24 HORAS DE LE MANS: PONTOS CHAVE DA CORRIDA

Por a 19 Setembro 2020 12:51

Desde 1968 que as 24 Horas de Le Mans não se disputavam no mês de Setembro. Ao contrário do que aparentemente possa parecer, correr em Setembro, em vez de Junho, traz uma série de novas incógnitas para a equação da corrida rainha de endurance do automobilismo mundial.

Veja quais são os principais pontos-chave desta 88ª edição das 24 Horas de Le Mans.

O facto de se ter atrasado as 24 Horas de Le Mans de 2020 para setembro exigiu alterações ao programa tradicional da corrida. O Dia de Testes foi cancelado, negando aos pilotos e equipas a oportunidade de conhecer a pista e realizar as suas primeiras preparações para a corrida. A semana da corrida foi encurtada, exigindo um ritmo mais rápido, incluindo dois dias consecutivos de sessões de treinos livres mais longas, para que os concorrentes pudessem realizar testes e proceder às necessárias afinações. Desta feita o dia de sexta-feira incluiu um treino livre e a Hiperpole.

Tempo de luz diferente: Uma longa noite

Embora os dias de junho sejam os mais longos do ano, o adiamento da corrida para 19-20 de setembro terá uma consequência significativa: uma longa noite. Com 11 horas 44 minutos de noite em vez das 08 horas 02 de junho, metade da corrida será à noite. Os pilotos terão de adaptar a sua condução a uma iluminação muito baixa e tentar não cometer quaisquer erros, particularmente quando o tráfego for considerável e quando houver ultrapassagens. Do ponto de vista técnico, os stints noturnos facilitam a combustão do combustível dos motores, o que aumenta significativamente o seu desempenho. Estes dois fatores podem abrir caminho para stints mais intensos com tempos de volta mais rápidos.

Luz ofuscante ao pôr-do-sol e ao nascer do sol

O pôr do sol e o nascer do sol são momentos perturbadores para os pilotos. Em certas secções do circuito, particularmente em Arnage, os raios solares podem atingir os pára-brisas de tal forma que podem afetar seriamente a capacidade de visão do pilotos. Os pilotos mais inexperientes terão de ser extra vigilantes para não sair da pista.

Gestão de pneus

O tempo mais frio à noite é melhor para preservar os pneus e proporcionar aderência por períodos mais longos. No entanto, em LMGTE, não são permitidas stints triplos e quádruplos (que nestas condições seriam viáveis). Além disso, há outro elemento que cada equipa deve ter em conta na sua estratégia de corrida e, mais geralmente, na gestão das paragens nas boxes: a proibição de reabastecimentos ao mesmo tempo que os pneus mudam. Com isso, vamos ver mais duplos stints.

Possibilidade de chuva

As temperaturas em junho e setembro são semelhantes, mas as equipas devem tentar antecipar a chuva. Graças a um rigoroso acompanhamento meteorológico, as equipas são capazes de adaptar a sua estratégia em tempo real e fazer as paragens nas boxes necessárias para a mudança de pneus, a fim de continuar a corrida com condições de aderência ótimas numa pista molhada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado