foram apresentados, o nome do português não figurava. Obviamente que não poderia ser anunciado pois ainda não fora apresentado como piloto. Assim, começa a ficar definido que a mudança para a Porsche é apenas focada na Fórmula E. Mas, coincidência ou não, a JOTA anunciou que irá ser equipa cliente da Porsche a partir de 2023, recebendo o 963 do fabricante germânico. A JOTA já afirmou que quer fazer uma equipa de luxo e o AutoSport sabe que Félix da Costa é uma das primeiras opções. Do lado da Porsche, uma vez que a JOTA é cliente e é um esforço privado, parece haver abertura para deixar o português correr pela equipa, uma vez que não afeta em demasia o seu compromisso principal, que é a Fórmula E. 

Em resumo, nada está confirmado, mas a ida para a Porsche é já o segredo mais mal guardado do paddock de Fórmula E. Quanto ao Endurance, que interessa a muitos dos fãs portugueses, nada está confirmado ainda, mas segundo o AutoSport conseguiu apurar, há conversações a decorrer. A presença numa estrutura oficial no WEC está fora de hipótese pois sendo piloto Porsche, não tem lugar nos alinhamentos já apresentados, mas sendo uma das estrelas dos LMP2, a presença numa equipa privada faz todo o sentido, com o envolvimento da JOTA e a relação de três anos de sucesso com a equipa a poder ser um sinal do que será o futuro do piloto. 

Por fim, e agora apenas num exercício meramente especulativo. Se Félix da Costa correr no WEC com um LMDh e se continuar a mostrar o que tem feito até agora, a Porsche será obrigada a, pelo menos olhar para o piloto luso e entender como o poderá encaixar na equipa a médio prazo. O que parece certo é que Félix da Costa vai voltar a representar um dos gigantes do desporto motorizado, onde voltará a lutar pelo sucesso, levando a nossa bandeira com ele, para onde for. 

Este é um dos melhores momentos da carreira do piloto luso e não é todos os dias que vemos um compatriota a representar uma instituição deste calibre. Resta-nos aguardar pela apresentação do piloto com as cores da Porsche e aguardamos com entusiasmo a confirmação dos seus planos para o endurance. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado