Tudo sobre a Porsche Império Carrera Cup Sprint Series

Por a 1 Agosto 2019 19:28

O fim de semana Porsche no Estoril divide-se em duas competições, a Porsche Império Carrera Cup Sprint Series e a Porsche Império Endurance Series. Na sexta feita realizam-se as quatro corridas da Sprint. Fique a saber tudo sobre a competição, as corridas de curta duração dos carros de corrida mais produzidos no planeta.

A Porsche Império Carrera Cup Sprint Series vista no próximo fim-de-semana o Circuito do Estoril com a realização de quatro corridas, duas na categoria Carrera 4.0 e outras duas na Carrera 3.8. Será o único evento da temporada de 2019 (e o primeiro dos 15 anos de história da categoria) com as jornadas de sprint e endurance disputadas no mesmo fim-de-semana.

Como funciona o campeonato de Sprint?

Composto por seis etapas, o campeonato de curta duração da Porsche Império Carrera Cup foi disputado pela primeira vez em 2005. Cada fim-de-semana tem quatro corridas, duas na Carrera 4.0 e outras duas na 3.8. Na quinta etapa da temporada, no Estoril, o evento é junta-se com a etapa de Endurance e todos treinos e corridas serão disputados no mesmo dia, na sexta-feira, dia 2 de Agosto. Pilotos da classe de entrada pontuam também para o sub-campeonato GT3 Cup, tanto com os carros de motor 4.0 como 3.8.

Como funciona a pontuação?

Nas duas corridas, os 15 primeiros classificados somam pontos. Na primeira corrida, o vencedor arrecada 22, enquanto o segundo ganha 20, o terceiro, 18, e os restantes, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2 sucessivamente. Na segunda prova, a pontuação do primeiro ao 15º lugar é, respectivamente, de 20, 18, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.

Quem foram os últimos campeões de Sprint nas categorias acima?

2018 – Werner Neugebauer

2017 – Rodrigo Baptista

2016 – Lico Kaesemodel

Junior Program traz revelações

É o maior programa para a formação de pilotos alguma vez desenvolvido no Brasil. O Junior Program da Porsche tem diversas fases e premeia os vencedores com três bolsas para a temporada da Porsche Carrera Cup 3.8, com o primeiro classificado a ganhar 70% do valor total do projecto, e o segundo e terceiro com 40% cada. Os benefícios atingem cerca de 213.000€. Nos quatro dias em que os candidatos competem, não são levados em conta apenas o desempenho na pista e o trabalho com os engenheiros e mecânicos, mas também outros aspectos, como treino físicos e psicológico e comportamento durante entrevistas e acções com patrocinadores. Vários pilotos reconhecidos internacionalmente já passaram pelo programa global de formação da marca alemã: o alemão Timo Bernhard (duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e bicampeão Mundial de Endurance – WEC – em 2017), o dinamarquês Michael Christensen, o neozelandês Earl Bamber (duas vezes vencedor das 24 horas de Le Mans e campeão do WEC). Entre os 30 participantes das equipas da Porsche na última edição de Le Mans, sete eram produtos do Junior Program.

O que é o campeonato “Overall”?

Overall é a competição que soma todos os resultados, combinando os resultados das corridas de Sprint (cada etapa com jornada dupla de 25 minutos mais uma volta) e de Endurance. Não há a possibilidade de descartar os piores resultados para apurar o campeão Overall

Quantas classes na grelha?

A exemplo do campeonato de Endurance, nas provas de Sprint são quatro subcategorias em acção. Todos os carros são os Porsche 911 GT3 Cup, alguns da geração 991/1 e outros da geração 991/2. Os carros da geração mais recente têm motor de 4.0 litros e travões ABS, e, os anteriores, 3.8 litros.

As categorias profissionais são chamadas pelo termo “Carrera Cup” e a respectiva motorização. Nas classes “Pro-Am”, a indicação é GT3 Cup e a motorização.

Assim, vão competir as classes Carrera Cup 4.0, Carrera Cup 3.8, GT3 Cup 4.0 e GT3 Cup 3.8. Cada uma delas tem pódio e pontuação separados.

Todas as classes correm juntas?

No caso do campeonato Sprint, as classes 4.0 e 3.8 correm em separado, totalizando quatro corridas na sexta-feira.

Há carro de reserva?

Sim. Apesar da grelha estar com a lotação de 30 carros prevista em regulamento completamente preenchida, a categoria preparou carros de reserva para as quatro classes em competição. Os pilotos podem recorrer a eles apenas em casos de falha mecânica, não de acidentes. Assim, não são prejudicados pela fatalidade de quebras durante os 300 quilómetros de corrida.

Como são as tomadas de tempo?

Cada uma das categorias tem a sua própria classificação, sendo que primeiro entram em pista os carros da 4.0. Após 15 minutos, os dez primeiros lugares classificam-se para a etapa decisiva do treino, na qual os pilotos disputam a ‘pole position’ em dez minutos. Logo em seguida é realizada a tomada de tempo da 3.8, que tem o mesmo formato em duas etapas.

Como funciona a inversão da grelha nas corridas 2?

Enquanto grelha das primeiras provas na Carrera Cup 4.0 e na Carrera Cup 3.8 é estabelecida pelos treinos cronometrados, nas segundas corridas há inversão de grelha conforme a ordem de chegada dos primeiros confrontos. O vencedor das primeiras corridas realiza, no pódio, um sorteio para estabelecer a inversão da grelha a partir do sexto, sétimo ou oitavo colocado.

Onde ver a corrida?

Treinos cronometrados e a prova serão exibidos na íntegra na página da Porsche Império Cup no Facebook e no seu canal no Youtube. A prova é transmitida também pelo portal Grande Prémio. Na sexta-feira (02/08), as corridas têm transmissão em directo na Sport TV.

HORÁRIOS

SEXTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO

09:00 QUALIFICAÇÃO CARRERA 4.0

09:52 QUALIFICAÇÃO CARRERA 3.8

11:42 CORRIDA 1 (25 MIN+1 VOLTA) CARRERA 4.0

12:40 CORRIDA 1 (25 MIN+1 VOLTA) CARRERA 3.8

15:40 CORRIDA 2 (25 MIN+1 VOLTA) CARRERA 4.0

16:38 CORRIDA 2 (25 MIN+1 VOLTA) CARRERA 3.8

SÁBADO, 3 DE AGOSTO

14:00 TREINO LIVRE 1 (TODOS)

17:10 QUALIFICAÇÃO GRUPO A 3.8

17:35 QUALIFICAÇÃO GRUPO A 4.0

18:00 QUALIFICAÇÃO GRUPO B 3.8

18:25 QUALIFICAÇÃO GRUPO B 4.0

DOMINGO, 4 DE AGOSTO

09:45 WARM-UP (TODOS)

12:40 CORRIDA ENDURANCE (300 KM/2H30)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado