WTCR: os números do crescimento

Por a 19 Julho 2018 15:23

A expectativa que os fãs, equipas e promotores colocaram sobre o WTCR eram grandes. Um formato mais barato, com uma grelha maior, com pilotos vindos do WTCC e do TCR International Series. Uma mistura que no papel tinha muito potencial mas que precisava ser testada no terreno.

Agora que chegamos ao meio da época e se dá a (longa) pausa de verão, foram lançados os primeiros números relativos ao impacto mediático do WTCR e a conclusão é simples… o novo formato tem sido um sucesso.

A própria Eurosport Events tem trabalhado os conteúdos de forma diferente e a presença nas redes sociais tem sido aprimorada, além do acesso gratuito às sessões de treinos, qualificação 1 e Corrida 1 por parte dos telespectadores, bastando para isso (no caso português) entrar no site do patrocinador oficial da prova. Esta aposta maior no digital, com a introdução de conteúdos originais, como os pequenos filmes onde os pilotos assumem o papel de actores (uns mais conseguidos que outros é certo), tem funcionado de forma positiva e os números comprovam-no:

– O aumento nas audiências situa-se nos 22.8% com um alcance de 128 milhões de pessoas, juntamente com um aumento de 16.5% de tempo de antena; O WTCR chega agora a 188 país com transmissão completa de provas ou apenas de resumos.

– 5939 artigos foram publicados online, um aumento de 89% relativo ao ano passado e com um aumento no alcance de 166% (mais de 3 mil milhões de alcance), com um aumento de 10% no número de jornalistas presentes nas provas.

– As visualizações dos vídeos nas redes sociais teve um aumento de 53.7% com 12 milhões de visualizações no conjunto das redes sociais onde os vídeos foram colocados (o maior aumento deu-se no facebook com um aumento de 110% no número de interacções).

– 617000 estiveram presentes nos eventos (uma média superior a 102 mil pessoas por evento).

 

Em conversa com o AutoSport, aquando da prova em Vila Real, François Ribeiro era um homem satisfeito com os resultados até agora e considerava o WTCR um grande sucesso, tendo em conta que a maioria dos novos espectadores e seguidores estão na casa dos 20, mostrando que o campeonato está a saber atrair jovens, um dos problemas dos desportos motorizados.

Os números fornecidos pela Eurosport Events são esclarecedores e comprovam o crescimento de uma competição que no passado definhava mas agora ganhou novo ânimo, dentro e fora de pista. Terminada a “ronda europeia” do WTCR, a Taça do mundo entra em modo “pausa”, com a próxima prova a decorrer do outro lado do mundo, já em Setembro.

O balanço a nível desportivo é claramente positivo, com pelo menos sete pilotos na luta pelo título e outro dois ainda com reais hipóteses de tentarem chegar ao topo da tabela. Tivemos 11 vencedores diferentes e seis das sete marcas representadas já venceram este ano.  Tarquini é o homem com mais vitórias (4), seguido de Thed Björk, Yann Ehrlacher, Yvan Muller, Jean-Karl Vernay (2 cada) e Aurélien Comte, Esteban Guerrieri, Mato Homola, Rob Huff, Norbert Michelisz, Pepe Oriola (uma vitória para cada piloto). Bjork tem o maior número de poles (4), seguido de Michelisz (3),  Rob Huff, Gabriele Tarquini (2) e Jean-Karl Vernay (1).

A BRC Racing Team  é a equipa com mais vitórias este ano (5). Seguem-se a YMR (4) e a ALL-INKL.COM Münnich M’sport (3).

 

A primeira metade do WTCR foi muito boa de seguir e agora, com a estreia de um novo traçado citadino (Wuhan) e a ida ao Circuito da Guia para fechar a época, espera-se uma segunda metade tanto ou mais movimentada.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado