Será que a Audi vai suplantar as 16 vitórias da Porsche em Le Mans?

Por a 16 Junho 2014 10:59

Nem sempre quem tem o carro mais rápido é o vencedor da corrida, e esse é um jargão que ganha ainda mais validade na resistência. A Audi não teve o carro mais rápido em Le Mans, mas saiu de lá com a 13ª vitória, porque neste evento específico tem que se reunir um conjunto alargado de fatores, e até ter mais sorte que os adversários.

A verdade é que com esta 13ª vitória da Audi, isto significa que por trás ficou um longo percurso e muita experiência acumulada. Há dezenas de pequenos pormenores que vão muito para lá da qualidade e fiabilidade dos carros, e se a Audi não estiver no topo da maioria do ‘check list’ de Le Mans, não andará lá longe.

De qualquer modo também já não restam dúvidas que a Toyota está cada vez mais perto de chegar ao triunfo e a Porsche, recém chegada aos LMP1 chegou a liderar a corrida a três horas do seu final, e isso indicia muita qualidade. Para o ano junta-se a Nissan, num evento de sonho que voltou a ter este ano muitos e bons motivos para ser considerada das melhores – se não a melhor- corrida do mundo. Recordam-se da luta que apôs os homens da GT Pro? Viram como a LMP2 se resolveu apenas na derradeira fase da corrida?

Em resumo, esta 13ª vitória da Audi sai fortemente reforçada pela oposição dada pela Toyota e pela Porsche, que valorizaram muito o triunfo dos homens de Ingolstadt, que mesmo não sendo este ano no Mundial de Endurance os homens a bater (a Toyota ganhou as duas primeiras corridas) quando se chegou a Le Mans tudo voltou ao normal. São 55 carros em pista e no fim ganha a Audi. E o que fica na retina é uma corrida fantástica, com muito poucos momentos de sonolência, pois emergia sempre um bom motivo de interesse para nos prender à corrida, quer esta fosse seguida ao vivo, pela internet ou na TV.

De resto fica a certeza que a Toyota e a Porsche ainda têm que trabalhar muito a vários níveis para desalojar a Audi duma posição invejável, e para os lados de Zuffenhausen, quartel-general da Porsche, há pessoas que já começam a ficar nervosas com o seu recorde. Será que a Audi vai suplantar as 16 vitórias da Porsche em Le Mans? Ou até lá a Porsche vai reforçar o seu recorde? Boas questões para continuar a alimentar a paixão por Le Mans.

Nota final para os três pilotos lusos presentes em Le Mans, que tiveram sortes semelhantes. Filipe Albuquerque nem sequer se chegou a sentar no seu carro na corrida. Depois de uma boa qualificação como o melhor dos Audi, com cerca de duas horas de prova um concorrente dos GT entrou pela traseira do Audi pilotado na altura por Marco Bonanomi, terminando aí o desejo de Filipe Albuquerque fazer um brilharete no seu ano de estreia em Le Mans. Álvaro Parente e a RAM Racing tiveram vários problemas, de motor e até um princípio de incêndio, atrasando-se até ao abandono final a meio da noite. Por fim Pedro Lamy foi durante muito tempo líder da sua classe, a GTE Am, e tinha boas condições para vencer, até pela sua experiência, mas um contratempo mecânico atrasou a equipa, que terminou em sexto da classe.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado