Renault questiona FIA sobre novos critérios para obtenção da Superlicença da F1

Por a 10 Janeiro 2015 15:23

A Renault não ficou mesmo nada contente com a decisão da FIA em desvalorizar a Fórmula Renault 3.5 face a outras ‘concorrentes’ nos novos critérios adotados pela entidade máxima do desporto automóvel relativamente superlicença para ascender à F1. De acordo com as novas regras, a Fórmula Renault 3.5 vale, por exemplo, menos pontos do que a F3 Europeia, e também Fórmula Renault 2.0 surge abaixo da F4. Para não ir mais longe, basta referir que foi das World Series by Renault que surgiram nomes como Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, Félix da Costa esteve também às portas da F1 depois de uma passagem pela FR 3,5 e já este ano o campeão da competição, Carlos Sainz Jr., rumou à Toro Rosso.

Nota-se claramente uma sobrevalorização dos campeonatos FIA, como a GP2, GP3, F3, F4, desvalorizando outras competições, que não têm sido menores fornecedoras de bons pilotos à F1, e no ar fica a ideia que a FIA pretende, desta forma, dar uma vantagem artificial às suas competições. Para Jean-Paul Driot, responsável máximo da DAMS, a equipa campeã da World Series em 2014: “Tem que haver uma discussão objetiva entre os promotores dos campeonatos, para se chegar a um consenso sobre quem faz mais na escalada até a F1. Temos que nos sentar e encontrar uma solução para esta situação”, concluiu.

Basicamente, a FIA teve uma boa ideia, mas aplicou-a duma forma desastrada, pois a distribuição de pontos de ‘importância’ deve refletir o verdadeiro significado de cada competição e não é isso que está a acontecer. Dar à Formula 3 mais importância que às World Series by Renault, FR 3,5 e à japonesa Superformula são erros crassos. Para não ir mais longe, duma forma simplista, basta perceber que os monolugares da F3 têm 225 cv, os das World Series 480 cv, os Superformula mais de 550 cv, a AutoGP Series, 550 cv, enquanto a GP2 e GP3 têm 600 cv e 300 cv respetivamente. Posto isto, como é possível a F3 valer mais que as FR 3,5 ou a Superformula?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado