Rui Macedo e Silva no pódio… Magalhães bisou

Por a 19 Outubro 2014 17:40

A dupla jornada da Historic Touring Car Challenge teve a salutar companhia dos bem menos desenvolvidos carros da Classic Super Stock, a única competição de Clássicos nacional prsente no Algarve Classic Festival. E adna bem que assim foi, pois observou-se um inesperado medir de forças entre muitos ‘Davides’ contra meia-dúzia de ‘Golias’ e em que nem sempre estes foram arrasadores.

É certo que foram os carros da HTCC a ganharem – Dan Cox, um bem preparado Ford Escort RS 1600 (desistiu com problemas de motor a segunda corrida), no sábado, Paul Pochciol, com um imponente Jaguar XK 12 Broadspeed, no domingo. Mas também não é menos certo que, exatamente no domingo, o pódio dos HTCC teve um ocupante nacional – Rui Macedo e Silva, que bateu na fase final o Ford Capri Rs3100 de Tom Pochciol num inesperado duelo elo 2º lugar, em que foi “ajudado” pelo piloto do Ford, “que bateu na reta da meta”, terminando logo a seguir, repetindo o lugar mais baixo do pódio.

Mas é importante dizer, a propósito dessa corrida, que os principais duelos tiveram por protagonistas os homens da CSS. Por exemplo, vencedor, no sábado assistiu-se a um medir de forças entre os Ford Esxcort RS 2000 (categoria E4) de António e Tiago Raposo de Magalhãs e de Henrique e Gonçalo Jordão. E de ambas as vezes este perdeu – no sábado, ainda foi 2º, mas no domingo desistiu muito cedo, com problemas no motor. Já agora, Magalhães foi 6º da geral, com Luís Ribeiro, no Jaguar XJS, a ocupar o 3º lugar e o 2º respetivamente – e primeiro na F4.

Pois outra coisa tem que ser dita: como na CSS o que conta são as diversas categorias, pois não há título á geral, mas sim vencedores nas ditas cujas, outras lutas ocorreram no meio do pelotão, que passaram mais ou menos despercebidas, embora sem perderem a devida importância. Assim, na D4 (onde militam os VW Golf GTI), Paulo Duarte foi o melhor, em 11º lugar, no sábado (apesar de alguns problemas derivados do ‘transponder’, que falhava e levou a três classificações diferentes são longo da tarde…espalhando alguma confusão) e, no domingo, essa honra coube a Rafael Pinto/Carlos Pedro, que foram 8º e os 3º entre os CSS. Miguel Ribeiro (Alfa Romeo Giulia Super) foi o vencedor na D2; Rui Castro/José Arantes ganharam na C2, com o Datsun 1200; António Lopes, com o Ford Escort GT foi o melhor na C3; e Simplício e Marco Pinto ganharam a E2 com o BMW 2002 Tii.

Na derradeira jornada, no Autódromo do Estoril deverão ser encontrados os vários vencedores porque, de acordo com o organizador da CSS, Fernando Gaspar, nessa prova, “vão existir coeficientes”, aumentando assim os pontos disponíveis e ainda por atribuir.

CLASSIFICAÇÃO

Corrida 1 – 1º Dan Cox (Ford Escort RS 1600); 2º Richard Postins/Ken Clarke (Rover 3800); 3º Tom Pochciol (Ford Capri 3.1 RS); 4º Paul Pochciol (Jaguar KX 12 Broadspeed), 5º Rui Macedo e Silva (Porsche 911 RSR); 6º (1º CSS/1º E4) António Raposo de Magalhães/Tiago Raposo de Magalhães (Ford Escort RS 2000); 7º Henrique Jordão/Gonçalo Jordão (Ford Escort RS 2000); 8º (1º F4) RP Motorsport/Luís Ribeiro (Jaguar XJS); 9º Miguel Ferreira (Ford Escort RS 2000); 10º Peter Mallet/Tim Clarke (Rover 3500 S); 11º (1º D4) Paulo Duarte (VW Golf GTI); 12º RP Motorsport/Rafael Pinto/Carlos Pedro (VW Golf GTI); 13º Pedro Corrêa Mendes (VW Golf GTI); 14º (1º D2) Miguel Ribeiro (Alfa Romeo Giulia Super); 15º (1º C2) Rui Castro/José Arantes (Datsun 1200); 16º (1º C3) António Lopes (Ford Escort GT HC); 17º Nuno Dias/Carolina Moura (FIAT 127 Abarth); 18º António Fresco/José Fresco (Ford Capri); 19º Rui Moura/Madalena Gaspar (VW Golf GTI); 20º (1º E2) Simplício Pinto/Marco Pinto (BMW 2002 Tii); 21º João Cruz (Datsun 1200); 22º João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR)

Corrida 2 – 1º P. Pochciol; 2º R. Macedo e Silva; 3º T. Pochciol; 4º R. Postins/K. Clarke; 5º P. Mallet/T. Clarke; 6º (1º CSS/1º E4) A. Magalhães/T. Magalhães; 7º (1º F4) L. Ribeiro; 8º (1º D4) R. Pinto/C. Pedro; 9º P. Duarte; 10º P. C. Mendes; 11º (1º C2) R. Castro/J. Arantes; 12º N. Dias/C. Moura; 13º (1º E2) S. Pinto/M. Pinto; 14º Nuno Matos/Carlos Matos (VW Golf GTI); 15º R. Moura/M. Gaspar; 16º A. Fresco/J. Fresco; 17º J. Cruz; 18º (1º C3) A. Lopes; 19º (1º D2) M. Ribeiro; 20º M. Ferreira; 21º J. Macedo e Silva; 22º D. Cox; 23º H. Jordão/G. Jordão; 24º Jorge Leite (BMW)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado