Rui Azevedo saiu do Circuito do Estoril com duas vitórias em duas corridas na categoria H81-2000 do Group 1 Portugal, enquanto Rúben Veludo regressou à competição em grande forma, triunfando nas duas provas do Troféu Mini no Estoril Summer Party 2026. As duas corridas ofereceram ao público um fim de semana de automobilismo histórico marcado por lutas intensas, penalizações decisivas e um Safety Car dramático nos instantes finais da primeira prova.
FOTOS Nuno Organista
Primeira corrida com final ao sprint
A abertura do programa, corrida conjunta do Group 1 Portugal e Troféu Mini, rapidamente se transformou numa prova de resistência com forte componente estratégica, marcada por diferentes opções na paragem obrigatória nas boxes e por vários problemas mecânicos. A dupla João Mira Gomes/Nuno Afoito liderou a fase inicial em H81-2000 com o Ford Escort RS 2000, mas Azevedo assumiu o comando após a janela de troca de piloto e controlou a pressão até à bandeira de xadrez.
Na H81-Max, Rúben Ferreira e Pedro Gordo viram a sua corrida comprometida por um Drive Through, mas reagiram com uma recuperação notável para voltarem à liderança da categoria, terminando à frente de André Castro Pinheiro em Jaguar XJS V12. Já na competitiva H81-1600, penalizações e problemas mecânicos provocaram verdadeira revolução, permitindo a Rafael Cerveira Pinto/Armindo Ferreira vencerem à frente de Nuno Pardalejo/Marcos Ruão, com Manuel Cabral Menezes/Manuel Mello Breyner a completarem o pódio após um Stop & Go.
Produção Cup e acidente que traz Safety Car
Entre os Datsun 1200 da Production Cup, Alberto e Henrique Xavier lideraram grande parte da primeira metade da corrida, antes de um segundo segmento mais agitado. Luís Santa‑Bárbara assinou a recuperação mais impressionante, subindo da perda inicial de terreno até à vitória, seguido pelos irmãos Xavier, enquanto António Rodrigues/João Seita garantiram o terceiro lugar em “photofinish” perante Guilherme e Filipe Gregório.
O desfecho da prova foi condicionado por um acidente de Filipe Ruão, em Mini do Troféu, que motivou a entrada do Safety Car e reagrupou todo o pelotão, anulando quase uma hora de vantagens acumuladas. Após a rápida limpeza de pista, a direção de corrida relançou a prova para uma última volta em bandeira verde, na qual Azevedo confirmou o triunfo em H81-2000 e Veludo selou a primeira vitória do fim de semana no Troféu Mini, com Ruão ainda a salvar o segundo posto e Dylan Melo em terceiro.
Segunda corrida confirma equilíbrio competitivo
A segunda corrida do programa reforçou o excelente momento desportivo do Group 1 Portugal e do Troféu Mini, com quarenta minutos de luta permanente entre categorias diante de muito público no Estoril. Na H81-2000, Rui Azevedo voltou a impor o ritmo do Ford Escort RS 2000 para uma vitória praticamente irrepreensível, à frente de João Mira Gomes/Nuno Afoito, enquanto François e Vasco Monory assinaram uma recuperação de último lugar da grelha até ao terceiro posto, depois de problemas na qualificação os terem afastado da primeira corrida.
Na H81-Max, o duelo entre o Porsche 928 de Rúben Ferreira/Pedro Gordo e o Jaguar XJS V12 de André Castro Pinheiro manteve o interesse até ao fim, com a dupla do Porsche a segurar o triunfo por apenas 0,862 segundos. A H81-1600 voltou a ser das mais animadas: Nuno Pardalejo/Marcos Ruão venceram com o VW Scirocco, batendo Rafael Cerveira Pinto/Armindo Ferreira, enquanto Hugo Silva completou o pódio após nova prestação consistente e Manuel Cabral Menezes/Manuel Mello Breyner caíram para quarto devido a penalização.
Mini, Datsun e restantes categorias em destaque
No Troféu Mini, Rúben Veludo confirmou o domínio exibido durante todo o fim de semana, somando nova vitória numa corrida sem erros, num pelotão reduzido pelas desistências de Dylan Melo e da dupla Filipe Ruão/Pedro Ferreira. Na Production Cup, o Datsun 1200 de Alberto e Henrique Xavier cruzou desta vez em primeiro, com Luís Santa‑Bárbara em segundo após luta cerrada com Guilherme e Filipe Gregório, que fecharam o pódio.
As restantes categorias reforçaram a diversidade técnica do campeonato: António Reis voltou a triunfar na Porsche 924 Cup, Miguel Miguel dominou a H81-1300 e Luís Sousa Ribeiro levou o novo Opel Commodore GS/E à vitória na H75-Max. Manuel Melo/Miguel Pereira venceram na H71-1600 com o Alfa Romeo Giulia 1600, João Vasconcelos/José Arantes foram os mais rápidos na H71-1300, Dias Filipe repetiu o triunfo na H71-2000 e Félix Ribeiro voltou a destacar o elegante Alfa Romeo 1600 GT Junior na H75-1600, num fim de semana que ainda contou com a presença convidada de Joaquim Bernardes/Sérgio Silva em VW Golf GTi e João Neves/Francisco Gonçalves em Toyota Starlet.
Campeonato em pausa até ao Algarve
Com duas corridas cheias de emoção e equilíbrio, o Group 1 Portugal e o Troféu Mini voltaram a evidenciar a “boa saúde” do automobilismo histórico nacional, reforçando a ligação entre público e máquinas clássicas no Estoril. Após a pausa de verão, o campeonato regressa ao Autódromo Internacional do Algarve no fim de semana de 30 de outubro e 1 de novembro, para a segunda metade da temporada do Group 1 Portugal e Troféu Mini.












